Telemedicina para empresas: como usá-la para reter clientes
Engana-se quem pensa que apenas produtos ou serviços ligados ao varejo são a única opção para atrair e reter clientes. Com a telemedicina para empresas, uma marca pode alcançar outro patamar de destaque no mercado, ainda mais após termos vivido a pandemia da COVID-19.
O tópico “saúde” pode e deve ser abordado pelas marcas que buscam se comprometer com o bem-estar dos seus clientes. Acha que não faz sentido? Uma pesquisa da Salesforce registrou que 88% dos consumidores afirmam que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços.
Neste artigo, você vai entender tudo sobre telemedicina em programas de fidelidade, suas características e benefícios, assim como ela pode reduzir a evasão de clientes. Confira!
O que é telemedicina?
A telemedicina é uma modalidade de atendimento médico à distância, viabilizado por meio de tecnologias como videochamadas, aplicativos e plataformas digitais. É uma prática recente, considerando que foi a partir da pandemia da COVID-19 que esse formato ganhou grande relevância.
Através desses canais, os pacientes têm acesso a consultas, diagnósticos, emissão de receitas, monitoramento e até tratamentos sem sair de casa.
Já a telemedicina para empresas é um serviço que uma organização pode oferecer para seus clientes como forma de agregar valor aos seus produtos/serviços, fortalecendo o contato com eles.
Quais as principais características da telemedicina?
Se você está considerando incrementar as suas estratégias de fidelização de clientes adotando a telemedicina para empresas ao seu programa de fidelidade, é essencial entender as características e particularidades desse serviço.
Confira a seguir os principais aspectos que devem ser avaliados ao selecionar um fornecedor desse tipo.
Especialidades oferecidas
Não é regra ter todas as especialidades médicas e a sua escolha pode ser focada em uma área específica ou em diversas especialidades. Quanto mais abrangente a oferta de atendimento médico, maior a chance de conquistar diferentes públicos.
Plataforma completa
Empresas de destaque unem teleconsulta, telediagnóstico e telemonitoramento em uma única plataforma, simplificando o processo tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.
Prontuário eletrônico e teleconsulta
Soluções integradas que combinam teleconsulta com prontuário eletrônico permitem que médicos acessem informações completas do paciente em tempo real, garantindo um atendimento mais eficiente.
Horários de laudos no telediagnóstico
Apesar de ser um atendimento online e fácil de ser realizado em qualquer lugar pelo paciente, para os profissionais de saúde há duas opções de disponibilidade:
- atender em horário comercial e não atender emergências fora desse horário;
- fornecer atendimento integral com telediagnóstico 24h por dia, 7 dias por semana.
Armazenamento de dados
Guardar o histórico de atendimentos médicos é importante ser feito independentemente se o atendimento for via teleconsulta ou presencial. Afinal, esses dados ajudam em futuras consultas e a evitar a repetição de exames que já foram pedidos pouco tempo antes de algum novo atendimento.
Nas plataformas, geralmente há as opções de armazenar em nuvem (acesso seguro e remoto) ou não salvar nenhum histórico de consultas.
Tempo de entrega dos laudos
Agilidade é o que mais se destaca na telemedicina para empresas e o que difere bastante de um atendimento presencial. A entrega de laudos médicos pode ser feita em até 24 horas (ideal para exames rotineiros ou situações não urgentes) ou em minutos (emergências).
Inclusive, receber opiniões médicas mais ágeis pode ser fator decisivo para atrair o seu público.
Quais os benefícios do serviço de telemedicina para empresas?
Antes de ir ao assunto deste tópico, uma ressalva: apesar da telemedicina para empresas ser um serviço relacionado à saúde, ele não é de uso exclusivo de planos/convênios médicos, tampouco uma solução destinada ao setor de recursos humanos das empresas.
Existe essa possibilidade e existe a opção de contratar a solução como estratégia de marketing em um programa de fidelidade. Uma academia de ginástica, por exemplo, pode incluir no seu clube de vantagens essa modalidade.
Portanto, é uma estratégia de fidelização de clientes utilizada no marketing de relacionamento. Dito isso, veja abaixo os principais benefícios!
Aumento da percepção de valor
Uma marca que tem um branding loyalty forte pode influenciar a decisão de compra do consumidor.
Nesse sentido, os clientes enxergam o acesso à saúde como um benefício de alto impacto, especialmente quando combinado com conveniência, praticidade e agilidade — tudo o que a telemedicina proporciona.
Engajamento elevado
Programas de fidelidade que incluem serviços úteis para o dia a dia do consumidor e entregam inovação, incentivam o uso frequente e a fidelidade à empresa que proporciona essa solução.
Praticidade para o cliente
Convenhamos que um atendimento médico presencial de urgência pode ser muito mais demorado e custoso para o paciente do que abrir seu celular/notebook, agendar um horário e estar no conforto do seu lar no momento combinado. Economiza com transporte e principalmente tempo.
A telemedicina facilita a detecção precoce de problemas de saúde, evitando complicações mais graves que demandam tratamentos caros. E não precisa estar em casa para ser atendido, pois em qualquer local basta o acesso à internet para se conectar à plataforma.
Atendimento inclusivo
Ainda sobre a facilidade de uso da telemedicina, esse serviço permite que pessoas em áreas afastadas dos grandes centros ou com mobilidade reduzida acessem serviços médicos de qualidade.
🏷️ Leia também: Marketing de parcerias: conheça a principal tendência de lealdade para 2024
Como a telemedicina para empresas pode reter clientes?
Se o churn rate (taxa de abandono) do seu negócio está alto e você procura uma solução para retê-los, sem que precise fazer promoções dos seus produtos, neste tópico você verá quais fatores da telemedicina para empresas ajudam a reverter a situação.
Redução do churn rate
Clientes que percebem valor real em um programa de fidelidade, especialmente em benefícios que impactam sua qualidade de vida e bem-estar, são menos propensos a migrar para concorrentes.
Diferenciação entre os concorrentes
Reter clientes é um desafio constante de um negócio e faz parte do processo perder alguns clientes.
É por isso que incluir programas de fidelidade nas estratégias de marketing — e o serviço de telemedicina — proporcionam um diferencial competitivo, atraindo e mantendo clientes em um cenário de alta concorrência.
Cuidado personalizado
A telemedicina proporciona para o consumidor uma sensação de cuidado genuíno, consultas mais privativas e sem interrupções, criando uma conexão emocional com a marca e incentivando a lealdade com as empresas parceiras na entrega desta solução.
Fortalecimento do relacionamento
A inclusão de um serviço de saúde como a telemedicina transforma a relação empresa-cliente, fazendo com que eles sintam que suas necessidades estão sendo priorizadas e que seu bem-estar também importa numa relação comercial.
Como vimos, a telemedicina para empresas se tornou uma solução prática e eficiente para atender demandas simples ou urgentes de saúde, especialmente em situações onde o acesso presencial é difícil
Além da conveniência para os usuários, ela promove mais lucratividade para os negócios que a adotam como programa de fidelidade.
Aqui na Alloyal você tem a oportunidade de oferecer uma solução completa em saúde para seus clientes ou associados e, em contrapartida, a sua empresa ganhar benefícios como:
- aumento do faturamento;
- diferencial competitivo no seu mercado;
- retenção de clientes;
- ecossistema de grande apelo comercial;
- carência de apenas 24h;
- custo fixo do plano para qualquer faixa etária.
Curtiu? Então converse com um consultor da Alloyal e saiba como a telemedicina para empresas pode revitalizar o seu negócio.