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Retenção de clientes
Leitura:
6
min.

Entenda o que é, qual a importância e como aprimorar o engajamento de clientes

Veja como fazer o engajamento do cliente mais forte e estabelecido na sua empresa, ao entender o que é e qual sua importância.

por
Alloyal
23/6/24
4/5/2023

Hoje em dia, reter os clientes é uma necessidade para qualquer empresa. Afinal, a concorrência é muito alta e precisamos cativar essas pessoas para garantir que elas estejam sempre por perto e prefiram o nosso negócio. O engajamento de clientes é essencial para alcançar esse objetivo.

Quando um cliente começa a engajar com as marcas que consome ele constrói um relacionamento muito mais sólido com elas. Mas para que isso aconteça é preciso dar espaço e também os recursos necessários para que o público possa se engajar com o seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo que vai explicar tudo sobre engajamento de clientes e como você pode aplicar essa estratégia na sua empresa. Continue lendo!

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O que é engajamento de clientes?

O engajamento de clientes é uma estratégia adotada pelas empresas para manter uma proximidade maior com o seu público, criando e fortalecendo o relacionamento com ele. Na prática, são as interações que acontecem por meio das redes sociais.

Além delas, podem ser utilizadas diferentes ferramentas para promover o engajamento dos clientes, como a criação e oferta de conteúdos, para que as pessoas acessem, comentem e compartilhem. É dessa forma que a empresa consegue fazer parte da vida do seu público gerando identificação para que essas pessoas sejam fidelizadas e retidas.

Qual a importância do engajamento dos clientes?

Como engajamento é a interação deles com a marca, quando conseguimos fazer com que o público esteja engajado também temos um retorno mais preciso sobre a satisfação desses consumidores.

Se abrirmos espaço para que os clientes possam deixar a sua opinião ou dar o seu depoimento, conseguimos saber se o modo como o atendimento e os serviços estão sendo prestados está atendendo as expectativas deles. Isso contribui para nortear estratégias e ações.

Quando os clientes estão satisfeitos e engajados podemos conquistar vários promotores da marca. São aquelas pessoas que vão divulgar o negócio e fazer a indicação dele para outros de forma voluntária. Tudo isso ajuda no fortalecimento da marca no mercado.

O engajamento de clientes também é muito importante porque, quando eles iniciam esse relacionamento com o negócio, têm mais disposição para receber conteúdos, ofertas, novidades e tudo mais relativo à empresa.

Além disso, como dito, podem compartilhar com seus próprios contatos e, dessa forma, o público atendido amplia cada vez mais.

Quais as vantagens de ter clientes engajados?

Você já deve ter percebido que o engajamento de clientes traz apenas vantagens para uma empresa. A seguir, listamos as principais delas para que você entenda os resultados que pode alcançar.

Economia no marketing

É possível fazer uma boa economia no setor de marketing investindo em estratégias de engajamento de clientes. Isso porque, quando eles estão engajados, também se tornam fiéis e tendem a comprar diversas vezes. Logo, fazemos vendas sem a necessidade de atrair novos compradores.

Ao mesmo tempo, como explicamos, esses clientes engajados contribuem para a divulgação da marca, deixando comentários positivos e indicando para outros. Assim, você atrai mais público por meio das indicações sem ter que criar campanhas específicas.

Maior valor da marca

Conseguimos gerar valor para a marca de duas formas quando investimos em engajamento de clientes. A primeira porque a empresa passa a fazer parte do dia a dia deles, se preocupando em ir além de conseguir uma venda. Entrega experiências diferentes impactando de uma forma positiva o dia a dia.

A segunda forma é por causa da imagem positiva que constrói no mercado. Quando as pessoas indicam uma empresa para outras fica mais fácil ganhar a confiança desses clientes novos. É uma geração de valor muito importante porque demonstra que outros já tiveram uma experiência positiva, então, aquela empresa é boa.

Redução da taxa de churn

As ações voltadas para o engajamento dos clientes ajudam a construir também um pós-venda mais eficiente, que cativa essas pessoas. Por isso, conseguimos minimizar a taxa de churn rate, já que teremos clientes satisfeitos que se sentem valorizados e, assim, darão preferência para o seu negócio nas próximas vezes.

Retenção de clientes

A retenção de clientes consiste em fazer com que essas pessoas não vejam motivos para optar pela concorrência. Como tem uma experiência positiva com aquela empresa, encontram nela as soluções que buscam.

Quando nos preocupamos em engajar os clientes, conseguimos fazer com que eles fiquem retidos, já que está relacionado com o valor gerado para essa base de consumidores.

Maiores chances de prospectar clientes

Você viu que quando os clientes estão engajados eles ajudam a divulgar a marca. Por isso, ao investir nessa estratégia você também alcança maiores chances de prospectar novos clientes. O nome da sua empresa, as soluções que oferece e os conteúdos que cria estão sendo divulgados, e isso vai chamar a atenção de mais público.

Como engajar os clientes?

Apesar de o engajamento de clientes ser algo tão importante para uma empresa, ele não é difícil de ser colocado em prática. Ações e estratégias simples funcionam muito bem para estreitar o relacionamento com o público e fazer com que essas pessoas estejam cada vez mais próximas da marca. Veja.

Canais de atendimento

Comece abrindo diversos canais de atendimento. Dessa forma você vai facilitar a comunicação com o seu público para que os clientes tenham a oportunidade de fazer elogios, esclarecer dúvidas, deixar reclamações, sugestões e assim por diante. Mas não se esqueça da importância de atender cada cliente de forma personalizada.

Redes sociais

As pessoas interagem de uma forma intensa com as redes sociais hoje em dia, portanto, é importante que o seu negócio tenha uma boa presença nessas plataformas.

Abasteça as redes com conteúdos interessantes e relevantes, observando sempre os acontecimentos recentes e tudo aquilo que desperta a atenção do seu público.

Compartilhe informação

Os conteúdos são fundamentais para o engajamento de clientes porque as pessoas procuram respostas para suas perguntas e soluções. Se a sua empresa entregar tudo isso para elas, terá um público mais engajado

Invista em entretenimento

Uma marca não precisa sempre falar sério, digamos assim. Você também pode disponibilizar conteúdos engraçados ou curiosos, além de abordar temas do momento para conseguir chamar a atenção do seu público. Traga um pouco de entretenimento para ele, pois isso gera um bom engajamento.

Viu só como não é difícil promover o engajamento de clientes? Mas, não se engane. Como explicamos, apesar de serem ações simples, os resultados fazem toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Então, não deixe de investir nessa estratégia.

E já que estamos falando em estratégias, confira neste outro conteúdo quais são as estratégias fundamentais para ter clientes mais engajados.

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