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Aumentar vendas
Leitura:
7
min.

12 ações comerciais para aumentar as vendas em 2024

por
Nathalia Souza
21/2/2024

Em um primeiro momento, ter produtos e/ou serviços de qualidade é importante, mas para que o seu negócio realmente tenha sucesso a longo prazo é preciso realizar ações comerciais para aumentar as vendas.

Implementar essas ações no interior da empresa pode contribuir para atrair um maior número de clientes, o que consequentemente amplia as vendas, fideliza os consumidores e promove a marca.

Embora não exista uma fórmula mágica para o sucesso que faça os resultados decolarem instantaneamente, existem estratégias poderosas que podem impulsionar as vendas. 

Se isso despertou sua curiosidade, continue lendo para descobrir algumas ações comerciais para aumentar as vendas.

  1. Promova um atendimento de qualidade

O atendimento ao cliente tem um grande impacto na decisão de compra dos clientes. Diante disso, é fundamental dedicar esforços para atender de forma eficaz às demandas do seu público, esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir sobre as soluções oferecidas.

Quando os clientes recebem um serviço atencioso, eficiente e personalizado, isso fortalece o relacionamento com a marca e cria uma experiência positiva que favorece a fidelização. 

A satisfação do cliente desempenha um papel determinante na decisão de compra e na propagação positiva da reputação da empresa, contribuindo diretamente para o aumento das vendas.

  1. Faça promoções

A promoção é uma ferramenta que permite à empresa oferecer produtos por um preço ou condição diferente do habitual. Quando um produto ou serviço está em promoção, seu alcance de público tende a ser mais amplo.

Os consumidores têm a tendência de comparar preços para obter o máximo de vantagens possível. É nesse momento que as promoções se tornam oportunas.

Além disso, as promoções podem gerar um aumento no tráfego de clientes, impulsionando o reconhecimento da marca e contribuindo para o sucesso comercial a curto prazo.

  1. Realize sorteios

Os sorteios representam estratégias de marketing que apelam diretamente para o lado emocional do cliente.

Atualmente, existem duas modalidades que se destacam quando se trata de sorteios: os presenciais e os online.

Desde o surgimento expressivo das redes sociais, as empresas perceberam nos sorteios uma oportunidade de envolver o consumidor. Geralmente, em ações online, os participantes são incentivados a marcar de 1 a 4 amigos para cumprir as regras estabelecidas.

A estratégia de marcar amigos contribui para disseminar a ação, aumentando o conhecimento sobre a empresa e seus benefícios.

Por outro lado, os sorteios presenciais atuam diretamente nas finanças do cliente. Normalmente, em casos de prêmios significativos, os participantes precisam realizar uma despesa específica ou adquirir determinados produtos para obterem um cupom.

Dessa forma, o cliente se envolverá rapidamente, uma vez que a oportunidade de ganhar algo é altamente vantajosa. Assim, ele buscará aumentar suas chances, seja envolvendo mais pessoas na ação – marcando amigos – ou aumentando a contribuição para a empresa – realizando mais compras.

  1. Crie uma lista de transmissão no WhatsApp

Mais uma das ações comerciais para aumentar as vendas é a criação de uma lista de transmissão no WhatsApp. 

Dado que nem todos os clientes se sentem à vontade em grupos ou comunidades, uma maneira de contornar esse obstáculo é utilizar as listas de transmissões do WhatsApp.

Essa abordagem permite às empresas enviar mensagens personalizadas para um grupo selecionado de contatos, oferecendo promoções exclusivas, atualizações de produtos ou informações relevantes. 

No entanto, é necessário que o cliente concorde em fazer parte de sua rede de contatos. Além disso, ao enviar mensagens, é crucial observar o limite de envio permitido pelo WhatsApp e a abordagem utilizada com o cliente.

  1. Divulgue sua marca nas redes sociais

As redes sociais proporcionam um espaço dinâmico e acessível para conectar-se diretamente com um público-alvo. 

Ao utilizar estratégias de marketing nas redes sociais, como anúncios direcionados, conteúdo envolvente e interações significativas, as empresas podem não apenas aumentar sua visibilidade, mas também construir relacionamentos sólidos com os consumidores.

Com a habilidade de compartilhamento rápido e alcance global, as redes sociais se tornam um canal interessante para promover produtos, contar histórias da marca e responder às necessidades do mercado em tempo real.

Muitas empresas utilizam memes como uma forma de chamar a atenção dos seguidores. Além de alcançarem um grande número de pessoas, os memes têm o potencial de viralizar facilmente, atingindo um público ainda maior.

  1. Invista em marketing de influência

Ao associar produtos ou serviços a figuras influentes nas redes sociais, as empresas podem adquirir a confiança e a conexão que esses influenciadores têm com seu público.

Os consumidores frequentemente buscam orientação em suas escolhas de compra através de personalidades online em quem confiam, e o marketing de influência capitaliza essa dinâmica.

Ao alinhar a marca a valores compartilhados e mensagens autênticas, as empresas podem expandir sua base de clientes e criar uma identidade de marca mais envolvente e autêntica.

  1. Faça envio de e-mail marketing

Uma maneira de cultivar o relacionamento com o cliente e simultaneamente promover mais informações sobre a empresa é através do uso do e-mail marketing.

Através dessa ferramenta, as empresas têm a oportunidade de alcançar sua audiência de maneira personalizada, compartilhando ofertas exclusivas, informações relevantes e novidades sobre produtos ou serviços. 

Para que essa estratégia seja eficaz, é crucial personalizar os dados. Apesar de muitas vezes o envio ser em grande escala, no caso do e-mail marketing, o conteúdo deve ser o mais individualizado e pessoal possível.

  1. Fique de olho na concorrência

Esteja atento à movimentação da concorrência em seu nicho de mercado. A melhor forma de fazer isso no âmbito online é examinando as modalidades de vendas, a estrutura dos sites, os preços, as promoções e até mesmo as páginas de checkout das empresas concorrentes.

Se possível, efetue compras de teste para avaliar as opções de pagamento e entrega disponíveis.

Já em casos de empresas físicas, vá até o local presencialmente e veja como é o atendimento, a disposição dos produtos, a estrutura do local, as promoções realizadas, o pós venda, etc. 

  1. Tenha vários canais de venda

Para obter sucesso, as empresas devem marcar presença em diferentes plataformas, abrangendo desde o e-commerce até marketplaces e redes sociais. Essa estratégia visa atender aos clientes em seus locais preferidos para realizar compras. 

Contudo, é fundamental manter uma experiência de compra coesa em todos esses canais, desde a navegação até a conclusão do pedido.

  1. Tenha diversos meios de pagamento

Diversifique as opções de pagamento para proporcionar mais escolhas aos seus clientes, o que se revela como uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas, conferindo uma sensação de maior autonomia durante o processo de compra online. 

Oferecer uma variedade de meios de pagamento pode impactar positivamente na taxa de conversão. Os métodos mais amplamente utilizados pelos consumidores incluem cartão de crédito, cartão de débito, boleto bancário e pix. 

Outra estratégia interessante - em caso de locais físicos - é disponibilizar um QR Code, gerado por um aplicativo específico, direcionando o cliente para o seu banco de preferência.

  1. Invista no pós-venda

Invista no pós-venda para estabelecer uma conexão duradoura com seus clientes, pois a verdadeira continuidade da jornada de compra se inicia no momento em que o cliente concluir a transação. 

Manter uma presença constante na rotina do consumidor demonstra atenção contínua e aprimora a experiência, mesmo quando não está ativamente realizando compras. 

Iniciar o pós-venda começa pela coleta de dados dos clientes já atendidos. A realização do follow-up, um contato imediato após a compra, é uma prática valiosa, permitindo que profissionais perguntem sobre a experiência do cliente e recebam sugestões. 

Posteriormente, a escolha dos canais de comunicação deve ser cuidadosamente definida, levando em consideração as preferências do público-alvo, podendo incluir WhatsApp, e-mail, entre outros. 

A implementação efetiva do pós-venda não apenas aumenta significativamente as chances de fidelização, mas também possibilita a combinação de estratégias adicionais, como a oferta de cupons de desconto e campanhas promocionais, potencializando ainda mais os resultados obtidos.

  1. Crie um programa de lealdade

Implementar um programa de lealdade é uma das ações comerciais para aumentar vendas e reter clientes mais interessantes da nossa lista.

Ao implantar um programa de lealdade no seu negócio, você incentiva os clientes a permanecerem fiéis à sua marca, pois eles se beneficiam de vantagens adicionais ao escolherem seus produtos ou serviços repetidamente.

Acesse o nosso material gratuito “Programa de Lealdade: criando uma comunidade em torno da sua marca” e entenda como essa estratégia pode ser aplicada.

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