Conheça 8 vantagens do programa de lealdade para empresas
Entenda como tornar seu negócio mais competitivo com um clube de benefícios para empresas que atenda às necessidades dos seus clientes.
Muitas pessoas acreditam que o programa de lealdade para empresas é algo elaborado apenas para colaboradores. Mas esse programa pode oferecer vantagens competitivas quando elaborado para atender os clientes.
A princípio, pense no programa como uma solução capaz de oferecer benefícios flexíveis para os clientes. Isso é ótimo para que eles se sintam mais mais valorizados; e também ajuda no gerenciamento de quais serviços serão disponibilizados.
Nos tópicos seguintes, explicamos cuidadosamente o que é um programa de lealdade para a sua empresa e quais as suas principais vantagens.
Afinal, o que é um programa de lealdade?
Para compreender o assunto, vamos começar com o conceito de clube: uma associação de pessoas cujas atividades se dão em torno de um assunto de interesse mútuo. Um clube de xadrez, por exemplo, se reúne para jogar e aprender. Mas, afinal, e o clube de benefícios?
Nesse caso, temos um conjunto de pessoas interessadas em obter descontos ou vantagens adicionais em compras, algo que não teriam antes da associação.
Porém, formar um clube dá trabalho. É preciso buscar associados, criar políticas do tipo ganha ganha e sustentar regras para uma boa vizinhança. Logo, é muito difícil que a empresa consiga fazer isso sozinha e repassar essas vantagens aos seus clientes.
É aí que entra um elemento imprescindível: a tecnologia. Uma plataforma de gestão de benefícios permite que a empresa tenham acesso a uma enorme rede de lojas parceiras que oferecem benefícios únicos e realmente valiosos.
Ao fazer parte da plataforma, você automaticamente pertencerá ao programa e poderá desfrutar suas vantagens. Mais adiante, apresentamos um exemplo prático.
Quais são as vantagens de entrar no programa de lealdade?
Há uma enorme quantidade de benefícios que podem ser oferecidos para clientes, como para os colaboradores — conhecidos como corporativos.
Ambos trazem vantagens competitivas como o aumento da produtividade e o engajamento. Nos tópicos seguintes, apresentamos 6 dos principais ganhos ao apostar em programa de lealdade para as empresas.
1. Promove o bem-estar dos colaboradores e clientes
Primeiro, oferecer uma vasta rede de benefícios tem um impacto direto no bem-estar dos colaboradores e dos clientes. Eles podem se sentir mais beneficiados em fazer parte da organização, consumir seus produtos e usufruir de vantagens que vão muito além das tradicionais.
Esse bem-estar resulta em algumas vantagens secundárias, como a melhoria do clima de trabalho e a redução de taxas de evasão ou absenteísmo. E mais, promove um aumento de 86% na produtividade e 70% na rentabilidade da empresa, em média.
Em relação aos clientes, o clube de benefícios os aproximam da marca, oferecendo recursos e benefícios que vão para além do serviço prestado.
2. Aumenta a capacidade de atração de clientes e novos talentos
Encontrar e contratar profissionais talentosos é desafiador. Muitos gestores falam da dificuldade de recrutar candidatos com competências técnicas adequadas à empresa. Para reduzir esse desafio, é preciso investir na atração de talentos.
O programa de lealdade, por si só, é um grande benefício. É um elemento chave para reforçar a marca empregadora e mostrar que existem muitas vantagens em fazer parte da empresa, literalmente. Assim, será mais fácil despertar o interesse dos talentos.
O mesmo raciocínio serve para a atração de novos clientes, ao oferecer descontos e benefícios que vão além do produto consumido, a marca fortalece a sua presença no mercado. Isso se torna um diferencial competitivo em relação às outras empresas que oferecem o mesmo produto.
3. Flexibiliza o uso dos benefícios
Uma das principais vantagens do programa de lealdade é sua flexibilidade. As pessoas passam a ter acesso a uma vasta rede de lojas parceiras, tanto presenciais quanto on-line, permitindo uma maior satisfação das necessidades existentes.
Quando a empresa não faz parte de um programa e oferece um pequeno punhado de benefícios, os profissionais ficam mais “engessados”. Eles precisam escolher entre um número muito limitado de parceiros e, muitas vezes, nem conseguem consumir o que realmente desejam.
4. Reduz custos não estratégicos
Caso não conte com um programa de lealdade, para oferecer vantagens aos seus colaboradores e clientes, a empresa precisa investir mais tempo, energia e dinheiro na escolha e manutenção de parceiros que ofereçam benefícios exclusivos.
Por outro lado, ao participar do programa, já existe uma grande quantidade de parceiros, e a empresa não precisa gastar tempo e dinheiro com essa tarefa. É só desfrutar. Isso significa que precisará gastar menos recursos e poderá manter o foco em outras atividades.
5. Maximiza a retenção de clientes
Outro desafio da empresa é reter clientes. Os cancelamentos promovem vários prejuízos à empresa. Infelizmente, por não enxergarem valor na empresa, muitos clientes optam por cancelar os serviços quando confrontam qualquer dificuldade.
Ao oferecer benefícios interessantes e volumosos, fica mais fácil garantir que os clientes continuem na empresa. A razão é eles se sentirem mais valorizados e bem recompensados, o que resulta em satisfação e lealdade à organização.
6. Gera vantagem competitiva
Todos esses benefícios, juntos, garantem que a empresa construa uma vantagem competitiva. Ou seja, ela pode ficar um passo à frente dos seus outros competidores. Afinal, conta com profissionais mais talentosos, motivados e comprometidos.
Não por acaso, segundo pesquisa veiculada na Harvard Business, empresas com boas práticas de RH — e a oferta de benefícios é uma das melhores — têm desempenho 51% superior à média do seu respectivo mercado. Ou seja, são empresas fora da curva.
7. Aumentar o Ticket Médio
O marketing focado no cliente tem ganhado cada vez mais força e ajudado a expandir o mundo dos negócios, aumentando a recorrência de compras, logo, o ticket médio.
O programa de lealdade para empresas consegue escalar o ticket médio, quando elas enxergam o real desejo do cliente ou colaborador, aumentando o engajamento de clientes fiéis.
Esse cliente que encontra os benefícios que procura na sua empresa faz compras frequentes e ainda indicam pessoas para fazer parte também.
Com apenas poucas ações é possível aumentar o ticket médio sem “empurrar vendas” desnecessárias.
8. Gerar uma experiência inovadora para o cliente
O consumidor do século XXI é muito bem informado e exigente. Antenado na tecnologia, ele busca soluções práticas e inovadoras, e você pode promover isso por meio de um programa de lealdade.
Aliar economia sem burocracia é apresentar ao consumidor opções mais adaptáveis, por exemplo. Ele não precisa somar pontos em uma cartela física para trocar por um prêmio.
Pode somar benefícios no aplicativo e resgatar o voucher no momento que precisar, adquirindo, dentre as opções oferecidas pela sua empresa, o benefício que melhor se adequa a ele.
O que considerar ao criar um programa de lealdade?
Para criar um programa de lealdade para empresa é preciso levar em conta alguns pontos ao criar e implementar, sendo os três principais a experiência do usuário, os tipos de benefícios que o programa dará e a forma de divulgação das vantagens.
Veja a seguir.
Experiência do usuário
Nunca se falou tanto sobre a experiência do usuário como hoje. Isso porque grandes empresas já perceberam que quando uma determinada plataforma não tem uma navegação intuitiva, o usuário pode muito bem desistir de fazer qualquer ação e nunca mais tentar de novo.
Por isso, ao escolher a plataforma para o programa de lealdade para sua empresa, leve isso em consideração.
Procure escolher plataformas que o resgate de pontos, acesso aos descontos, interface e usabilidade sejam claras e simples de usar.
Tecnologia necessária para implementar
Se você deseja implementar um programa de lealdade na sua empresa, é necessário ter a tecnologia certa para a ampliação de serviços e a otimização de criação de ferramentas que auxiliem a jornada nas empresas.
As plataformas White Label, por exemplo, são customizadas, visando atender às demandas e necessidades do serviço de forma totalmente personalizada.
Outro ponto a se destacar no formato White Label é o benefício do total poder sobre o produto ou serviço adquirido pelo contratante. Diferentemente dos modelos de negócio comuns, o White Label permite que a empresa possa observar a relevância da plataforma ou serviços diante ao público antes de adquiri-los.
Isso ocorre pois a empresa desenvolvedora vende seus serviços a diversas outras empresas, com isso, é possível observar como o serviço reage em vários setores, analisando seus feedbacks e seus impactos.
Por exemplo, por meio da análise de métricas e níveis de satisfação, uma empresa pode prever como um serviço pode impactar a prospecção dos seus clientes.
Escolha dos parceiros dentro do programa
Algumas empresas já dispõe de um catálogo de empresas parceiras para que o beneficiário tenha no programa o acesso às promoções, descontos e gratuidades de qualidade, de locais idôneos e vantajosos.
Contudo, também existe a possibilidade de você incluir seus próprios parceiros em um programa de lealdade, mais voltados à sua persona e ao que deseja entregar a ela.
Divulgação para a base de clientes
É importante que o programa escolhido tenha uma boa forma de divulgar os produtos e serviços com desconto.
Se o cliente for desatento e não acessar a plataforma com frequência, pode acabar esquecendo dos benefícios que tem e nem lembrar mais que faz parte do programa de lealdade da empresa.
Portanto, cuide da divulgação e antes de implementar o programa, procure saber quais as formas que a plataforma chega até o consumidor (mensagens de texto, e-mails, aplicativos com notificações etc).
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Algumas empresas já fazem esse tipo de trabalho com economia inteligente, mas podemos garantir que a Alloyal oferece uma experiência completa de gestão de benefícios.
Desenvolvemos uma plataforma que contempla tudo o que a empresa precisa para ter um bom programa de benefícios, seja para os seus colaboradores, clientes e/ou stakeholders (associados, cooperados, fornecedores, entre outros).
Além do aplicativo — totalmente personalizado com a linguagem visual da empresa contratante —, a Alloyal oferece um dashboard com a informação de uso e acessos a cada promoção.
Com esses dados é possível ter insights para conhecer melhor os seus consumidores, aperfeiçoando suas estratégias de atração, retenção, lealdade e fidelização.
É uma verdadeira conexão entre as marcas e as pessoas por meio de uma plataforma digital totalmente personalizada.
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Como escolher seu programa de lealdade para empresas?
Para escolher seu programa de lealdade, fique atento a alguns fatores. Primeiro, busque uma plataforma de ponta, que maximize sua experiência no programa.
O ideal é fazer uma seleção com bastante conhecimento, com base em critérios de qualidade e praticidade. Afinal, os programas não oferecem as mesmas vantagens nem contam com os mesmos parceiros.
A Alloyal tem o programa de lealdade que oferece o que há de melhor em economia inteligente para sua empresa.
Sua plataforma de gestão de benefícios permite o acesso a uma rede de milhares de estabelecimentos, melhorando toda a experiência dos seus clientes. Além disso, toda a plataforma se adapta à imagem da empresa, sendo personalizada conforme necessidade.
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