No items found.
Blog
Busca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Como fazer um programa de fidelidade de sucesso + Dica bônus

por
Alloyal
11/12/24
Leitura:
16
min.
Compartilhe:
Como fazer um programa de fidelidade de sucesso + Dica bônus

Já pensou em transformar compradores esporádicos em fãs de carteirinha que estão sempre de olho nas suas ofertas? É isso que você ganhará ao aprender como fazer um programa de fidelidade.

Segundo The Essential Guide To Loyalty Programs 2024, da Marigold, 67% dos consumidores do mundo todo consideram importante que suas marcas favoritas ofereçam um programa de fidelidade. Esse é um grande motivo para você incentivar o seu público a consumir mais da sua empresa e aumentar o ticket médio de suas compras.

Para te ajudar a entender esse assunto e a planejar o seu futuro programa de fidelidade, confira a seguir o que é necessário para dar o pontapé no seu projeto. 

O que é um programa de fidelidade?

Como o nome indica, um programa de fidelidade é um conjunto de ações idealizadas para manter o cliente fiel a um negócio, de forma que ele compre mais vezes e, em contrapartida, seja recompensado por isso.

Para a empresa, a lucratividade aumenta ao longo do tempo, assim como a taxa de cancelamento (churn rate) pode ser diminuída. 

Como fazer um programa de fidelidade para sua empresa?

Sem mais delongas, veja a seguir como fazer um programa de fidelidade eficaz para a sua empresa e que gere engajamento contínuo da clientela.

1. Determine os objetivos com o programa

Não escolha o modelo de programa com base em preferência pessoal ou na experiência de outros negócios. Determine o que a sua empresa pretende alcançar ao aderir a essa estratégia, pois assim ficará mais fácil obter resultados positivos.

Os principais objetivos e benefícios dos programas de fidelidade são:

  • aumentar as vendas;
  • reduzir a rotatividade de clientes;
  • engajar compradores;
  • ampliar o alcance e a relevância da sua marca.

💡 Dica: assista ao nosso webinar sobre "como criar uma estratégia de fidelização para seus clientes".

2. Estude o público ideal

Mapeie quais são os desejos e necessidades que os seus clientes têm e entenda como essa estratégia de marketing de relacionamento resolveria essas questões. Você pode analisar o comportamento do seu público analisando dados internos, de mercado ou pedindo feedback dos clientes.

3. Selecione o tipo de programa de fidelidade

Comece escolhendo um tipo de programa de fidelidade para testar como seu cliente se sentirá. São muitas modalidades, mas você só precisa implementar as que fizerem sentido para o seu negócio.

Aqui na Alloyal temos um leque completo de soluções para quem busca como fazer um programa de fidelidade e abaixo estão algumas excelentes opções para você se inspirar.

Programa de Pontos

Ideal para aumentar o engajamento e fidelizar clientes com um sistema de pontos intuitivo. São três tipos:

  1. Missões: ganhe pontos ao realizar certas atividades, como compartilhar uma promoção.
  2. Transações: acumule pontos ao comprar produtos ou serviços.
  3. Compras no marketplace: ganhe pontos ao comprar de parceiros.

Resgate de Pontos

Gere valor através de recompensas exclusivas:

  1. Gift Card: troque pontos por cartões de presente em empresas parceiras.
  2. Transferência: transfira pontos para programas parceiros, como milhas aéreas.
  3. Trocar pontos por dinheiro: converta pontos em dinheiro.
  4. Números da sorte: troque pontos por números da sorte.

Níveis de Fidelidade

Fidelidade com benefícios diferenciados e personalizados. Podem conter:

  1. Estratégias de níveis de fidelidade: crie uma hierarquia de recompensas com níveis como Bronze, Prata, Ouro, Diamante.
  2. Inteligência de segmentação: otimize a distribuição de usuários em cada nível com insights da Alloyal.
  3. Orçamento estratégico por nível: defina investimentos precisos para recompensas em cada categoria de fidelidade.

Telemedicina

Transforme o acesso à saúde e impulsione a satisfação dos clientes com um atendimento prático e eficiente, disponível 24h por dia, 7 dias por semana. A telemedicina usa a tecnologia para conectar pacientes e médicos à distância, com consultas rápidas e sem deslocamento.

Menos filas para os clientes e menos custos para os profissionais envolvidos na entrega do serviço. Essa solução é ideal para empresas focadas no bem-estar dos colaboradores.

Sorteio

Uma clássica ferramenta de gamificação poderosa para monetização, aquisição e retenção de clientes. Suas principais vantagens são:

  • concede opção de micro resgate para os usuários;
  • gera receita incremental com troca de pontos por números da sorte;
  • atrai novos clientes e incentiva os fiéis a continuarem engajados.

4. Escolha recompensas atrativas para o cliente

O cliente precisa ver vantagem em gastar mais dinheiro comprando da sua empresa. Por isso, os benefícios oferecidos no programa de fidelidade devem despertar o interesse dos clientes e serem úteis. Quanto mais relevantes as recompensas, maior será o engajamento dos usuários.

5. Defina as regras e condições de participação

Reúna em um regulamento e em peças de divulgação o que o cliente precisa fazer para participar do seu programa de fidelidade e sob quais condições. A mecânica precisa ser fácil de executar e com orientações claras sobre o resgate dos prêmios.

6. Automatize os processos

Quanto mais automatizado for o programa de fidelidade, mais fácil de gerenciar ele será. Escolha uma plataforma que mantenha todas as informações dos participantes, dados sobre as interações, emita relatórios de desempenho e, é claro, faça a operação do programa ocorrer automaticamente.

Bônus: critérios para escolher uma plataforma de programa de fidelidade

Você já entendeu como fazer um programa de fidelidade dar certo. O próximo passo é planejar, executar e monitorar a modalidade escolhida. Entretanto, a gente entende que para muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, essa tarefa pode não ser fácil.

Para que você não precise criar tudo do zero e com alto custo durante o processo, existem plataformas de loyalty que entregam diversos tipos de programas de fidelidade prontos para serem usados e adaptados ao seu negócio. A Alloyal é uma delas!

Seja qual for a sua escolha, é preciso ter critérios que garantam o sucesso da estratégia, que proporcionem uma experiência fácil aos clientes e com funcionalidades que facilitam o engajamento e o acompanhamento de resultados. Confira 6 deles!

1. Customização e flexibilidade

Item importante para personalizar as regras do programa, as recompensas e a aparência, adaptando-se a identidade da sua marca.

2. Integração com diversos sistemas  

Veja se a plataforma faz integração com os sistemas que a sua empresa utiliza, como CRM, ERP e/ou e-commerce. Isso ajuda a utilizar dados de clientes e histórico de compras para segmentar melhor as ofertas e recompensas.

3. Interface fácil de manusear 

A usabilidade da plataforma deve ser simples e intuitiva para que o cliente acompanhe seus pontos, conquiste recompensas e interaja com a marca de forma fácil.

4. Monitoramento de dados e relatórios  

O que não pode ser medido, não pode ser avaliado. Essa premissa é imprescindível para qualquer ação de marketing e você deve seguir com ela nessa estratégia também.

Avalie quais métricas, dados e relatórios a plataforma monitora, pois medir a fidelidade à marca dependerá muito dessas informações.

Agora que você já sabe como fazer um programa de fidelidade, quais as principais etapas, tipos de programa e os critérios para escolher a empresa que vai fornecer a plataforma, siga fazendo o básico bem feito: prestar um excelente atendimento ao cliente e aprimorar os seus produtos. 

Se você procura ferramentas para vender mais e conquistar a lealdade dos clientes, fale com um dos nossos especialistas e veja de perto as melhores soluções de programa de fidelidade que a Alloyal tem para alavancar o seu negócio.

Compartilhe:

Receba conteúdos gratuitos para encantar os seus clientes

Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre aquisição, retenção e satisfação!