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min.

Aprenda como aumentar o ticket médio da sua empresa em 10 passos

Conheça as melhores estratégias de como aumentar o ticket médio na sua empresa de forma orgânica e positiva.

por
Alloyal
23/6/24
16/5/2024

Aumentar o ticket médio é uma ótima maneira de aumentar o faturamento da empresa. A partir de um cálculo que mede o quanto cada cliente gasta, é possível saber o quanto ele retorna para a empresa.

Trabalhar em estratégias que contribuem para aumentar o ticket médio é uma forma de aumentar a rentabilidade da empresa. Fazer esse cálculo também traz informações importantes sobre as vendas de um determinado período, o que está vendendo mais, entre outros.

Depois de ter esses dados na planilha é só praticar ações que vão contribuir para esse propósito. Veja aqui algumas dicas práticas para fazer o seu cliente aumentar esse indicador. Confira!

O que significa aumentar o ticket médio?

Aumentar o ticket médio significa elevar o valor médio de vendas diárias. Isso ajuda a manter a saúde financeira do negócio. Se a média estiver abaixo da meta estipulada, é possível focar em estratégias que visem o aumento do ticket médio. Veja 10 estratégias abaixo:

10 estratégias de como aumentar o ticket médio

Separamos 10 estratégias que vão fazer a diferença no faturamento. Veja abaixo:

1. Fortaleça o relacionamento com sua base de clientes

Entender que a base de clientes é a grande mina de ouro da empresa é importante para evitar o churn elevado. Sabemos que a rotatividade faz parte de qualquer empresa, mas precisamos tratar a base de clientes da melhor maneira possível.

Por isso, saber mais sobre seu comportamento como cliente, suas dúvidas e insatisfações, contribuem para um alinhamento a fim de cativar ainda mais esse cliente.

2. Incentive a indicação para novos clientes

Indicar outras pessoas através de relacionamentos próximos é uma maneira de aumentar o ticket médio da empresa. Uma maneira eficiente de trazer pessoas para conhecer a sua marca é valorizando seus clientes com o Member get Member.

Assim, os clientes que já estão satisfeitos com seus produtos e serviços, ganham por indicação de novos membros. Essa é uma forma dele se sentir valorizado pela empresa com o ganho de créditos em dinheiro ou com outra forma bonificação.

3. Expanda sua base de clientes com estratégias de vendas criativas

Agora que você já sabe o que seu cliente gosta, chega a hora de expandir a base de clientes. Mas, acima de tudo, é preciso entender o que está dando certo e apresentar algo que esteja dentro da sua linha de consumo.

Para isso, saber o que a sua persona gosta é fundamental para fazer vendas assertivas dentro da mesma base de clientes.

Outra ideia é expandir as vendas para novos mercados, explorando novos públicos. Às vezes uma mudança de ponto de vista pode fazer a diferença na hora de alcançar novas vendas.

4. Conheça bem a sua persona para fazer estratégias efetivas

A persona é um personagem fictício que apresenta características de um tipo de cliente. Hoje, tornou-se indispensável ter essa caricatura bem elaborada para fazer vendas mais direcionadas.

Sendo assim, fazer uma pesquisa minuciosa da persona é uma maneira de fazer estratégias efetivas para aumentar o ticket médio.

5. Trabalhe com cross-selling e up selling

Tanto no cross-selling quanto no up-selling você vai ajudar a tirar o cliente da zona de conforto. A equipe de vendas tem a função de prestar uma consultoria ao cliente que quer se sentir satisfeito com a compra.

No caso do cross-selling, o consumidor vai levar algo complementar ao produto principal. Ou seja, o cliente que deseja comprar uma calça, pode se interessar também por uma blusa para compor o look. Teremos aí uma venda a mais no caixa.

Já no caso do up-selling, o cliente pode levar algo com valor a mais do que ele estava prevendo. Convencê-lo disso é fácil, pois nem todo cliente compra pelo preço. Se ele vir vantagens em adquirir um produto premium com mais qualidade e durabilidade, ele vai deixar o produto de menor valor.

6. Monitore de perto a taxa de churn e potenciais clientes insatisfeitos

Ter uma média de rotatividade de clientes que entram e saem da empresa é perfeitamente normal. Mas, de qualquer forma, o monitoramento deve ser feito com atenção.

A taxa de churn deve ser monitorada de perto para compreender melhor a satisfação do cliente. Além do churn, existem outros indicadores que medem a satisfação do cliente.

7. Invista em um pós-venda atraente

Mais do que vender é preciso também investir em atendimento. O que muita empresa deixa a desejar é na hora de fazer um pós-venda atrativo.

Por isso, faça aparições nas redes sociais com assuntos relevantes para o seu público. Tire dúvidas e mande e-mails frequentes, às vezes, com ofertas.

8. Aumente a sua oferta de produtos

Ter uma oportunidade maior de escolha é uma maneira de agradar o cliente. E, na hora de aumentar o ticket médio, ofereça um catálogo com todos os produtos que a sua empresa oferece.

Seguindo a proposta do cross-selling, em que o cliente compra algo que complementa o produto, ele pode optar por algo que está fora do seu planejamento.

9. Melhore a precificação

Criar opções de ofertas de preços também faz parte de uma maneira de aumentar o ticket médio da empresa. Geralmente, as empresas que oferecem planos de assinaturas, trabalham com três tipos de preço: o básico, o médio e o premium. A proposta é fazer com que o médio seja o mais atrativo para o grande público.

Essa é uma maneira de proporcionar comparações que o levem para o preço que a empresa estipula ser o ideal. No caso de lojas físicas ou e-commerces, apresente ofertas que estão dentro de uma margem aceitável.

Existe também a estratégia do desconto progressivo. A ideia é oferecer desconto à medida que o cliente compra mais. Digamos que ele queira comprar um par de tênis de corrida. Porém, caso ele compre também um par de chinelos e um par de meias, ele ganha desconto em cima de toda compra.

Assim, a loja aumenta o ticket médio e ganha mais em faturamento.

10. Invista em um programa de lealdade de clientes

A relação entre cliente e empresa está muito atrelada também ao lado emocional. Como sinal de que isso está se expandindo no mundo dos negócios, as marcas que apoiam causas sociais estão ganhando mais adeptos cada vez mais.

O que todos querem é mais engajamento de clientes fiéis que fazem compras recorrentes e ainda indicam pessoas para fazer parte também. Por isso, retribua a fidelidade de quem acredita na sua marca.

Com apenas poucas ações é possível aumentar o ticket médio sem “empurrar vendas” desnecessárias para o cliente.

Agora que você viu 10 maneiras de aumentar o ticket médio, que tal começar a colocar em prática? Veja também um artigo que preparamos que fala da relação entre satisfação do cliente e ticket médio.

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