Se você está lendo esse texto já deve estar pensando sobre oferecer mais benefícios para os seus clientes, acertei?
Logo que recebi o desafio de ser head de parcerias da Alloyal, entendi que um dos diferenciais de usar essa estratégia, implementar um clube de vantagens, é oferecer ofertas e cashbacks de marcas conhecidas e relevantes para o dia-a-dia do seu cliente.
Desta forma você poderá acompanhar as tendências de consumo dos seus usuários e tomar melhores decisões, enquanto cria uma maior visão de valor para a sua marca.
Neste artigo, vou apresentar as categorias de vantagem que oferecemos na Alloyal e tirar as principais dúvidas em relação ao nosso serviço de parcerias.
Como o clube de vantagens impacta no dia-a-dia do cliente?
Antes de compartilhar as categorias, gostaria de relembrar o impacto de um clube de vantagens no dia-a-dia do cliente. Veja algumas maneiras:
- Economia de dinheiro: Os usuários têm acesso a descontos, promoções exclusivas e ofertas especiais que não estão disponíveis por aí, além do apelo ao cashback ofertado em toda compra dentro do app.
- Melhoria na experiência de compra: Os usuários recebem um tratamento diferenciado, como atendimento prioritário, opções de entrega mais rápidas ou acesso antecipado a produtos e serviços. Isso torna a experiência de compra mais conveniente e agradável.
- Acesso a produtos ou serviços exclusivos: Algumas empresas oferecem produtos ou serviços que só estão disponíveis para membros do clube. Isso pode incluir itens personalizados, edições limitadas ou acesso a eventos exclusivos.
- Comunicação personalizada: As empresas geralmente mantêm os usuários do app informados sobre ofertas, promoções e eventos por meio de comunicações personalizadas, como e-mails, pushs e banners. Isso mantém os clientes atualizados e envolvidos com a marca.
- Incentivo à lealdade: A promessa de benefícios contínuos incentiva os usuários a continuar comprando da empresa ao longo do tempo, o que pode ser benéfico tanto para a empresa quanto para o cliente.
Quais as categorias de vantagem do aplicativo da Alloyal?
Para a escolha das categorias sempre prezamos pela capilaridade nacional e a melhor experiência do usuário.
Além disso, sabemos que para um usuário ficar satisfeito com o seu clube é necessário que as ofertas sejam reais, vantajosas e que façam sentido para o dia-a-dia do cliente.
Para isso, dividimos nossos estabelecimentos em categorias que se relacionam com o cotidiano: Moda, Fast Food, Tecnologia, Entretenimento, Restaurantes, Experiências, Farmácias, Telemedicina e Saúde entre outros.
Quais as marcas que tem mais compra atualmente?
Nossas principais marcas em GMV são: Drogaria Araujo, Droga Raia, Drogasil, Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia, Fast Shop, Petz, Cobasi e Carrefour.
Como funciona para inserir e acompanhar os parceiros no aplicativo?
Um dos grandes diferenciais da Alloyal é o time de parcerias que conta com profissionais especialistas em negociação e gestão de novos parceiros e ofertas.
Através de nossa área de parcerias, acionamos diversas marcas a nível nacional com o objetivo de aumentar nossa capilaridade.
Além disso, temos tecnologia para que o usuário seja impactado pela proximidade de marca de acordo com sua localização.
Nossos clientes também podem adicionar os seus próprios parceiros que façam sentido com o seu negócio. É só acionar o nosso time de parcerias que fazemos o cadastro.
A empresa cliente pode fazer a gestão dos parceiros no aplicativo?
Sim, temos um aplicativo totalmente personalizável no qual o cliente pode escolher as marcas que quer dar visibilidade aos seus usuários.
Nós também ajudamos a sua empresa com o nosso time de especialistas de marketing que oferecerá apoio para potencializar a comunicação sobre o seu Clube de Vantagens. Tenha:
- Criação de réguas de relacionamento para ativar usuários e fomentar utilização de cupons
- Materiais de apoio para divulgação do seu aplicativo
- Artes promocionais semanais
- Ações de encantamento
Entenda melhor esse serviço no post “Divulgação das ofertas: Como o marketing da Alloyal ajuda o seu clube de vantagens”.
Como o painel de dados mostra a interação dos usuários com o aplicativo?
Com o seu painel de dados, você descobre o comportamento dos usuários como hábitos de consumo e tem acesso a informações valiosas sobre a sua base. Veja:
- Usuários cadastrados, que baixaram o aplicativo e utilizaram cupons
- Quantidade de cupons utilizados
- Marcas mais visitadas pelos usuários e com cupons utilizados
- Quantidade de visitas por marca
- Controle e gestão das marcas e dos usuários
Quais as principais métricas para medir o sucesso do aplicativo com esses parceiros?
ROI
Em primeiro lugar, um programa de fidelidade precisa oferecer um retorno positivo sobre o investimento (ROI) para criar valor para o negócio. De acordo com a pesquisa anual da Antavo, 80% das empresas que medem o ROI de seus programas de fidelidade relataram um ROI positivo com, em média, 4,9 vezes mais receita do que custos. Ainda assim, é importante saber que os programas de fidelidade raramente dão lucro no primeiro ano devido ao investimento inicial e ao tempo necessário para impactar o comportamento dos membros.
Taxa de adesão do programa de fidelidade
Qual é a proporção exata de vendas atribuídas aos membros do programa de fidelidade em comparação com as vendas totais? Quanto do seu público está inscrito no programa de fidelidade? A taxa de adoção do programa de fidelidade é basicamente um indicador de quão popular é entre os clientes.
A taxa de resgate de pontos, cashbacks e recompensas
Quanto mais recompensas os clientes usarem, maior será a taxa de engajamento. Portanto, é necessário incentivar o resgate. Baixas taxas de resgate são sempre uma bandeira vermelha: um programa em que os membros não usam seus benefícios não contribui para a fidelidade. No entanto, segundo a Antavo, o gasto médio vitalício dos membros que resgataram seus benefícios pelo menos uma vez é 6,3 vezes maior do que aqueles que nunca resgataram.
Compras repetidas
Motivar os clientes a fazer a segunda ou terceira compra é a marca registrada de um programa de fidelidade bem-sucedido. A regra geral é rastrear compras repetidas durante um período de tempo específico.
Customer lifetime value
O valor vitalício do cliente (CLV) para membros do programa de fidelidade mede o valor total que você pode esperar que um membro gaste ao longo de seu relacionamento comercial com você. Quanto mais um membro comprar e quanto mais tempo permanecer como cliente, maior é o seu valor vitalício.
Churn
Quando se trata de calcular o valor da vida útil do cliente, o custo de retenção é normalmente menor do que o custo de aquisição do cliente. Aumentar a retenção de clientes resulta na redução do churn. A taxa de churn em um programa de fidelidade é sobre os membros que param de fazer negócios com uma empresa e não se envolvem mais com o programa por um determinado período de tempo.
Como oferecer os descontos e cashbacks da Alloyal para os meus clientes?
Agora que você conseguiu entender o que é a Alloyal e como ela funciona, o que está esperando para começar esse investimento no seu negócio?
O seu aplicativo fica disponibilizado nas lojas Google Play e App Store, com linguagem visual totalmente integrada à sua marca.
A rede de parceiros da Alloyal ficará disponível e você poderá cadastrar seus próprios parceiros, escolhendo quem deseja que seus clientes tenham acesso.
Além disso, o dashboard de dados estará habilitado para medir a eficiência da utilização de cupons dos seus clientes.
Agende agora uma conversa com os nossos consultores e entenda como podemos te ajudar a crescer o seu marketing, atrair e reter clientes.