Aprenda como criar um clube de desconto para a sua empresa
Entenda a importância e quais os passos de como criar um clube de desconto para a sua empresa e desponte no mercado.
Você sabe como criar um clube de desconto? Saiba que, se você busca fidelizar seus clientes, essa pode ser uma ótima estratégia de marketing de recompensas.
Nos últimos anos, o marketing vem passando por várias transformações. Se em sua primeira fase, ele era centrado no produto, com a expansão da internet e das redes sociais, ele passou a ser focado no consumidor e em seus desejos e necessidades emocionais.
Por isso, não basta oferecer preços atrativos para ter bons resultados. É preciso encantar o cliente em toda sua jornada de compra. Uma forma estratégica de encantamento e fidelização é criar um clube de desconto.
O que considerar para ter um clube de benefícios?
O principal ponto a ser considerado para ter um clube de vantagens é conhecer sua persona.
Afinal, para escolher quais produtos você oferecerá descontos, por exemplo, é preciso entender quais deles despertam maior interesse do seu consumidor.
Ainda, é preciso estudar qual a margem de lucro que seu negócio terá sobre cada produto ou serviço e se há estoque disponível para atender, no caso de produtos.
Pois, somente assim, é possível oferecer descontos com qualidade. Se o seu clube de vantagens não proporcionar descontos realmente bons e verdadeiros, sua empresa pode perder a credibilidade, fazendo com que você perca seus clientes para a concorrência.
Por que é importante ter um clube de vantagens?
Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com um clube de vantagens cria uma relação de proximidade com o consumidor, fidelizando-o e ainda emplaca uma imagem no mercado como uma marca que se preocupa em encantar seus clientes.
Ainda, o clube de vantagens é uma importante ferramenta de banco de dados sobre o perfil, as necessidades e desejos da sua persona.
Pois, por meio dele, é possível obter não só dados como gênero, idade, localização, mas, também, quais produtos e serviços atendem as preferências de sua persona, fazendo com que suas vendas sejam ainda mais eficazes.
Como criar um clube de desconto em 6 passos?
Agora que você entendeu a importância dessa ferramenta para reter e fidelizar seus clientes. Conheça os principais passos para saber como criar um clube de desconto eficaz.
1. Defina quem poderão ser os associados
Como já citado, é importante conhecer o seu público-alvo para que você seja mais estratégico na escolha de quais produtos concederá desconto, a porcentagem oferecida, dentre outros fatores cruciais.
Para isso, você pode investir em enquetes nas redes sociais da empresa, analisar quais produtos e serviços têm mais cliques no seu site.
E, caso você possa investir, uma pesquisa de mercado também pode ser uma ótima ferramenta de obtenção de dados para entender qual a melhor forma de atuação.
2. Conheça o nicho que seu clube vai atuar
Nicho de mercado nada mais é que uma estratégia de segmentação para auxiliar seu negócio a atingir o público certo poupando sua empresa de investir trabalho e custos com consumidores que não possuem o perfil da sua marca.
Para isso, mais uma vez é necessário pesquisar as necessidades e desejos dos seus clientes e alinhá-los com os objetivos da sua empresa.
Também é importante separar os clientes por semelhanças em comum, criando uma ou até mesmo várias personas. Essa ação fará com que você possa ser mais estratégico nas decisões de descontos.
3. Faça um planejamento das estratégias e ações
Agora que você já conhece seu público e em que nicho atuará, chegou o momento de definir quais ações e estratégias adotar.
Dentro do planejamento, é preciso pensar na quantidade de produtos a se ter no estoque, qual será a logística de entrega, ou se o cliente também poderá retirar na loja física.
Além disso, é preciso ter em mente sobre quais formas de pagamento serão oferecidas, se o frete será grátis ou não, prazo de entrega, além da escolha dos melhores fornecedores e se há um local onde o estoque poderá ficar armazenado com segurança.
4. Defina os planos e preços que serão oferecidos
Para que sua empresa não saia no prejuízo e também não conceda descontos que não são reais, é importante estar atento aos impostos que você irá pagar sobre os produtos, despesas com entrega, dentre outros investimentos.
Ainda, é importante pesquisar os concorrentes diretos para entender como eles trabalham e criar um diferencial sobre eles. Por exemplo, além de oferecer descontos, você pode conceder brindes.
5. Trabalhe com exclusividade
Uma ótima forma de tornar o seu clube de vantagens exclusivo é firmar parcerias com outras empresas para oferecer benefícios agregados.
Por exemplo, se você tem uma empresa de provedor de internet, que tal oferecer descontos em serviços de streaming ou armazenamento em nuvem ilimitado?
Firmar parcerias, faz com que sua empresa se diferencie das demais, fidelizando os clientes já existentes e atraindo novos consumidores para sua marca.
6. Alinhe quais serão os benefícios e vantagens oferecidas
Como citamos no último tópico, é importante escolher bem quais serão os benefícios e vantagens que serão oferecidas aos clientes, de acordo com o perfil de consumo.
É importante que essas vantagens agreguem valor ao seu produto ou serviço, tornando-se soluções para as necessidades do seu consumidor.
Quais as vantagens principais de um clube?
Se você ainda não está convencido em implantar um clube de desconto na sua empresa, vamos apresentar agora as principais vantagens de investir nessa estratégia.
Comunicação direta com o cliente
Com os dados coletados e analisados que o clube de desconto proporciona, além de conhecer melhor sua persona, a empresa pode criar outras diversas estratégias de marketing para se comunicar com seus clientes.
Podem ser criados, por exemplo, blogs, fóruns e comunidades onde os assinantes tenham acesso à conteúdos exclusivos e ainda tenham um espaço para discussões e trocas de experiências com a marca e demais consumidores.
Assim, os clientes se sentirão mais próximos do seu negócio, fortalecendo a relação entre marca e consumidores.
Pagamento frequente
Com o cliente satisfeito e engajado com os benefícios oferecidos pelo seu clube de desconto, ele irá comprar mais e fará de tudo para pagar em dia.
Uma aposta assertiva também para que isso ocorra é o oferecimento de cashback a cada compra, onde o cliente pode ir acumulando valores para continuar consumindo seu produto ou serviço.
Fidelização de clientes
Um clube de descontos que ainda concede outros benefícios de valor agregado, faz como que a relação entre cliente e empresa se torne duradoura.
Isso porque, quando seu clube oferece descontos verdadeiros dentre outras vantagens que diferenciam seu negócio dos demais concorrentes, dificilmente seu cliente irá abandonar sua marca.
Geração de valor para o cliente
Quando o cliente entende e coloca na calculadora que assinar seu clube de descontos realmente vale à pena, é gerado valor para ele, fazendo com que ele tenha uma experiência inovadora e positiva com a sua marca.
Ainda, quando sua empresa oferece um serviço que realmente possa agregar à uma maior qualidade de compra, isso reflete também em uma identificação maior com o bem estar social do consumidor.
Assim, a empresa reflete uma imagem no mercado como uma marca que se preocupa com as questões sociais da vida cotidiana.
Entender a importância e os passos para criar um clube de desconto para o negócio é fundamental para que a sua empresa possa criar um diferencial no mercado diante da concorrência por meio de uma experiência que agrega valor, fidelizando cada vez mais clientes.
Como criar um clube de desconto para a sua empresa?
O clube de desconto pode ser uma excelente ferramenta para manter seus clientes mais engajados com a marca. Mais do que isso, esse benefício pode elevar a referência da empresa no mercado, além de trazer mais clientes. Agora, veja os benefícios que a Alloyal oferece.
Aplicativo White Label
O clube de desconto da Alloyal oferece um modelo White Label para o seu negócio. Mas, para entender melhor a respeito, vamos explicar o que seria esse modelo.
Empresas precisam propagar sua marca ao mercado para atrair clientes, certo? O que acontece é que nem sempre essas empresas demandam de uma estrutura de marketing para aparecer no mercado. Em muitos casos, elas oferecem seus produtos e serviços e terceirizam a tecnologia que vai capturar leads para o negócio.
Em outras palavras, uma empresa que não tem marca pode oferecer toda a estrutura de marketing para impulsionar as vendas da outra empresa. Por isso, o nome White Label, ou, sem marca, traduzindo para o português.
A Alloyal entende isso e oferece para sua empresa um clube de vantagens com a tecnologia White Label. Você pode ter o seu próprio aplicativo todo personalizado com as cores da sua marca. Nossa tecnologia está disponível para celulares Android e IOS.
Rede de parceiros
Ter a sua marca dentro da rede de parceiras só aumenta as chances de crescimento não só para sua empresa como também para o seu parceiro. Assim, de maneira colaborativa, a rede de parcerias promove promoções, descontos, entre outras vantagens.
Isso fortalece o grupo, pois sua marca aparece para clientes que só conheciam a marca do seu parceiro e vice-versa. É um verdadeiro jogo do ganha-ganha, em que todos ganham mais visibilidade e aumentam as chances de faturamento.
Além de mais lucro, uma rede de parceiros proporciona também mais prestígio. Na verdade, quando a sua marca está associada a empresas de renome, sua visibilidade e autoridade no mercado cresce exponencialmente. Isso só favorece mais parcerias e novos investidores para o seu negócio.
Aqui na Alloyal, sua empresa está associada a mais de 25 mil estabelecimentos. Entre eles, você encontrará grandes empresas como Magalu, Ponto, Americanas, Submarino entre outras marcas de renome.
E o melhor de tudo é que são permitidas alterações a critério do cliente. Ou seja, você pode adicionar empresas que não estão na rede de parcerias e excluir as que você não tem interesse. Dessa maneira, é possível personalizar a rede de acordo com a sua estratégia de negócio.
Personalização do cardápio de ofertas
Existe uma variedade grande de cardápio de ofertas que você pode oferecer para o seu cliente. Com isso, seu cliente vai ficar ainda mais satisfeito ao receber ofertas exclusivas.
Essa maneira de deixar o cliente atualizado faz com ele contribua para o aumento do ticket-médio da empresa. Dessa forma, ele continua fazendo compras recorrentes e aumenta o LTV(Lifetime Value) do cliente na sua empresa.
O app da Alloyal facilita a vida do cliente oferecendo ofertas que são relevantes e que fazem parte da sua jornada de compra.
Cashback para os clientes
Ultimamente, o cashback tem sido uma estratégia muito utilizada para fazer o cliente retornar à empresa. Sem dúvida, comprar e receber um crédito em dinheiro em troca dá uma sensação maravilhosa. Muitas vezes, o cliente está atrás de ser recompensado por fazer a compra em determinados estabelecimentos que oferecem cashbacks.
O Cashback na Alloyal pode ser usado de várias maneiras pelo cliente. Ele pode optar por deixar o crédito como saldo na conta para usar depois. Outra maneira de aproveitar o retorno do valor é deixando como Cashback por Abatimento. Em outras palavras, o cliente pode deixar o valor como crédito para compras futuras.
Por último, o cashback pode ser usado também para descontar valor de mensalidades. Essa é uma maneira estratégica para estimular o uso do plano pelo cliente. Dessa forma, o seu clube de descontos fica muito mais atrativo.
Painel de Dados
Saber exatamente o que está acontecendo na sua empresa é o que traz resultados no futuro. Por isso, a Alloyal dá acesso a um painel de dados que informará o número total de usuários e de usuários ativos.
Assim, fica mais fácil criar estratégias direcionadas para aquele cliente que não está movimentando o clube de desconto. Por outro lado, o aplicativo de clube de vantagens da Alloyal é muito fácil de usar. Foi pensando em facilitar a vida do empresário que criamos um dashboard bem intuitivo.
Criar um comunidade em torno da sua marca
A grande sacada do mundo business foi aprender a investir em comunidades. Milhares de pessoas podem ser muito mais impactadas por uma marca, a partir do momento que elas se veem em uma comunidade.
Acima de tudo, as pessoas se aproximam por afinidade e buscam o senso de pertencimento o tempo todo. Por isso, grandes empresas têm investido na força das comunidades para apresentar suas ideias e, consequentemente, vender mais.
Essa é a grande ideia do clube de desconto. Certamente, gerar engajamento é um dos objetivos.
O clube de desconto deve ser apresentado para o cliente que quer receber vantagens, enquanto compra algum produto. Assim, ele aproveita para fidelizar com a marca e, como resultado, converte a sua satisfação em vendas.
Agora que você aprendeu mais para que serve o clube de desconto da Alloyal, conheça também o aplicativo. Clique aqui e confira!