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Clube de Vantagens
Leitura:
9
min.

O que é clube de vantagens: revolucione o relacionamento com cliente

Aprenda o que é clube de vantagens e porque é importante tê-lo na estratégia de relacionamento e de elevação do ticket médio da empresa

por
Alloyal
23/6/24
26/4/2024

O ideal seria que todas as empresas soubessem o que é clube de vantagens e implementassem essa estratégia. Afinal, ter o próprio clube pode oferecer uma experiência superior para os clientes, o que também otimiza a relação com eles e gera fidelização.

O seu negócio ainda não tem o próprio clube de vantagens? Então você precisa continuar lendo este artigo. Nele explicamos em que consiste essa estratégia, quais são os tipos de clube, suas vantagens e como ter um. Acompanhe!

O que é clube de vantagens?

O clube de vantagens, também chamado de clube de benefícios, é um programa de incentivo criado pelas empresas para atrair mais clientes e fidelizá-los.

Quem participa do clube tem acesso a descontos, promoções e ofertas exclusivos. Pode participar de sorteios, receber brindes, cashback e ainda tem à sua disposição uma plataforma ou aplicativo onde encontra diferentes marcas e empresas oferecendo seus produtos e serviços com vantagens especiais.

Por que ter um clube de vantagens na empresa?

Como você viu, quem participa do clube de vantagens recebe uma série de benefícios, ou seja, tem um atendimento diferenciado. Isso gera uma experiência mais satisfatória para o cliente, fortalecendo o relacionamento dele com a marca e fazendo com que dê preferência para ela.

Ao criar o clube de vantagens da sua empresa você estará disponibilizando um diferencial para o seu público. Poderá melhorar a percepção de valor que essas pessoas têm em relação ao seu negócio trazendo uma oferta e um atendimento diferenciados para se destacar.

Quais são os tipos de clubes de vantagens?

Existem diferentes tipos de clube de vantagens que podem ser adotados de acordo com a estratégia de cada empresa. A escolha também varia conforme o segmento dela e os interesses de quem vai participar do clube.

Fidelidade

Nesse tipo, os clientes acumulam pontos cada vez que realizam uma compra. Quanto mais consumirem, maior será a sua pontuação e ela poderá ser trocada por descontos em serviços ou produtos.

Milhas

O clube de milhas geralmente é disponibilizado pelas operadoras de cartão de crédito. Quando o cliente utiliza o cartão, ele ganha pontos e depois pode trocar por passagens de avião.

Cupons

Esse tipo de clube costuma ser oferecido por plataformas específicas. O cliente acessa o site e utiliza um determinado código para ganhar descontos na sua compra.

Clube de compra

Nesse tipo de clube o cliente tem acesso a uma plataforma onde ficam concentradas diversas ofertas de produtos e serviços, geralmente disponibilizados por marcas diferentes.

Clube com cashback

No clube com cashback, cada vez que o cliente faz uma compra ele recebe um valor de volta. Em vez de ter um desconto, ele é reembolsado dentro de um certo percentual.

O que deve ser considerado ao criar um clube de vantagens?

Para ter sucesso com essa estratégia, não basta entender o que é clube de vantagens e simplesmente implementar um. Como você viu, existem vários tipos e cada um deles tem uma proposta diferenciada, atendendo perfis distintos de consumidores. Então, na hora de implementar o seu, é preciso fazer algumas considerações.

Experiência do usuário

Para usufruir do clube de vantagens, os clientes vão precisar acessar uma plataforma. Ela deve ser intuitiva, simples de utilizar e com informações claras, já que o objetivo é proporcionar a melhor experiência possível para que o usuário fique satisfeito.

Tipos de benefícios

Essa é uma questão muito individual de cada empresa, pois os benefícios que serão oferecidos no clube de vantagens devem atender as expectativas e as necessidades dos usuários. Procure pensar naquilo que o seu público costuma consumir, no que pode solucionar os problemas dele e os benefícios mais atrativos para essas pessoas, a fim de garantir que o clube seja útil para elas.

Forma de divulgação

Como explicamos, para ter acesso aos benefícios do clube de vantagens o usuário precisa acessar uma plataforma, mas nem todos eles vão se lembrar dela. Então, é pensar no modo como será feita a divulgação do clube. Escolha canais alinhados ao perfil do seu público para que ele possa ser lembrado dos benefícios disponíveis na plataforma.

Padrão de consumo dos seus clientes

Se você compreendeu bem o que é clube de vantagens pode perceber que o dele é trazer soluções para o consumidor. Sendo assim, quando for criar o seu, considere o padrão de consumo dos clientes para escolher as melhores marcas, serviços e as ofertas que estejam alinhadas ao perfil dessas pessoas.

Tecnologia de personalização

Como você está criando um clube de benefícios específico do seu negócio, prefira contratar uma plataforma que disponibilize tecnologia de personalização. Assim poderá acrescentar toda a identidade visual do seu negócio para que o público consiga perceber de forma imediata que ele é exclusivo do seu negócio.

Por que sua empresa deve oferecer um clube de vantagens?

Mas nessa história toda, quais são os benefícios reais que a sua empresa pode alcançar criando o próprio clube de vantagens? Confira a seguir.

Conhecer mais o cliente

O clube de vantagens vai reunir dados e informações sobre o padrão de consumo dos seus clientes. Assim você terá uma percepção mais real do comportamento e das preferências dele para aprimorar cada vez mais suas estratégias.

Aproximar-se dos consumidores

A intenção é que o clube reúna tudo o que o cliente precisa em um só lugar. Assim, o seu negócio passará a fazer parte da vida dessas pessoas, se aproximando muito mais delas pelas soluções que oferece e também pelos benefícios que disponibiliza.

Aumentar a previsibilidade de receita

Como você viu, ao analisar os dados do seu clube de vantagens você poderá observar o padrão de consumo do público. Com isso, conseguirá fazer projeções de vendas, aumentando a previsibilidade da receita.

Gerar engajamento com a marca

Como os seus clientes terão diversos benefícios ao utilizar o clube de vantagens, a tendência é de que ele sempre dê preferência para o seu negócio. Haverá um engajamento maior com a marca, em especial se você desenvolver ações diferenciadas para atrair a atenção dos usuários.

Fidelizar a relação com os clientes

Já que seus clientes encontram tudo o que precisam do seu clube de vantagens, por que eles precisariam da concorrência? Ou seja, essa estratégia faz com que se tornem clientes fieis.

Como funciona o clube de vantagens?

Agora que você já entendeu o que é clube de vantagens e os benefícios que ele traz, deve estar se perguntando de que maneira essa estratégia funciona. A boa notícia é que a lógica é bem simples.

Primeiro você precisa escolher um objetivo para o seu clube, ou seja, que tipo de ofertas deseja disponibilizar para os seus clientes. Então, deve contratar uma plataforma que traga os recursos necessários para trazer essas ofertas para as pessoas.

Após fazer todas as personalizações e selecionar as marcas e ofertas que estarão disponíveis, comece a divulgar o clube de vantagem para sua base de clientes. Reforce que a assinatura é gratuita, para ser ainda mais atrativo. Essas pessoas vão se cadastrar na plataforma e começar a utilizar as ofertas, descontos e outras vantagens.

Não se esqueça da importância de criar um bom canal de comunicação para manter a proximidade com os clientes e sempre divulgar o clube e os benefícios que estão disponíveis nele, incentivando a utilização da plataforma.

Como avaliar os resultados de um clube de vantagens?

Além de entender a fundo o que é clube de vantagens, também é muito importante, depois de implementar essa estratégia, avaliar os resultados que estão sendo alcançados com ela.

Você pode fazer isso por meio da utilização de indicadores para conferir a quantidade de pessoas que participam do clube, o ticket médio, a utilização dos cupons, a atração de novos clientes, e assim por diante.

Ao mesmo tempo, pode observar se estão sendo utilizadas algumas estratégias que fazem com que ele seja mais atrativo para os clientes. Listamos a seguir algumas delas.

Benefícios que funcionam a qualquer hora

Seus clientes encontram algum tipo de limitação para utilizar o clube ou os benefícios estão disponíveis a qualquer hora? O sistema adotado facilita o acesso às ofertas?

Promoções exclusivas

As promoções e outros benefícios oferecidos no seu clube de vantagens são exclusivos? É algo que de fato atrai a atenção do público e que gera um diferencial em relação à concorrência?

Suporte durante as compras

Existe uma equipe de prontidão para oferecer suporte para o cliente quando ele tiver dúvidas? É fácil entrar em contato com a sua empresa? Há um canal de autoatendimento ou um FAQ?

Geração de cashback para novas compras

O seu clube de vantagens oferece cashback para os clientes? Esse é um benefício muito atrativo, já que as pessoas sentem que são recompensadas por darem preferência para o seu negócio.

Entenda por que você deve fazer o seu clube de vantagens com a Alloyal

Sabia que você pode criar um clube de vantagens para o seu negócio com a Alloyal? Com os recursos oferecidos, você pode montar um programa completo que funciona em uma solução multiplataforma, para que os seus clientes possam acessar o clube da maneira que quiserem.

A Alloyal disponibiliza tecnologia para personalizar por completo o seu clube de vantagens. Assim ele fica com a cara do seu negócio e reúne as marcas mais alinhadas ao perfil dos seus clientes, além dos parceiros do seu negócio, que você também pode incluir na lista.

A plataforma de clube de benefícios da Alloyal ainda permite a criação de um menu personalizado, faz o envio de notificações push e tem a opção de disponibilizar cashback para os usuários.

Você terá acesso à tecnologia de ponta, personalização completa, geolocalização dos usuários e ainda poderá emitir relatórios para conhecer os hábitos de consumo dos clientes cadastrados no seu clube.

Tudo isso vai ampliar a presença de mercado do seu negócio, aumentando a satisfação do cliente, melhorando o engajamento dele com a sua marca, fazendo com que ela seja mais valorizada no mercado e, com isso, tenha um faturamento maior.

Agora que já ficou claro o que é clube de vantagens e os benefícios dele para o seu negócio, não perca mais tempo. Aproveite essa estratégia para garantir o sucesso da sua marca! E não se esqueça de que você pode contar com a Alloyal para isso.

Entre em contato com os nossos especialistas e veja como criar um clube de vantagens personalizado para o seu negócio!

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