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Lealdade
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8 benefícios dos programas de fidelidade (loyalty schemes) para a empresa e para os clientes

Os programas de fidelidade, também conhecidos como "loyalty schemes", tornaram-se uma ferramenta essencial para empresas de todos os...

por
Nathalia Souza
23/6/24
8/4/2024

Os programas de fidelidade, também conhecidos como "loyalty schemes", tornaram-se uma ferramenta essencial para empresas de todos os tamanhos em diversos setores.

Ao oferecer uma variedade de vantagens tanto para a empresa quanto para os clientes, estes programas têm se mostrado uma estratégia essencial para promover a fidelização do cliente, impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento entre marca e consumidor. 

Continue lendo e saiba quais são os benefícios dos programas de fidelidade para sua empresa e para os seus clientes. 

Por que você deve criar um programa de fidelidade?

No geral, os consumidores costumam optar por uma empresa que ofereça um programa de recompensas. 

Implementar um programa de recompensas bem-sucedido resultará em melhorias significativas nas vendas e no valor vitalício do cliente. Uma estratégia eficaz nesse sentido fortalece os laços entre a empresa e seus clientes, aumentando a confiança e a transparência da marca.

Dado que adquirir novos clientes demanda tempo e recursos significativos, é mais vantajoso concentrar esforços na retenção dos clientes existentes. Um programa de fidelidade é uma excelente ferramenta para alcançar esse objetivo, reduzindo a taxa de rotatividade e aumentando o retorno sobre o investimento (ROI), uma vez que os clientes fieis tendem a gastar mais.

Além disso, clientes satisfeitos são propensos a recomendar a empresa e seus produtos para amigos e familiares, o que pode resultar em novos clientes. 

Portanto, ao investir em programas de fidelidade, não só se retém os clientes existentes, mas também se atrai novos por meio do boca a boca positivo.

Como funciona um programa de fidelidade?

Para se tornarem membros de um programa de fidelidade, os clientes geralmente precisam realizar compras repetidas. 

As empresas recompensam seus clientes de diversas maneiras. Muitas oferecem pontos que os consumidores podem acumular e posteriormente trocar por produtos gratuitos ou descontos. Por exemplo, a Starbucks motiva seus clientes a acumular estrelas, que podem ser trocadas por bebidas ou alimentos gratuitos. 

Além disso, existem programas baseados em assinaturas, nos quais os consumidores recebem recompensas após se inscreverem no programa e até mesmo programas de fidelidade que oferecem descontos exclusivos e brindes. 

Tipos de loyalty schemes

Ao considerar a implementação de um programa de fidelidade para o seu negócio, é crucial entender os diferentes tipos disponíveis e identificar aquele que melhor atende aos seus objetivos. 

Continue lendo e saiba quais são os principais tipos de loyalty schemes (programas de fidelidade). 

Programa baseado em assinatura

Neste tipo, os clientes pagam uma taxa regular para acessar os benefícios da empresa. É amplamente utilizado por serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Hulu.

Programa de pontos

Provavelmente o tipo mais popular, as empresas concedem pontos aos clientes por cada compra. Quando acumulam pontos suficientes, os clientes podem resgatá-los por produtos gratuitos ou com desconto. 

Os clientes geralmente podem verificar seus pontos usando um cartão de fidelidade. Um exemplo que já citamos anteriormente, é o programa de fidelidade da Starbucks.

Programa de reembolso

Neste tipo, os clientes recebem uma porcentagem do dinheiro gasto com a empresa, que podem utilizar posteriormente para outras compras. 

Esse modelo é comumente usado por instituições financeiras, como o Bank of America, que oferece recompensas em dinheiro de volta para clientes que usam seus cartões de débito.

Programa baseado em níveis

Dependendo dos pontos acumulados, os clientes podem avançar para diferentes níveis de benefícios. 

Por exemplo, a Sephora concede 1 ponto para cada dólar gasto. Quando os clientes atingem um determinado número de pontos, podem desbloquear níveis com descontos mais altos e produtos exclusivos.

4 benefícios dos programas de fidelidade para sua empresa

Veja a seguir quais são os benefícios para sua empresa de implantar um programa de fidelidade.

  1. Sua empresa não vai precisar competir preço com os concorrentes

Os programas de fidelidade desempenham um papel crucial em desviá-lo da competição puramente baseada em preço. 

Hoje, os consumidores têm acesso fácil a uma infinidade de opções e podem comparar preços de forma rápida e eficiente. 

Se sua loja se tornar apenas uma entre muitas opções, focando apenas nos produtos em vez da experiência geral do cliente, você corre o risco de ser arrastado para uma guerra de preços sem fim.

Um dos principais benefícios dos programas de fidelidade é sua capacidade de ajudar a sua marca a se destacar nesse cenário altamente competitivo. Ao criar uma conexão emocional com seus clientes por meio desses programas, você pode oferecer uma experiência personalizada que vai além do simples ato de comprar.

Cada vez que você recompensar um cliente, você apelará para o lado emocional dele. Ao fazer isso, você começa a construir um vínculo. 

À medida que isso se desenvolve, eles veem você como mais do que uma gama de produtos. Por sua vez, fortalece a lealdade do cliente - incentivando compras repetidas que aumentam seus lucros.

  1. Melhora a retenção e reduz a rotatividade

Os programas de fidelidade podem aumentar significativamente a retenção de clientes e reduzir sua taxa de rotatividade, transformando compradores únicos em clientes recorrentes.

Ao implementar um programa de fidelidade eficaz, as empresas podem fortalecer os laços com seus clientes existentes, incentivando-os a retornar e continuar comprando. 

Através de incentivos como descontos, recompensas e ofertas exclusivas, os programas de fidelidade criam um forte senso de valor e reconhecimento nos clientes, incentivando-os a escolher repetidamente a empresa em detrimento da concorrência. 

Como resultado, a empresa experimenta uma redução na rotatividade de clientes, pois os clientes fiéis tendem a permanecer comprometidos com a marca, mesmo diante de outras opções no mercado.

  1. Aumenta o CLV (valor de vida útil do cliente)

O valor de vida útil do cliente (CLV) é o lucro líquido atribuído ao relacionamento geral que você mantém com um cliente. Ele rastreia o quão valioso um cliente é para você agora - e quanto esse vínculo contínuo pode valer no futuro.

Os programas de fidelidade melhoram o CLV, aumentando o valor médio do pedido e a frequência de compra de seus clientes. Seus clientes gastarão mais dinheiro, com mais frequência, e ficarão com você por mais tempo também.

  1. Atrai novos clientes

Programas de fidelidade bem divulgados e atrativos podem servir como um diferencial competitivo, atraindo novos clientes que desejam se beneficiar das recompensas oferecidas

Isso pode ajudar a empresa a expandir sua base de clientes e aumentar sua participação de mercado.

4 benefícios dos programas de fidelidade para os seus clientes

Os programas de fidelidade são ótimos para o seu negócio — mas também são excelentes para seus clientes.

E quanto melhor você entender os benefícios dos programas de fidelidade para seus clientes, melhor você poderá adaptar seu programa de fidelidade às necessidades deles. Continue lendo e saiba quais são esses benefícios.

  1. Economias e recompensas

O benefício mais óbvio para os clientes: por meio de descontos, pontos resgatáveis e vantagens VIP, os programas de fidelidade ajudam os compradores a economizar dinheiro. 

Muitas marcas oferecem vantagens especiais, como frete grátis ou devoluções gratuitas para seus clientes mais fieis.

  1. Acesso exclusivo e vantagens

Os programas de fidelidade também podem oferecer vantagens exclusivas que melhoram a experiência do cliente. Isso pode incluir acesso antecipado a novos produtos ou vendas, eventos especiais apenas para membros e atendimento preferencial ao cliente.

Por exemplo, os membros do programa de fidelidade da Nike, a Associação Nike, obtêm acesso exclusivo a produtos selecionados antes de serem lançados ao público.

  1. Experiências personalizadas

Com os dados coletados por meio de programas de fidelidade, as empresas podem oferecer recomendações e promoções personalizadas que atendem às preferências individuais dos clientes.

Os membros do Amazon Prime, por exemplo, recebem recomendações personalizadas com base em seu histórico de navegação e compras, o que pode ajudá-los a descobrir novos produtos que se alinham aos seus interesses.

  1. Gera sentimento de pertencimento

Ao participarem desses programas, os clientes se tornam membros de uma comunidade exclusiva e valorizada dentro da empresa.

Esse sentimento de pertencimento é cultivado através de diversos meios, como o reconhecimento personalizado, o acesso a ofertas exclusivas, eventos especiais para membros e comunicações direcionadas. Ao se tornarem parte desse grupo seleto, os clientes se sentem especiais e valorizados pela empresa.

Além disso, o sentimento de pertencimento também pode ser reforçado pelo engajamento com outros membros do programa, seja em eventos presenciais ou através de plataformas online, criando uma sensação de comunidade e camaradagem entre os participantes.

Ofereça um programa de fidelidade aos seus clientes

Para melhorar as métricas de fidelidade à marca no seu negócio, uma estratégia que funciona muito bem é a implementação de um programa de lealdade na empresa.

Os programas de lealdade podem abranger uma variedade de vantagens e recompensas destinadas a cativar e fidelizar os clientes. 

Entre as medidas que podem ser adotadas estão descontos exclusivos, brindes especiais, pontos acumulativos, acesso a promoções antecipadas, entre outros incentivos personalizados.

Com o nosso programa você pode oferecer benefícios exclusivos para os seus clientes. Saiba mais sobre o nosso programa de lealdade aqui.

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