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Clube de Vantagens
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Como um clube de benefícios ajuda a reduzir o churn e aumentar a retenção de clientes

Aprenda a reduzir o churn e aumentar a retenção de clientes com um clube de benefícios. Saiba detalhes de como oferecer vantagens exclusivas e fortalecer a lealdade dos seus clientes com as soluções da Alloyal.

por
Alloyal
13/11/24

Quem nunca entrou em contato com uma empresa pedindo para cancelar um serviço e recebeu diversas propostas e vantagens para desistir do cancelamento? 

Esse é um tipo de estratégia de retenção de clientes - não muito boa, diga-se de passagem. 

Uma vez que, quando falamos em retenção, estamos tratando da capacidade de uma empresa de manter seus clientes ativos e engajados ao longo do tempo, evitando que eles se desinteressem pela marca. 

Mas, como criar uma estratégia de retenção de clientes que seja realmente atrativa para eles e rentável para a empresa? 

Uma das técnicas mais eficazes é a criação de um clube de benefícios, pois ao oferecer vantagens exclusivas e recompensas contínuas, é possível elevar o nível de engajamento dos clientes, transformando a experiência de consumo em algo atrativo. 

Se você deseja entender melhor como um clube de benefícios pode ajudar a sua empresa a reduzir a taxa de churn e reter clientes, esse artigo é para você!

Vamos te mostrar como a Alloyal, que é especialista na criação de clubes de benefícios personalizados, pode ser a parceira ideal nesta tarefa. 

Continue a leitura deste conteúdo para saber como oferecer uma experiência diferenciada e exclusiva, criando laços duradouros e reduzindo o risco de perda de clientes.

Vamos lá?

👉 Quer saber mais estratégias sobre retenção de clientes? Baixe gratuitamente nosso e-book "Como engajar meus clientes com ações de fidelização?"

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes é a capacidade que a empresa tem em manter seus clientes ao longo do tempo. 

Ou seja, ela representa os esforços para garantir que os clientes continuem comprando e utilizando seus produtos e serviços, mantendo-se engajados e leais à marca.

Afinal, clientes engajados tendem a fazer compras recorrentes, recomendar a marca para outras pessoas e criar uma forte relação de lealdade com a empresa.

Um levantamento feito pela ABEMF atesta isso. Segundo a pesquisa, mais de 83% dos consumidores priorizam empresas com programas de fidelidade.

Este dado mostra como um clube de benefícios pode não apenas atrair, mas reter clientes ao promover uma relação duradoura com a marca.

O que é a taxa de retenção de clientes? 

A taxa de retenção de clientes é uma métrica que indica a porcentagem de pessoas que continuam comprando ou usando os serviços de uma empresa em um determinado período, em comparação com o total de clientes no início desse período. 

Essa taxa mede a capacidade da empresa de manter seus clientes e é um dos principais indicadores de lealdade e satisfação em relação à marca.

Como calcular a taxa de retenção de clientes

A fórmula para calcular a taxa de retenção de clientes é:

Taxa de retenção = total de clientes no final do período − novos clientes durante o período

_________________________________________________________________________

clientes no início do período x 100

Por exemplo: se uma empresa começa o mês com 100 clientes, ganha 20 novos clientes e termina o mês com 110 clientes, a taxa de retenção será: 110−20 / 100×100= 90%

Uma alta taxa de retenção significa que a empresa está atendendo bem às expectativas dos clientes. Já quando o resultado é uma baixa taxa, quer dizer que melhorias são necessárias para reduzir o churn e aumentar o engajamento. 

Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico 👇

O que é churn e como ele impacta na retenção de clientes?

O churn, ou taxa de evasão de clientes, é um indicador que reflete a quantidade de clientes que desistem de uma empresa em um determinado período. Ou seja, ela é o contrário da retenção. 

Ela representa uma ameaça direta à retenção de clientes e pode comprometer tanto o crescimento quanto a lucratividade do negócio. 

Entre as causas mais comuns de churn estão:

  • insatisfação com o atendimento;
  • falta de engajamento com a marca;
  • o fato do cliente não se sentir valorizado;
  • a falta de percepção de benefícios por parte do cliente;
  • e a ausência de um programa de recompensas atrativo. 

Quando o cliente se sente dessa forma, ele tende a buscar alternativas na concorrência. 

Nesse caso, é preciso criar um diferencial competitivo para evitar que a empresa entre em um ciclo de perda de clientes difícil de se reverter.

👉 Continue aprofundando seu conhecimento com o nosso  "Guia para atrair, reter e fidelizar clientes"

Como um clube de benefícios ajuda na retenção de clientes [+ 15 motivos para aplicar na sua empresa]

A ideia central de um clube de benefícios é criar um vínculo de valor entre a empresa e o consumidor, por meio de experiências que recompensam a preferência e estimulam a continuidade desse relacionamento.

A exclusividade dessas recompensas cria uma sensação de pertencimento e valoriza o cliente, encorajando que ele continue escolhendo a marca e se sinta importante em cada interação com ela.

Aqui estão 15 maneiras pelas quais um clube de benefícios pode ajudar na retenção de clientes:

1. Oferecimento de recompensas exclusivas

 Como já falamos acima, clientes que recebem benefícios únicos se sentem valorizados, o que aumenta o engajamento e a fidelidade à marca.

2. Personalização de ofertas

Ao adaptar as recompensas com base nos interesses e hábitos de cada cliente, a empresa cria uma experiência mais relevante e atrativa.

3. Acesso antecipado a lançamentos

Dar aos membros do clube a chance de comprar novos produtos antes do público geral os faz sentir-se especiais e importantes.

4. Descontos exclusivos e contínuos

Oferecer descontos regulares para membros incentiva a compra repetida e evita que o cliente busque alternativas em outras marcas.

5. Experiências memoráveis

Benefícios como acesso a eventos ou experiências exclusivas criam conexões emocionais fortes, aumentando a lealdade.

6. Programas de acúmulo de pontos

Permitir que clientes acumulem pontos por compras, que podem ser trocados por recompensas, gera um incentivo para que continuem comprando.

7. Reconhecimento e status

A criação de níveis de associação, como "ouro" ou "diamante", recompensa a lealdade e faz o cliente sentir-se parte de um grupo especial.

8. Ofertas para aniversários e datas especiais

A lembrança de datas importantes cria um laço emocional e reforça o valor da relação entre o cliente e a marca.

9. Facilidade de troca e reembolso

Membros de clubes de benefícios podem desfrutar de políticas mais flexíveis, o que aumenta a confiança e incentiva compras frequentes.

10. Suporte premium

Clientes que recebem um atendimento mais ágil e dedicado têm maior satisfação e confiança na marca, o que contribui para a retenção.

11. Gamificação das recompensas

Transformar a experiência em um jogo, como missões ou conquistas, faz com que a pessoa se engaje com o clube de maneira mais frequente.

12. Ofertas amigas para indicações

Incentivar membros a trazerem amigos para o clube não só aumenta a base de clientes, como fortalece o engajamento dos clientes existentes.

13. Comunicação personalizada e exclusiva

Informativos e promoções enviados apenas para membros do clube faz com que eles se sintam parte de um grupo privilegiado e bem-informado.

14. Acesso a produtos exclusivos

Disponibilizar itens que só membros podem comprar ou utilizar torna o clube mais atrativo e aumenta o senso de pertencimento.

15. Benefícios progressivos e cumulativos

À medida que o cliente permanece no clube, ele acumula mais vantagens, o que reforça a fidelidade ao longo do tempo.

Todas essas estratégias podem te ajudar a reduzir o churn, gerar mais valor para os seus clientes e atrair novos.

Vantagens de escolher a Alloyal para criar o seu clube de benefícios

Agora que você já sabe a importância de um clube de benefícios e como ele pode fazer sua marca reter e fidelizar clientes, deve estar se perguntando qual seria a melhor empresa para te ajudar a construir o seu programa, certo? 

Não se preocupe! Nós vamos te ajudar. 

A Alloyal se destaca no mercado por sua capacidade de oferecer soluções personalizadas. Com sua grande variedade de recompensas e uma interface intuitiva, o uso fica bem mais prático para o cliente.

Já são mais de mil programas criados e cerca de 8 milhões de usuários ativos. 

E tem mais: a personalização avançada que a Alloyal oferece, permite que as empresas moldem seus programas conforme as necessidades dos clientes.

Além disso, proporcionamos uma experiência integrada, que inclui suporte para otimizar o engajamento dos membros e monitoramento constante do programa criado.  

Essa abordagem focada em dados permite que você ajuste as estratégias conforme o comportamento dos clientes. Assim, a sua empresa tem mais sucesso na retenção dos membros ligados ao programa de benefícios.

4 passos para implementar seu clube de benefícios com a Alloyal e aumentar a retenção de clientes

Para iniciar um clube de benefícios com foco em retenção, é fundamental seguir algumas etapas estruturadas. Aqui na Alloyal oferecemos um processo que inclui:

1. Diagnóstico inicial

Para começar, avaliamos as necessidades da sua empresa e os objetivos de retenção para definir o escopo do programa.

2. Criação do plano

Depois, planejamos juntos com você as recompensas, a segmentação de público e definição das metas.

3. Integração

Após isso, implementamos o seu clube de benefícios, com uma plataforma de fácil utilização.

4. Suporte contínuo

Não esquente a cabeça! Após a criação do clube de benefícios, você terá acompanhamento e suporte para ajustar estratégias e garantir o sucesso do programa.

A Alloyal te auxilia em cada etapa, garantindo que o seu programa seja desenvolvido e executado de forma eficiente e com foco na retenção de clientes. 

A nossa expertise permite que a sua empresa ofereça um programa de alta qualidade, otimizando a satisfação dos clientes.

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