Aprenda como engajar clientes com 10 estratégias
Confira as principais estratégias de como engajar clientes para adotar na sua empresa e aprimorar a relação com os consumidores.
Você sabe como engajar clientes e como isso pode trazer resultados melhores para o seu negócio?
Primeiramente, vamos definir melhor esse conceito. O engajamento ocorre quando a relação de um cliente com uma empresa vai além de uma simples venda de um produto ou serviço. Um cliente engajado incorpora diversos elementos referentes a uma marca ao seu dia a dia.
Esse é o tipo de impacto que as empresas comprometidas com o sucesso a longo prazo buscam criar. Elas entendem que a permanência em um mercado disputado depende da retenção de clientes e de uma comunicação que estreite essa relação.
Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo para ajudar você a aumentar seus níveis de engajamento com o cliente e alavancar seu negócio. Continue a leitura!
10 estratégias de como engajar clientes na sua empresa
Segundo pesquisa realizada pela Twilio, em dois anos, empresas que investiram em engajamento digital do cliente aumentaram, em média, suas receitas em 70%. Para diversas dessas empresas, as receitas chegaram a triplicar com a implementação dessas estratégias.
Dados como esse demonstram como engajar clientes é um plano de ação poderoso para melhorar os resultados de uma empresa.
Por isso, listamos as 10 melhores estratégias para aumentar o engajamento dos seus clientes. Confira!
1. Conheça bem a pessoa com quem você conversa
Para criar uma estratégia de engajamento eficiente é preciso ter direcionamento. É preciso definir quem são as pessoas que cada campanha quer atingir.
Grande parte das ações de marketing têm como ponto de partida a elaboração de uma persona. Essa figura fictícia receberá um nome, uma história, cargo profissional e um conjunto de características e interesses vindos do estudo cuidadoso do público da sua empresa.
Dessa maneira, você saberá qual a linguagem de comunicação ideal e conseguirá mapear melhor todas as suas estratégias.
2. Esteja presente nas redes sociais
A presença da sua empresa nas redes sociais é fundamental para garantir a escalabilidade do seu negócio. Além de ser utilizada como vitrine do que você oferece, as redes sociais cumprem papel relevante na construção e comunicação dos valores de uma marca.
É importante que a sua equipe de social media esteja sempre atenta às novas redes sociais, analisando como a sua empresa pode se beneficiar dessas comunidades e se realmente vale a pena trabalhar com elas.
3. Produza conteúdos relevantes para seus clientes
A produção de conteúdo é uma prática que traz diversos benefícios para uma marca. Quando as informações que você compartilha ajudam pessoas a resolverem seus problemas, você as atrai para o seu negócio.
A partir desse momento, com a atenção de diversos clientes em potencial, sua empresa cria um ambiente mais favorável para oferecer suas soluções e fechar negócios que terão impacto real na vida dos consumidores.
4. Incentive a interação por meio de perguntas e respostas
Algumas redes sociais, como o Instagram, disponibilizam uma funcionalidade que permite que os usuários realizem perguntas a serem respondidas pelos seus seguidores.
A famosa “caixinha de perguntas” é uma ótima ideia para quem quer saber como engajar clientes. Além de sinalizar para a ferramenta que você produz um volume grande de conteúdo, o cliente entra em contato direto com a marca, estreitando essa relação.
5. Não deixe de criar estratégias por e-mail
O e-mail marketing é mais um exemplo de comunicação direta com o público. Contudo, não cometa o erro de comprar listas de e-mails de terceiros.
Para que a comunicação por esse canal seja realmente eficiente, você precisa construir uma base de contatos reais, que estão dispostos a receber seu conteúdo.
Além disso, é interessante acompanhar as métricas de aberturas de e-mails e interação com o conteúdo enviado. Dessa forma, você é capaz de segmentar os contatos e trabalhá-los de forma específica.
6. Crie sua “onda do momento”
Grande parte da força das redes sociais está no seu potencial de viralização. O termo “viralizar” representa a popularização de uma postagem em larga escala.
Embora não exista uma fórmula precisa para criar um post viral, é possível elaborar estratégias que contribuam para sua disseminação. Você pode, por exemplo, formular uma promoção que incentive os seguidores a compartilhá-las em seu perfil ou marcarem amigos.
Estratégias que envolvem influenciadores digitais também contam com altas chances de se tornarem virais. Cabe à sua equipe encontrar a personalidade com a maior afinidade com o seu público.
7. Tenha diferentes canais de atendimento
Se existe um termo que vem ganhando cada vez mais relevância no mercado digital, esse termo é “omnichannel”. Uma empresa omnichannel é aquela que atua em diferentes canais de venda e comunicação.
Uma loja que tem ponto de venda físico, um e-commerce e também negocia através de marketplaces é um exemplo de empresa omnichannel. Estar presente em múltiplos canais de atendimento aumenta a exibição da marca e facilita a interação com o público, que passa a dispor de diferentes formas de contato.
8. Mantenha uma postura analítica
A forma ideal de tomar decisões precisas e entender melhor como engajar clientes é tendo uma cultura empresarial orientada por dados. Empresas que se planejam priorizando a análise de dados são consideradas Data Driven.
Coletando o máximo possível de informações de qualidade dos clientes, principalmente relacionadas a comportamento e hábitos de consumo, sua empresa será capaz de cruzar esses materiais, elaborar planos mais assertivos e ajustar campanhas com baixo rendimento.
9. Ofereça diferenciais para seus clientes mais próximos
Você sabia que é mais caro conquistar um cliente novo do que reter um cliente antigo? Por isso, estimular a recompra é um passo indispensável para a longevidade de um empreendimento.
Para engajar clientes recorrentes, sua empresa pode oferecer diversos benefícios como promoções exclusivas, cupons de desconto e até mesmo o incluir em um clube de vantagens.
Dessa maneira, você amplia sua oferta de serviços, oferece um diferencial para os clientes e se destaca no mercado.
10. Sempre tenha em mente seu plano de engajamento
Para engajar seu público com eficiência, é necessário estabelecer objetivos claros a serem cumpridos. Elabore suas estratégias com metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.
Além disso, trabalhe bem a comunicação interna da empresa. O compartilhamento de informações entre as equipes é fundamental para o sucesso de qualquer plano de ação. O trabalho em equipe gera muito mais resultados quando é bem direcionado.
Dica importante: não tenha pressa. Aprender como engajar clientes leva tempo e muito trabalho. Afinal, estamos tratando da construção de uma relação mais aprofundada com o público, o que não acontece do dia para a noite. Mas, seguindo as dicas desse conteúdo, você está mais do que preparado para começar a melhorar suas taxas de engajamento!
Quer ainda mais insights a respeito da sua interação com os clientes? Então confira nosso conteúdo sobre comunidades digitais!