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Aprenda como criar um clube de desconto para a sua empresa

por
Alloyal
7/1/25
Leitura:
17
min.
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Aprenda como criar um clube de desconto para a sua empresa

Você sabe como criar um clube de desconto? Saiba que, se você busca fidelizar seus clientes, essa pode ser uma ótima estratégia de marketing de recompensas.

Nos últimos anos, o marketing vem passando por intensas e rápidas transformações. Se em sua primeira fase, ele era centrado no produto, com a expansão da internet e surgimento das redes sociais, ele passou a focar nos desejos e necessidades emocionais do consumidor.

Por isso, não basta oferecer preços atrativos para ter bons resultados. É preciso encantar o cliente em toda sua jornada de compra. Uma forma estratégica de encantamento e fidelização é criar um clube de desconto. Já pensou em inseri-lo no seu negócio?

É sobre isso que vamos detalhar neste artigo. Continue lendo!

O que considerar para ter um clube de benefícios?

O principal ponto a ser considerado para ter um clube de vantagens é conhecer sua persona.

Afinal, para escolher quais produtos você oferecerá descontos, por exemplo, é preciso entender quais deles despertam maior interesse no seu consumidor.

Além disso, é preciso estudar qual a margem de lucro que seu negócio terá sobre cada produto ou serviço e se há estoque disponível para atender, no caso de produtos. Somente assim, é possível oferecer descontos com qualidade.

Se o seu clube de vantagens não proporcionar descontos realmente bons e verdadeiros, sua empresa pode perder a credibilidade, fazendo com que você perca seus clientes para a concorrência.

💡 Um adendo antes de você prosseguir para o próximo tópico: clube de benefícios e clube de vantagens são tratados como sinônimos no mercado de programas de fidelidade. Portanto, quando usarmos esses termos neste e em outros artigos deste blog, saiba que ambos têm as mesmas características. 

Por que é importante ter um clube de vantagens?

O mercado cada vez mais competitivo e contar com um clube de vantagens cria uma relação de proximidade com o consumidor, fidelizando-o e ainda emplaca uma imagem no mercado como uma marca que se preocupa em superar as expectativas de seus clientes.

E não é só isso. O clube de vantagens é uma importante ferramenta de banco de dados sobre o perfil, as necessidades e desejos do seu público.

Por meio dele é possível obter não só dados como gênero, idade, localização, mas também, quais produtos e serviços atendem às preferências do consumidor, fazendo com que suas vendas sejam ainda mais eficazes.

Como criar um clube de desconto em 6 passos?

Sabendo que um clube de desconto é um tipo de clube de vantagens/benefícios, e que você já entendeu a importância dessa ferramenta para reter e fidelizar seus clientes, saiba como criar um clube de desconto eficaz.

1. Defina quem poderão ser os associados

Como já citado, é importante conhecer o seu público-alvo para que você seja mais estratégico na escolha de quais produtos concederá desconto, a porcentagem oferecida, dentre outros fatores.

Para isso, você pode utilizar enquetes nas redes sociais da empresa, analisar quais produtos e serviços têm mais cliques no seu site ou enviar uma pesquisa via e-mail marketing.

Caso seja possível investir, realizar uma pesquisa de mercado também pode ser uma ótima ferramenta de obtenção de dados para entender qual a melhor forma de atuação.

2. Conheça o nicho que seu clube vai atuar

Nicho de mercado nada mais é que uma estratégia de segmentação para auxiliar seu negócio a atingir o público certo, poupando sua empresa de investir trabalho e custos com consumidores que não têm o perfil desejado pela sua marca.

Para isso, mais uma vez é necessário pesquisar as necessidades e desejos dos seus clientes e alinhá-los com os objetivos da sua empresa.

Também é importante separar os clientes por semelhanças em comum, criando uma ou até mesmo várias personas. Essa ação fará com que sua empresa seja mais estratégica nas decisões sobre os descontos oferecidos.

3. Faça um planejamento das estratégias e ações

Até aqui você já conhece seu público e em que nicho atuará, chegou o momento de definir quais ações e estratégias adotar.

Dentro do planejamento, é preciso pensar na quantidade de produtos a serem estocados, qual será a logística de entrega e se o cliente poderá retirar na loja física. Defina também:

  • quais formas de pagamento serão oferecidas;
  • se o frete será grátis ou pago pelo cliente;
  • prazo de uso dos descontos e de entrega dos benefícios;
  • os melhores fornecedores;
  • e um local reservado para armazenar os produtos físicos com segurança.

4. Defina os planos e preços que serão oferecidos

Para que sua empresa não saia no prejuízo e também não conceda descontos que não são reais, é importante estar atento aos impostos que você pagará sobre os produtos, despesas com entrega, dentre outros investimentos.

Observe como os concorrentes diretos executam seus clubes para entender como eles trabalham, daí criar um diferencial a partir dos pontos fracos e fortes deles. Por exemplo, além de oferecer descontos, você pode conceder brindes.

5. Trabalhe com exclusividade

Uma ótima forma de tornar o seu clube de vantagens exclusivo é firmar parcerias com outras empresas para oferecer benefícios agregados.

Se você tem uma empresa de provedor de internet, por exemplo, que tal oferecer descontos em serviços de streaming ou armazenamento em nuvem ilimitado?

Firmar parcerias faz com que uma empresa se diferencie das demais, fidelizando os clientes já existentes e atraindo novos consumidores para sua marca.

6. Alinhe quais serão os benefícios e vantagens oferecidas

Como citamos em outro tópico, é importante escolher bem quais serão os benefícios e vantagens que serão concedidos aos clientes para que estejam de acordo com o seu perfil de consumo.

É importante que essas vantagens agreguem valor ao produto/serviço da empresa, criando soluções extras para as necessidades do seu público.

Quais as vantagens principais de um clube?

Saber como criar um clube de desconto é o passo final que você deve dar ao concluir esta leitura. Antes, listamos abaixo as principais vantagens de investir nessa estratégia. Confira!

Comunicação direta com o cliente

Com os dados coletados e analisados do clube de desconto, além de conhecer melhor os clientes, a empresa pode criar outras diversas estratégias de marketing para se comunicar com seu público-alvo.

Podem ser criados, por exemplo, blogs, fóruns e comunidades em que os assinantes tenham acesso a conteúdos exclusivos. Um espaço dedicado para promover discussões e trocas de experiências com a marca e demais consumidores.

Assim, os clientes se sentirão mais próximos do seu negócio, fortalecendo a relação entre marca e consumidores.

Uma marca que recentemente criou uma comunidade online gamificada para todos os seus clientes interagirem e serem recompensados por isso, é o iFood. Vale a pena conferir e ter como referência que dá certo deixar o cliente ajudar a construir a sua própria lealdade com a marca que ele consome.

Pagamento frequente

Com o cliente satisfeito e engajado com os benefícios oferecidos pelo seu clube de desconto, ele irá comprar mais e fará de tudo para pagar em dia.

Uma aposta certeira para que isso ocorra é o oferecimento de cashback a cada compra, na qual o cliente pode ir acumulando valores para continuar consumindo seu produto ou serviço.

Fidelização de clientes

Um clube de descontos que ainda concede outros benefícios de valor agregado, faz com que a relação entre cliente e empresa se torne duradoura.

Isso porque, quando seu clube oferece descontos verdadeiros, dentre outras vantagens que diferenciam seu negócio dos demais concorrentes, dificilmente seu cliente irá abandonar sua marca.

Geração de valor para o cliente

Quando o cliente entende e coloca na calculadora que assinar um clube de descontos realmente vale a pena, é gerado valor para ele. Logo, isso proporciona a ele uma experiência inovadora e positiva com a marca.

Quando sua empresa oferece um serviço que realmente possa agregar a uma maior qualidade de compra, isso reflete também em uma identificação maior com o bem-estar social do consumidor.

Assim, a empresa reflete uma imagem no mercado como uma marca que se preocupa com as questões sociais da vida cotidiana. O uso de telemedicina para empresas é um bom exemplo do potencial social que um programa de fidelidade pode englobar.

Saber como criar um clube de desconto vai além escolher uma lista de benefícios ou colocar seus produtos em promoção.

Para a longevidade do negócio, é fundamental que a empresa se destaque da concorrência por meio de uma experiência que entregue mais do que foi pago pelos clientes e os façam desejar mais novidades e novas ofertas diferenciadas. 

Criar uma comunidade em torno da sua marca

A grande sacada do mundo dos negócios, nessa era virtual, foi aprender a investir em comunidades de marca. Milhares de pessoas podem ser muito mais impactadas por uma marca, a partir do momento que elas se veem em uma comunidade.

Acima de tudo, as pessoas se aproximam por afinidade e buscam o senso de pertencimento o tempo todo. Por isso, grandes empresas têm investido na força das comunidades para apresentar suas ideias e, consequentemente, vender mais.

Essa é a grande ideia do clube de desconto, criar uma tribo de clientes que se unem para ter mais benefícios se comprarem mais. Esse, sim, é um engajamento que aumenta o retorno sobre o investimento (ROI).

Como funciona um clube de desconto?

Em termos operacionais, um clube de desconto é uma plataforma exclusiva ou link dentro do site da empresa que oferece recompensas aos seus membros. Essas recompensas podem ser vantagens e benefícios para o colaboradores (público interno) ou cliente final (público externo).

Os descontos podem variar desde vantagens em produtos e serviços da própria empresa até parcerias estratégicas com outras marcas. E não tem mistério para participar — a simplicidade e personalização são os grandes destaques do clube de desconto.

Principalmente para pequenas e médias empresas, que ainda não podem investir em programas de fidelidade robustos e completos, o clube de desconto funciona como uma maneira simples de demonstrar cuidado e interesse contínuo em manter o público satisfeito com a marca.

Como criar um clube de desconto para a sua empresa?

Geralmente, um clube de desconto é associado ao contato assíduo entre marca e consumidor final, uma estratégia unicamente de marketing de relacionamento. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitas empresas passaram a adicionar incentivos extras ao seu pacote de benefícios agregados à remuneração.

Então, nada mais pertinente do que ter clientes internos e externos como fãs de carteirinha da sua marca por meio de um programa de fidelidade. As opções de clube de desconto para os dois públicos podem ter recompensas semelhantes, mas é importante ter o bônus adequado aos interesses do vínculo entre os pares.

Veja o que pode ser feito para cada público!

Para colaboradores

Em um regime de contratação CLT, conceder benefícios que são previstos por lei não deveria ser considerado benefício, em si, já que são obrigações contratuais (vale-transporte, férias remuneradas, 13º salário, adicional noturno etc.).

Portanto, benefícios para colaboradores podem ser dados como forma de prezar pelo bem-estar e desenvolvimento do indivíduo, além de gerar mais produtividade e absorção de talentos. Daí que entra o clube para diversificar esse cuidado com descontos em:

  • cursos e programas de formação profissional;
  • academias de ginástica, clínicas ou profissionais de saúde;
  • workshops e palestras de desenvolvimento pessoal;
  • produtos/serviços da empresa ou de seus parceiros;
  • clubes de lazer e locais para entretenimento;
  • auxílio para pets (saúde e alimentação).

Para clientes

Aqui as opções são diversas e toda escolha dependerá do segmento da empresa ofertante, de datas sazonais, associação com fornecedores dos benefícios e interesses dos clientes.

Ofereça descontos exclusivos em produtos ou serviços que tenham vantagens únicas que só podem ser acessadas pelos membros do clube. Você pode incluir descontos em:

  • farmácias;
  • cinemas;
  • restaurantes;
  • academias e espaços de saúde e bem-estar;
  • lojas de roupas;
  • entretenimento. 
  • promoções associadas a datas comerciais, como Dia das Mães, Black Friday, Natal ou aniversário do cliente.

A variedade de ofertas e o alinhamento com o público-alvo são determinantes para que o clube de desconto seja visto por eles como indispensável. É isso que amplia a percepção de valor e aumenta o alcance da sua marca no médio e longo prazo.

Como criar um clube de desconto com a ajuda da Alloyal?

O clube de desconto pode ser uma excelente ferramenta para manter os clientes mais engajados com uma marca. Mais do que isso, esse benefício pode elevar a referência da empresa no mercado, além de trazer mais clientes (o boca a boca é inevitável!).

Já te explicamos como criar um clube de desconto, de forma geral. Agora, confira o que ele deve conter para trazer resultados para o negócio e quais benefícios a Alloyal oferece para quem aceita turbinar suas vendas com essa estratégia.

Aplicativo White Label

O clube de desconto da Alloyal oferece um modelo White Label para o seu negócio. Mas, para entender melhor a respeito, vamos explicar o que é esse modelo.

Empresas precisam propagar sua marca no mercado para atrair clientes, certo? O que acontece é que nem sempre essas empresas demandam uma estrutura completa/complexa de marketing para ser notada no mercado. Em muitos casos, elas oferecem seus produtos e serviços e terceirizam a tecnologia que vai capturar leads para o negócio.

Em outras palavras, uma empresa intermediadora de benefícios de fidelização pode emprestar sua estrutura de marketing para impulsionar as vendas de outra empresa. Por isso, o nome White Label ou, sem marca, traduzindo para o português.

A Alloyal entende isso e oferece para sua empresa um clube de vantagens com a tecnologia White Label. Você pode ter o seu próprio aplicativo, todo personalizado com as cores da sua marca e as mecânicas promocionais mais apropriadas para o momento do negócio. Nossa tecnologia está disponível para celulares Android e iOS.

Rede de parceiros

Ter a sua marca dentro de uma rede de parceiras aumenta as suas chances de crescimento assim como para o seu parceiro. Nessa troca, de maneira colaborativa, a rede de parcerias oferece promoções, descontos, pontos, produtos, dentre outras vantagens.

Isso fortalece o grupo, pois sua marca aparece para pessoas que só conheciam a marca do seu parceiro e vice-versa. É um verdadeiro jogo do ganha-ganha, já que todos ganham mais visibilidade e aumentam as chances de faturamento.

Além de mais lucro, uma rede de parceiros melhora o seu posicionamento no mercado. Automaticamente, quando a sua marca está associada às empresas de renome, sua visibilidade e autoridade no mercado cresce exponencialmente. Isso atrai olhares de novos e grandes parceiros, além de investidores — não necessariamente nessa mesma estratégia de marketing.

Aqui na Alloyal, sua empresa está associada a mais de 3 mil estabelecimentos. Entre eles, você encontrará grandes empresas como Magalu, Ponto Frio, Americanas entre outras marcas de prestígio entre os consumidores.

E o melhor de tudo é que são permitidas alterações a critério do cliente. Ou seja, você pode adicionar empresas que não estão na rede de parcerias e excluir as que você não tem interesse. Dessa maneira, é possível personalizar a rede de acordo com a sua estratégia de negócio.

Personalização do cardápio de ofertas

Existe uma grande variedade de cardápio de ofertas que você pode liberar para o seu cliente. Com isso, ele ficará ainda mais satisfeito ao receber ofertas exclusivas.

Essa maneira de deixar o membro do clube atualizado faz com que ele contribua para o aumento do ticket médio da empresa. Dessa forma, ele segue comprando com frequência e aumenta o Lifetime Value (LTV) do cliente na sua empresa.

O app da Alloyal facilita a vida do usuário mostrando ofertas que são relevantes e que fazem parte da sua jornada de compra. Simples e útil assim!

Cashback para os clientes

Nos últimos anos, o cashback tem sido uma estratégia muito utilizada para fazer o cliente retornar à empresa. Sem dúvida, comprar e receber um crédito em dinheiro em troca dá uma sensação maravilhosa de ter recebido dinheiro “de graça”.

Inclusive, é muito comum o consumidor preferir comprar em determinados estabelecimentos que oferecem cashback do que escolher outro local que vende a mesma mercadoria, na mesma faixa de preço.

O Cashback na Alloyal pode ser usado de várias maneiras pelo usuário:

  1. ele pode optar por deixar o crédito como saldo na conta para usar depois;
  2. deixar o cashback para abatimento em compras futuras, ou seja, usar o valor como crédito para compras, além de poder, pagar parcial ou totalmente um pedido;
  3. também pode ser usado para descontar valor de mensalidades.

Esses são modos estratégicos para estimular o uso do cashback pelo cliente. Dessa forma, o seu clube de descontos fica muito mais atrativo.

Painel de Dados

Saber exatamente o que está acontecendo na sua empresa é o que traz resultados no futuro. Nesse sentido, é importante acompanhar as estatísticas de acesso ao programa. A Alloyal dá acesso a um painel de dados que informa o número total de usuários e de usuários ativos.

Assim, fica mais fácil criar estratégias direcionadas para os clientes que não estão engajados com o clube de desconto. Até porque, o aplicativo de clube de vantagens da Alloyal é muito fácil de usar. Ele foi projetado para facilitar a vida do empresário e dos usuários, por isso criamos um dashboard bem intuitivo.

O que as pesquisas de mercado falam sobre os programas de fidelidade?

Mesmo mostrando alguns cases de clube de desconto da Alloyal e você certamente conhecendo alguns outros, sabemos o quanto é importante nos apoiarmos em fatos. Então, reunimos alguns dados de pesquisas de mercado que fortalecem tudo o que já apresentamos aqui. Olha só:

  • A lealdade à marca cairá um pouco em 2025, porém o uso de programas de lealdade vai aumentar. Segundo pesquisa da Forrester, os programas de fidelidade ganharão popularidade à medida que os consumidores procuram marcas que retornem benefícios para eles e lhes deem um alívio nas compras mais caras;
  • O Global Customer Loyalty Report 2024, da Antavo, constata que 9 de cada 10 empresas proprietárias de programas de fidelidade reportaram ROI positivo, com uma média de 4,8 vezes mais receitas obtidas do que o valor investido;
  • Pesquisa da CX Trends 2024 relatou que 76% dos respondentes se sentem mais inclinados a comprar de empresas ou marcas que oferecem programas de fidelidade.

E aí, te convencemos? Neste artigo, você aprendeu como criar um clube de desconto eficaz para sua empresa e como ele é capaz de aumentar a lucratividade do negócio, a retenção de clientes e a imagem de marca no mercado.

Se o seu cliente quer sempre algo a mais na hora de comprar os seus produtos, invista em um clube de desconto. Assim, ele se fideliza com a marca enquanto consome e, por consequência, a sua satisfação é convertida em novas vendas.

Agora que você aprendeu mais para que serve o clube de desconto da Alloyal, solicite o contato de um dos nossos consultores e receba uma proposta personalizada para as suas necessidades. 

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