Blog
Busca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Entenda a importância e o que é ticket médio

por
Alloyal
23/6/24
10/5/2024

Você sabe o que é ticket médio? Ele é um dos principais indicadores de vendas utilizados pelas empresas, pois a métrica demonstra o valor médio que os clientes pagam por um produto ou serviço ofertado.

Apesar da relevância desse tema, muitos empreendedores ainda não têm profundo conhecimento sobre o tema. Por esse motivo, podem perder oportunidades de aumentar o ticket médio na organização.

Compreender o ticket médio e a importância dele para a empresa é fundamental para quem deseja crescer e fortalecer a sua organização no mercado.

O que é Ticket Médio?

O ticket médio faz referência a uma métrica que aponta o valor médio das vendas feitas por uma empresa em um período específico. Considera-se, portanto, o número de vendas realizadas e as receitas obtidas em um determinado período.

Vale destacar que esse conceito baseia-se no número de vendas bem sucedidas, por isso motivo, trata-se de uma das principais métricas utilizadas pelas empresas para conhecer a performance do negócio como um todo.

Ao conhecer o ticket médio, as empresas vão poder trabalhar de forma otimizada para aumentar o valor de cada venda feita. Quando isso acontece, os clientes vão gastar mais e as empresas, otimizar as receitas.

Como calcular o ticket médio?

Para fazer o cálculo do ticket médio basta seguir a seguinte fórmula:

Ticket médio = faturamento / número de clientes

O período pode variar e, assim, o ticket médio pode ser obtido tendo como base o faturamento e o número de clientes de uma empresa em, por exemplo, um mês, semestre ou ano.

Com o conhecimento periódico dessa métrica, é possível fazer o alinhamento de ações para descobrir o que ajudou a aumentar o valor médio do ticket; assim como conhecer o que prejudicou.

Dá para entender, também, quais foram os clientes que entraram pagando um valor abaixo do ticket médio desejado.

Qual a importância do ticket médio para a empresa?

O ticket médio é uma das principais métricas relacionadas às vendas nas empresas. Ao conhecê-lo torna-se possível desenvolver estratégias eficientes e que possam garantir o crescimento do seu negócio.

Conhecer a importância do ticket médio é fundamental, pois influencia no rendimento final da sua empresa e em outros fatores, tais como:

Performance

Se considerarmos a definição que apresentamos neste conteúdo, podemos dizer que o ticket médio é uma métrica que vai ajudar a medir a performance do seu negócio.

Com isso, você vai poder contar com um indicador para medir o desempenho da sua empresa em períodos específicos.

A análise pode ser feita mensalmente, trimestralmente, semestralmente, ou em outro período de sua preferência. Torna-se possível ter o conhecimento do histórico da sua empresa e do mercado na qual ela está inserida.

Avaliação de mudanças

Ao ter conhecimento do histórico da sua empresa e do mercado na qual ela atua, você poderá verificar se o ticket médio está dentro ou não o esperado.

Caso o resultado não esteja no esperado, pode-se pensar em estratégias para aumentar o ticket médio.

Como aumentar o ticket médio no seu negócio?

A diversificação do seu negócio e a fidelização dos clientes são estratégias fundamentais para aumentar o ticket no seu negócio.

Ampliar as possibilidades de compra

Uma das principais estratégias para otimizar o ticket médio é a ampliação do mix de produtos e serviços.

Essa prática ajuda o seu negócio a trabalhar com vendas complementares. Tornando possível estimular que os consumidores comprem mais.

Caso o seu negócio já trabalhe com uma ampla diversidade de ofertas, a alternativa pode ser repensar os produtos que são ofertados.

Muitas vezes sua linha de ofertas pode não estar alinhada aos desejos da sua persona e, repensar a partir das necessidades das pessoas é o melhor a fazer.

Nesse contexto pode ser uma ótima ideia investir na produção de conteúdos no seu site, desenvolver a loja virtual, fazer postagens nas redes sociais, entre outras possibilidades.

Estimular a recompra

É mais fácil vender para um cliente que comprou da sua empresa do que vender para outra pessoa. Por esse motivo, uma ótima estratégia para melhorar o ticket médio é desenvolver uma tática de recompra tendo como base os atuais consumidores na sua empresa.

A partir da recompra, a empresa consegue manter um contato com o cliente, podendo oferecer novos produtos e uma linha de serviços complementares.

A recompra também é um sinal importante da fidelização do cliente, que prefere fazer negócio com a sua marca.

Treinamentos profissionais

O investimento em treinamentos profissionais é uma das principais estratégias para aumentar o número de vendas. Essa prática ajuda os funcionários a executar melhor as suas atividades e melhorar as habilidades em vendas.

Os vendedores vão saber se comunicar melhor com o cliente e conduzirem durante toda a jornada de compra. Além disso, eles saberão lidar com possíveis objeções, identificar as necessidades das pessoas e saberão utilizar estratégias de persuasão.

Sobre esse tema é importante destacar que os treinamentos devem ser feitos de maneira periódica não somente quando os profissionais são contratados.

Os programas de aperfeiçoamento ajudam os profissionais a estarem atualizados em relação às tendências da área e eles saberão desenvolver melhores estratégias para otimizar as vendas.

Qual é o valor ideal para o ticket médio de uma empresa?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Isso porque, o valor ideal para o ticket médio varia conforme as necessidades organizacionais e as características do mercado da sua área de atuação.

Sobre o segundo aspecto é importante destacar que o preço de produtos e serviços ofertados no mercado influencia no ticket médio.

Sendo assim, não é uma boa estratégia estabelecer preços muito acima em relação ao praticado no mercado na tentativa de melhorar o ticket médio. Essa tática pode prejudicar o número de vendas, especialmente em regiões nas quais o público não tem alto poder aquisitivo.

Também é fundamental que o ticket médio cubra os Custos de Aquisição de Clientes (CAC) e garanta uma boa margem de lucro para o seu negócio. Quando ambas as questões acontecem, a sua empresa vai ter mais capacidade para fazer investimentos para expandir o negócio.

Compreender o que é o ticket médio é fundamental para empresas dos mais variados segmentos e portes mercadológicos. O indicador deve ser acompanhado de maneira periódica.

E você sabe como calcular ticket médio na sua empresa? Preparamos um conteúdo exclusivo para mostrar o que influencia nesta equação.

Compartilhe:

Receba conteúdos gratuitos para encantar os seus clientes

Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre aquisição, retenção e satisfação!