No items found.
Blog
Busca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Programa de Benefícios
Leitura:
18
min.

6 exemplos de programas de fidelidade para sua empresa aderir

Inspire-se em alguns exemplos de programas de fidelidade e saiba porque reter clientes é mais eficiente quando se aplica essas estratégias.

por
Alloyal
26/11/24

Você já deve ter visto vários exemplos de programas de fidelidade por aí, mas, por não participar de algum deles, pode não ter percebido o quão valioso e lucrativo é inserir essa estratégia em um negócio.

Se o seu concorrente vende o mesmo produto/serviço que você, ambos têm qualidade e diferenciais semelhantes, talvez a decisão de compra do seu público seja pelo preço, e isso não é financeiramente saudável para a organização.

Neste artigo, você vai descobrir uma nova forma de se destacar no seu mercado sem precisar criar novos produtos ou diminuir seus preços. Vem conferir!

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é uma iniciativa de marketing criada para recompensar e engajar clientes, incentivando-os a continuar comprando ou utilizando seus serviços. Seus principais objetivos são incentivar a fidelização do cliente, aumentando sua permanência, ticket médio e frequência de compras. 

Quais os exemplos de programas de fidelidade mais comuns?

Existem muitos exemplos de programas de fidelidade, cada um com suas características e benefícios específicos. Separamos aqui os mais populares e, para ilustrar, algumas empresas conhecidas pelo grande público, que fazem uso de tais modelos. Confira!

1. Níveis de fidelidade

São classificações de fidelidade que enquadram os clientes em diferentes níveis, geralmente com os nomes bronze, prata, ouro etc., conforme seus gastos ou engajamento com a marca. Quanto mais o consumidor compra, mais alto o nível, maiores e melhores os benefícios. As recompensas podem ser:

  • frete grátis;
  • cupons de descontos;
  • preço diferenciado;
  • atendimento prioritário;
  • convites para eventos especiais. 

No exemplo de programa de fidelidade em níveis da Shopee, por exemplo, o cliente não precisa se cadastrar para participar. Ele é avisado sobre os seus benefícios todo começo de mês e quando evolui de faixa.

2. Cashback

O queridinho das fintechs e lojas virtuais, caiu no gosto do brasileiro. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), obter cashback é a escolha principal dos consumidores entrevistados, quando questionados sobre os programas de fidelidade que eles mais preferem aderir.

No cashback, parte do valor gasto em compras é devolvido ao cliente em forma de crédito para usar nas próximas compras na loja. Portanto, é um grande incentivo a recompra e ainda fideliza o cliente a seguir se relacionando com a empresa.

No cashback da loja de roupas fitness Live!, por exemplo, o cliente recebe 20% do valor do pedido para usar na próxima compra. Simples e atrativo!

Outro exemplo de cashback bem aproveitado é o da OAB-MG, nosso cliente, que oferece esse programa para seus advogados associados.

3. Clube de benefícios

O clube de benefícios geralmente é gratuito e requer apenas que o consumidor continue comprando para obter vantagens. É uma excelente estratégia para atrair um público maior e o consumo frequente.

É o caso da Quem Disse, Berenice? que tem seu clube com passos fáceis de seguir: basta se cadastrar, realizar compras para pontuar a cada real gasto e resgatar descontos ou outros prêmios.

Esse modelo incentiva o cliente a comprar com frequência para obter vantagens imperdíveis e limitadas.

Outro destaque é o da Redfox, cliente da Alloyal. Os usuários do Clube Red+Vantagens já economizaram mais de R$590.000,00 ao usarem a nossa solução de clube de benefícios. Incrível, hein!?

4. Parceria

Associar-se a outras empresas para oferecer benefícios conjuntos é ser mais atrativo para os clientes que buscam por experiências diversificadas e completas em um único programa.

Bancos e operadoras de telefonia costumam fazer esse tipo de parceria, mas também clínicas, academias de ginástica, companhias aéreas. O programa de relacionamento Vivo Valoriza, por exemplo, reúne mais de 400 parceiros de diversas categorias como gastronomia, bem-estar, shopping e até cuidados para pets. 

5. Gamificação

Ganhar prêmios pode ser divertido — essa é a proposta da gamificação. A ideia é usar interfaces de games interativos no qual o cliente cumpre desafios para acumular pontos ou desbloquear benefícios.

A Shoppe tem diversos jogos interativos e usa essa modalidade como mais uma forma de fidelizar seus usuários a comprarem mais em seu marketplace.

6. Sorteios

O sorteio exige menos esforço por parte do usuário e gera alto engajamento. Ele pode oferecer prêmios atrativos, como produtos de menor/maior preço, viagens ou quantia em dinheiro, incentivando a participação contínua e a expectativa de ser o ganhador.

É uma boa e prática opção para atrair novos clientes e incentivar os mais fiéis a continuarem engajados.

Veja como o nosso cliente Fiber Network obteve sucesso nessa modalidade!

[Extra] Múltiplos programas de fidelidade

Além dos exemplos citados, muitos outros podem ser utilizados em paralelo ao programa principal para fortalecer a experiência com a marca. Quanto mais vantagens o consumidor tem com uma empresa, mais desejo de comprar é despertado nele.

A Alloyal oferece uma colmeia de soluções de fidelidade que otimiza e potencializa a gestão do relacionamento com os seus clientes. Você não precisa se preocupar com a operação, a gente entrega tudo!

Como elaborar um programa de fidelidade?

Elaborar um programa de fidelidade parece simples, mas exige bastante entendimento sobre estratégias de marketing de relacionamento, tecnologia adequada e processos bem definidos para aplicar os recursos necessários durante todo o processo.

Como nem todas as empresas possuem infraestrutura para conduzir esse projeto, contar com o suporte de uma plataforma de relacionamento com clientes (loyalty tech) faz toda diferença na entrega das ações para o público.

Para obter sucesso na criação de um programa de fidelidade, planeje com atenção os passos abaixo.

Defina os objetivos do seu programa de fidelidade

Não basta se inspirar nos exemplos de programas de fidelidade mais incríveis do mercado se a sua empresa não tem consciência do que pretende resolver ao ter um. Então, a definição dos objetivos é o momento de traçar uma meta que ajude a estruturar, guiar e monitorar todo o projeto. Alguns exemplos de objetivos:

Estude o público-alvo  

Nesta etapa você deve mapear o comportamento do seu público ideal e/ou dos seus clientes, avaliando:

  • suas preferências;
  • necessidades, desejos e expectativas;
  • hábitos de consumo;
  • meios de comunicação que utiliza;
  • tipo de recompensa mais interessante para eles.

Escolha um modelo simples de entender

Para cada tipo de negócio ou cenário mercadológico, há um modelo adequado. Um dos exemplos de programa de fidelidade mais usados é o de descontos. Básico, simples e eficiente, todo mundo sabe usar e adora pedir.

A simplicidade tem relação com o nível de maturidade do público e a complexidade do seu produto. Por isso é importante saber como ele se comporta para extrair a melhor ideia para o seu objetivo, evitando assim resistências à participação.

Ofereça recompensas atrativas e desafios realistas

Facilite a vida do seu cliente sendo objetivo e simples quanto às regras de acúmulo de pontos, resgate de recompensas e demais funcionalidades do programa.

A recompensa deve ser compatível com as missões que o usuário deve encarar para obter seu benefício, e vice-versa.

Acompanhe e meça os resultados

Programa no ar, continue a aprimorá-lo. Para excelência acontecer você precisa monitorar periodicamente os índices de adesão, engajamento, resgate de prêmios e evasões ao longo do processo.

Só assim será possível saber se os resultados atendem as expectativas do planejamento inicial. Se precisar de ajustes, atualize o escopo do projeto.

Quando um profissional busca por exemplos de programas de fidelidade percebemos o seu interesse em estreitar o contato com o seu público-alvo e com seus atuais clientes. Por isso, neste artigo mostramos quais são os tipos mais comuns dessa iniciativa de marketing e exemplos reais de empresas que se diferenciam com essa abordagem.

Você também pode fazer como elas e tornar os clientes do seu negócio mais próximos da sua marca e sedentos por novas compras. Como? Conheça as soluções de programa de fidelidade da Alloyal e saiba como ajudamos inúmeras empresas a melhorarem a experiência de marca com seus clientes. 

Compartilhe:

Receba conteúdos gratuitos para encantar os seus clientes

Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre aquisição, retenção e satisfação!