Aprenda como diminuir a inadimplência com dicas práticas
Entenda como diminuir a inadimplência da sua empresa com algumas dicas práticas fáceis. Evite prejuízos para a sua empresa.
Saber como diminuir a inadimplência é essencial para todas as empresas, pois um número elevado de clientes com pagamentos atrasados desorganiza o fluxo de caixa, atrapalha as previsões de mercado e dificulta a elaboração de estratégias.
Inadimplente é o indivíduo que não efetua algum de seus pagamentos até a data de vencimento e deixa uma ou mais dívidas em aberto. Segundo o Serasa Experian, o mês de maio de 2022 registrou 66,6 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, o maior índice desde de 2016.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, abordando como a empresa consegue, por meio de um bom planejamento, diminuir a inadimplência. Acompanhe!
Como diminuir a inadimplência com 10 práticas
Combater a inadimplência em uma empresa é fundamental para a saúde financeira dos negócios a longo prazo. Porém, uma atitude como essa, executada de maneira incorreta, com cobranças indevidas, pode trazer diversos problemas, incluindo processos judiciais.
Portanto, é preciso construir um bom relacionamento com os consumidores para entender como diminuir a inadimplência de clientes. Confira as 10 dicas que separamos para ajudar você a conquistar esse objetivo!
1. Seja amigável durante a cobrança
A primeira dica desta lista deve ser aplicada em todas as etapas do processo de lidar com a inadimplência de clientes: ser amigável durante a cobrança. Se um cliente está com pagamentos atrasados, a sua empresa tem a liberdade de cobrar, mas isso deve ser feito com educação.
O direito de ser bem tratado, mesmo em casos de inadimplência, é garantido pelo Artigo 42 do Código do Consumidor, que diz que:
“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.
2. Ofereça benefícios para quem paga em dia
Uma das técnicas mais efetivas para diminuir as taxas de inadimplência dos seus clientes é incentivar previamente o pagamento das faturas dentro do prazo de vencimento.
Para isso, sua empresa pode oferecer descontos ou acesso a funcionalidades exclusivas do seu serviço para aqueles que possuírem o histórico de pagamentos positivo.
3. Negocie com o cliente inadimplente
Antes de pressionar os clientes com ações judiciais e outras medidas mais severas, é importante que sua empresa inicie uma negociação com eles.
Em muitos casos, um consumidor inadimplente não está tentando aplicar um golpe, mas passando por dificuldades financeiras e pode, até mesmo, ter esquecido de pagar a conta.
4. Ofereça diferentes forma de fazer o pagamento
A longo prazo, é mais importante que uma empresa receba os valores cobrados pelos seus produtos ou serviços de diferentes formas do que oferecer meios de pagamentos limitados e acabar perdendo boa parte de seu público consumidor.
Portanto, estude todos os tipos de pagamento que podem fazer sentido em seu modelo de negócios e dê o máximo de opções possíveis para seus clientes.
É importante lembrar que, mesmo que o seu público tenha comportamentos e hábitos de consumo parecidos, cada indivíduo organiza suas finanças de uma maneira diferente. Alguns preferem parcelar em várias vezes, outros pagam tudo à vista, há quem prefira boletos, débito em conta e assim por diante.
5. Mantenha uma régua de cobrança bem definida
A inadimplência está, na maioria das vezes, ligada às atitudes dos clientes. Porém, a empresa deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para lidar melhor com esse fenômeno.
Uma das medidas que uma empresa pode tomar para diminuir os prejuízos gerados pela inadimplência é aplicar uma régua de cobranças eficiente. Dessa forma, você garante que todos os clientes serão impactados e ainda pode adaptar a estratégia para diferentes perfis de devedores, diferenciando quem atrasa todos os meses e quem não paga de forma esporádica, por exemplo.
6. Invista no relacionamento com seus clientes
Ao enfrentar a inadimplência, o objetivo é receber a devida quantia sem perder cliente. O desafio principal, nestes casos, é reeducar os consumidores, reforçando os benefícios gerados pelo seu produto ou serviço e estimulando uma organização financeira mais eficiente.
Então, criar muitos atritos e desgastar a relação da sua empresa com o seu público ocasionará a perda de um cliente e, possivelmente, de uma parte de seu ciclo de convívio que receberá relatos de uma experiência ruim.
7. Tenha um time especializado para fazer essa cobrança
Cobrar clientes com pagamentos atrasados não é uma tarefa fácil. Assuntos financeiros podem ser delicados para grande parte das pessoas e isso pode gerar níveis de estresse elevados.
Por isso, é importante que sua empresa invista em um time especializado nesse tipo de cobrança. Procure profissionais capacitados que trabalhem bem sob pressão, sejam articulados e resolvam as adversidades mantendo a calma.
8. Crie uma comunidade ativa e engajada com sua marca
Uma das maneiras mais eficazes de manter o pagamento dos clientes em dia é reforçando o valor que a sua marca proporciona a eles. Quando você constrói uma comunidade engajada, que acredita realmente nos valores da sua empresa, ela estará ainda mais disposta a contribuir por conta própria.
9. Faça planos de renegociação se necessário
Quanto mais maleável for a estratégia de cobrança da sua empresa, maiores são as possibilidades dos clientes colocarem seus pagamentos em dia.
Aumentar as possibilidades de acordos garante que a sua empresa receba o valor total devido pelo cliente, mesmo que ele não seja pago de uma só vez.
10. Tenha um bom método de gerenciamento de crédito
Para criar uma estratégia efetiva de combate à inadimplência é essencial monitorar as operações de crédito realizadas ao longo do tempo.
A regra geral da literatura especializada é aumentar o crédito dos clientes regulares e diminuir ou negar àqueles que são mais inconstantes. Fazendo isso, você filtra seu público e diminui progressivamente os prejuízos.
Como cobrar clientes inadimplentes?
Para cobrar clientes inadimplentes de maneira eficiente, é necessário organizar os processos da empresa relacionados a esse objetivo. Dessa forma, é importante manter o cadastro organizado daqueles que estão com os pagamentos atrasados, a fim de criar previsões baseadas em dados e estratégias mais eficazes.
Além disso, é fundamental elaborar um plano de ação que respeite a integridade dos consumidores e contemple boas alternativas de negociação das dívidas e estruturação de acordos vantajosos.
Como fazer para diminuir a inadimplência na empresa?
Cobrar clientes com pagamentos atrasados, na verdade, não previne que os níveis de inadimplência aumentem, apenas resolvem o problema temporariamente.
Portanto, para realmente tratar a inadimplência em uma empresa, é preciso investir em fidelização de clientes e envolvimento. Utilizar uma solução como a da Alloyal, que oferece à sua empresa a possibilidade de montar um programa de lealdade exclusivo, enriquece o relacionamento com o público e constrói uma base consumidora muito mais engajada.
Para entender, então, como diminuir a inadimplência dos clientes, é preciso estudar as possíveis causas desse fenômeno na sua empresa e criar estratégias efetivas de incentivo ao pagamento antecipado e negociação de dívidas, colocadas em ação sempre de maneira educada, preservando a integridade dos consumidores.
Para melhorar ainda mais o relacionamento da sua empresa com os consumidores, veja como melhorar a experiência do cliente!