Como fazer a gestão de clube de benefícios de forma adequada?
Aprenda sobre a gestão de clube de benefícios, conhecendo os principais erros e como otimizar com a ajuda da .
Fazer a gestão de clube de benefícios — ou clube de vantagens — pode ser bastante desafiador quando não se sabe quais são os cuidados e os erros que precisam ser evitados.
O gerenciamento das ofertas, da rede de parceiros e dos benefícios apresentados para os consumidores é fundamental para que a estratégia de retenção de clientes seja eficaz.
Para aproveitar ao máximo o que esses clubes podem proporcionar para a empresa, vamos mostrar a importância e como fazer a gestão.
A importância da gestão dos clubes de benefícios
Os clubes de benefícios são redes com diversos parceiros, que apresentam cupons de descontos e ofertas para os associados. Essa variedade compreende uma série de produtos e serviços.
A gestão tenta organizar os parceiros, buscando novidades que dialoguem com as necessidades dos associados.
É também responsabilidade da gestão notificar qualquer problema que aconteça com a aplicação de algum cupom de desconto.
Imagina oferecer uma série de benefícios que não são utilizados? A gestão acompanha a adesão dos associados às ofertas que são apresentadas, a fim de definir o perfil dos usuários.
Uma oferta que não tem adesão das pessoas pode estar ocupando o espaço de uma que seja mais compatível com os desejos e anseios das pessoas.
Sem engajamento, os clubes perdem força no impacto positivo do relacionamento.
Principais erros na gestão de clube de benefícios
Há erros que afetam diretamente a qualidade e potencial dos clubes de vantagens. Lembrando que esses clubes são fundamentais para gerar um sentimento de pertencimento e uma comunidade em torno da sua marca.
Quando utilizado em uma estratégia bem amarradinha, os clubes de benefícios podem impactar a lucratividade da empresa. Por isso, esses erros devem ser evitados ao máximo.
Deixar de considerar o perfil dos clientes
Um dos principais erros é desconsiderar o perfil dos clientes. Eles são o foco dessa estratégia, por isso, precisam ser apreciados na hora de elaborar toda a rede de parceiros que vai compor o clube.
Oferecer benefícios que não sejam compatíveis com os clientes geram promoções que ficam paradas, sem adesão. A falta de engajamento mostra um erro estratégico, afeta o parceiro e a própria empresa.
Esquecer de atualizar as informações dos clientes
As pessoas mudam, seus gostos, desejos, anseios… Tudo isso pode variar conforme o momento em que ela vive.
Por isso, não basta apenas conhecer o perfil dos clientes, é fundamental conseguir se atualizar conforme você vai percebendo a interação deles com as ofertas e parceiros.
Não deixe de acompanhar os dados para atualizar o perfil dos clientes, adaptando seu clube para melhor atendê-los.
Não incluir os novos clientes no seu clube
O clube de benefícios precisa ser apresentado como uma vantagem para os novos clientes. Estimulando-os a querer participar e contar as promoções.
Não esqueça de apresentar o clube para as pessoas e incluí-las no momento. Apresente o clube como uma possibilidade de gerar economia inteligente.
Não oferecer uma experiência única e exclusiva
Muitas vezes, por acreditarem ser mais fácil, as empresas preferem aderir a programas de clube de benefícios que já estão estabelecidos.
O problema desses benefícios é a impossibilidade de personalização. O seu cliente baixará um app genérico, sem a identidade da sua empresa, sem ter ofertas que melhorem a experiência com o seu produto ou serviço.
A total personalização é uma maneira de garantir que a sua empresa terá um clube que seja da sua empresa, de fato.
O que pode ser feito para otimizar a gestão dos clubes de benefícios?
Para tornar a gestão de clubes de benefícios mais dinâmica e fácil, é possível contar com empresas que são especializadas.
Essas empresas são responsáveis por articular toda a rede de parceiros, adicionando e excluindo promoções conforme a necessidade dos clientes.
Além disso, elas oferecem um painel exclusivo com dados e informações sobre a adesão das promoções. Esse é o caso da Alloyal, que também personaliza integralmente o aplicativo com a logo e imagens da empresa contratante.
Agora que você entendeu a importância da gestão de clube de benefícios, não deixe de conferir o que a Alloyal pode fazer para a sua empresa.
Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com nossos atendentes!