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6 recompensas de programa de pontos para se inspirar

por
Alloyal
10/3/25
Leitura:
6
min.
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6 recompensas de programa de pontos para se inspirar

Dando sequência à nossa série de artigos sobre programa de pontos, chegou a hora de você saber quais são os ingredientes de sucesso de um programa de fidelidade desse tipo e quais recompensas incluir no planejamento da sua empresa.

Antes de te mostrar os modelos de recompensas que estão fazendo sucesso com empresas de grande renome, faremos um compilado das informações básicas sobre o tema.

Assim, ao final deste artigo, você entenderá como encantar seus clientes e impulsionar a performance do seu negócio pode sair bem mais em conta do que atrair novos clientes.

Prepare seu bloco de anotações e siga a leitura!

Como funciona um programa de pontos?

O programa de pontos é um modelo de fidelização de clientes em que o benefício para a empresa que oferece ocorre primeiro do que a oferta da recompensa para os participantes. Mesmo assim, eles funcionam como uma moeda de troca entre empresas e clientes.

Geralmente, a mecânica básica desse programa ocorre a cada compra ou interação feita pelo cliente. Os pontos são acumulados e podem ser trocados por benefícios, como descontos, produtos ou experiências exclusivas. Um exemplo clássico é dar 10 pontos a cada real gasto. 

A intenção é criar um ciclo contínuo no qual quanto mais o cliente se engaja com a marca, mais benefícios ele recebe, aumentando sua lealdade e a frequência de compra. Outras mecânicas de ganho de pontos podem ser usadas, como:

  • pagar faturas à vista, ou antes, do prazo de vencimento;
  • indicar novos participantes;
  • aderir ao programa;
  • compartilhar dados pessoais;
  • interagir em redes sociais;
  • fazer aniversário.

Por que ter um programa de pontos é importante para uma empresa?

Não importa o que você venda, o consumidor sempre vai buscar alternativas caso o orçamento dele esteja apertado ou ele queira a melhor solução para investir o seu dinheiro. Com as expectativas do consumidor cada vez mais crescente e a alta concorrência, é mais que necessário que as empresas se destaquem no mercado.

Por isso, um programa de pontos bem planejado é uma estratégia eficaz para atrair e fidelizar clientes, especialmente em setores com produtos ou serviços semelhantes. O programa de pontos contribui para:

  • Elevar o ticket médio: clientes tendem a gastar mais para acumular pontos e atingir metas de recompensa;
  • Reduzir a rotatividade de clientes: um cliente fidelizado é menos propenso a buscar concorrentes;
  • Aumentar o reconhecimento da marca: empresas que oferecem benefícios tangíveis ou emocionais fortalecem sua imagem.

Resumindo, é importante para sua empresa criar seu próprio programa de pontos porque o cliente que decide testar marcas diferentes das quais ele costuma quer mais do que preço e qualidade. E isso você pode resolver oferecendo um programa de pontos com valor agregado para conquistar a preferência do público.

💡 Leia também: Qual a diferença entre preço e valor para os clientes?

Por que investir em parcerias estratégicas em programas de pontos?

Mesmo que a sua marca tenha uma grande variedade de produtos para vender, o consumidor tem interesse em adquirir produtos de outras empresas. Logo, o orçamento dele é limitado. Então, que tal se unir a marcas relacionadas ao seu segmento de atuação ou condizentes com a rotina da sua persona?

Parcerias estratégicas ampliam o alcance e o valor dos programas de fidelidade. Quando uma empresa se une a outras marcas, ela pode oferecer uma série de benefícios diversificados aos seus clientes.

Nesse sentido, por exemplo, uma companhia aérea pode firmar parcerias com hotéis, locadoras de veículos e restaurantes, possibilitando que os pontos sejam utilizados em diferentes serviços. Essa ação torna o programa mais atraente e estimula o cliente a participar ativamente.

As parcerias também ajudam a agregar valor à experiência do cliente, aumentam a percepção de exclusividade e fortalecem a presença da marca no dia a dia das pessoas.

💡 Leia também: Marketing de parcerias: conheça a principal tendência de lealdade para 2024

Quais os benefícios de um programa de pontos bem estruturado?

É preciso planejar cada etapa do processo para garantir que o programa seja fácil de entender, vantajoso para o cliente e, claro, lucrativo para a empresa. Empresas que implementam programas de pontos com objetivos claros e recompensas relevantes conseguem transformar a fidelização em um ativo competitivo. 

Destacamos abaixo quatro benefícios que consideramos fundamentais nessa missão:

  • Aumento da fidelidade: clientes engajados são mais propensos a repetir compras e interações;
  • Vínculo emocional: benefícios exclusivos criam conexões emocionais com a marca;
  • Redução de inadimplência: clientes fidelizados são mais propensos a honrar pagamentos, especialmente em programas atrelados a crédito;
  • Coleta de dados valiosos para o negócio: programas de fidelidade fornecem insights sobre o comportamento do cliente e a noção dos produtos mais rentáveis, permitindo campanhas personalizadas.

💡 Leia também: Como fidelizar clientes com a Alloyal? 

Como aumentar o engajamento de clientes com benefícios e experiências exclusivas?

O engajamento dos clientes com o programa de pontos depende da relevância e exclusividade das recompensas oferecidas pela marca. Para aumentar a participação, tome as atitudes abaixo.

Ofereça recompensas personalizadas

Os dados cadastrais dos clientes e de suas compras guardam incríveis possibilidades de marketing de relacionamento para criar benefícios alinhados aos seus interesses e comportamentos.

Invista em experiências diferenciadas

Você pode sair dos convencionais benefícios e partir para a oferta de experiências únicas, como acesso a eventos e a produtos e serviços exclusivos.

Incentive metas atingíveis

Programas que facilitam o acúmulo de pontos criam uma sensação de conquista e motivam a participação contínua. Isso significa dar missões fáceis de atingir e prazos longos para resgatar as recompensas.

Mantenha a comunicação constante

Deixe o cliente informado sobre suas pontuações, recompensas disponíveis e prazo para resgate. Divulgue com frequência o seu programa de pontos nos canais de comunicação oficiais da sua marca e que também sejam de uso dos participantes, como e-mail, SMS, página do programa e redes sociais.

Com essas pequenas ações sua empresa pode aumentar o uso do programa pelo simples fato de lembrar ao cliente que ele tem sempre o que ganhar com esse relacionamento comercial.

6 empresas que transformaram recompensas em diferenciais competitivos

Agora que você já entendeu os benefícios e estratégias por trás de um programa de pontos, veja como cinco grandes marcas aplicaram isso na prática.

1. Azul

A Azul criou o Azul Fidelidade, um programa que vai além das passagens aéreas. Seus pontos podem ser usados para reservas de hotéis, aluguel de carros e até compras em parceiros.

Além disso, a companhia aérea brasileira oferece experiências exclusivas, como 

embarque e check-in prioritários, conquistando a fidelidade dos passageiros.

💡 Leia também: Mais pontos para você: parceria entre Alloyal e Azul promete impulsionar viagens aéreas 

2. Sephora

O programa Sephora Beauty Club recompensa seus clientes através de pontos gerados a cada 1 real em compra. Eles podem ser trocados por recompensas, produtos ou serviços disponibilizados em quaisquer canais da marca no Brasil.

Os clientes que atingirem determinadas metas de acúmulo de pontos têm acesso antecipado a promoções, lançamentos e convites para eventos exclusivos e/ou de marcas.

3. Leroy Merlin

Com o programa Leroy Merlin Com Você, os clientes acumulam pontos que podem ser trocados por cashback de até R$ 150,00, desconto de 5% no mês de aniversário e descontos exclusivos em produtos concedidos pelo programa.

4. Posto Ipiranga

O Km de Vantagens é um dos programas mais conhecidos no Brasil. Seus pontos podem incluir cashback no combustível e desconto nos mais de 40 parceiros do programa, como:

  • ingresso para cinemas, futebol, shows e eventos;
  • aluguel de carro;
  • reservas de hotéis;
  • passagens aéreas.

Os pontos são acumulados toda vez que os clientes abastecem nos Postos Ipiranga ou fazem compras nas lojas da rede e realizam o pagamento pelo app “abastece-aí” ou informam o CPF.

5. O Boticário

O programa Clube Viva O Boticário incentiva o cliente a acumular pontos para:

  • trocar por descontos;
  • acessar conteúdos sobre beleza, moda e comportamento;
  • participar de promoções exclusivas;
  • e se informar sobre todas as novidades da marca pré-lançamento de produtos e coleções.

Para o resgate de pontos por desconto o cliente deverá ter um saldo mínimo de 100 pontos acumulados. Cada 30 pontos acumulados oferecem 1 real de desconto em compras, tendo seu uso limitado a 20% do valor total da compra.

6. Nubank 

O Nubank Rewards é um programa de pontos exclusivo do cartão de crédito do Nubank. Nele o cliente acumula pontos com as compras feitas em crédito. A cada 1 real gasto, 1 ponto — que não expira — é concedido ao cliente. Assim, o consegue “apagar” gastos para diminuir o valor total da fatura, ou até mesmo, trocar os pontos por milhas. 

Viu só como é fácil oferecer um programa de pontos? Quando as empresas colocam o consumidor no centro da estratégia de fidelidade colhem os frutos de um relacionamento duradouro e lucrativo. Quando bem planejados, eles criam experiências marcantes, aumentam a fidelidade e transformam os clientes em verdadeiros promotores da marca.

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