Entenda porque fidelizar clientes é tão importante para a empresa
Muitas empresas fazem altos investimentos para garantir que a atração de clientes seja forte. Deixam de lado, muitas vezes, de responderem uma questão muito simples para o crescimento e rentabilidade da empresa: por que fidelizar os clientes?
A fidelização de clientes consiste em estratégias que ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes ativos, mantendo-os motivados para fazer negócios com a empresa.
Entender a importância e como fazer a mensuração da fidelização dos clientes é fundamental para articular planos e estratégias de vendas e marketing.
Por que fidelizar clientes é tão importante?
Existem vários motivos para começar a fazer o trabalho de retenção de clientes, reforçando a fidelização. Nós separamos três dados interessantes para apresentar:
- conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 25 vezes mais caro;
- um cliente médio chega a gastar 67% mais em seu terceiro ano fazendo negócio com a empresa;
- segundo a Fundera, 65% dos negócios de uma empresa vêm dos clientes ativos.
Se todos esses números não mostram a importância de fidelizar seus clientes, então vamos trazer outro motivo: a redução do churn.
Clientes fiéis têm mais dificuldades em cancelar seus contratos. Até mesmo as reclamações são realizadas de forma a incentivar a empresa a melhorar seus serviços e não com uma notificação imediata de cancelamento.
Há também ganhos que são promovidos em torno da valorização da marca.
Conhecer melhor o perfil dos seus clientes
Os clientes fiéis estão mais próximos daqueles que a empresa considera como “ideal”. Acompanhar as preferências, hábitos de consumo e escolhas que ajudam a criar o perfil ideal para suas estratégias.
Quanto mais “clientes ideais” você conseguir atrair, melhores as chances de ter um retorno financeiro positivo e aumentar o lucro da empresa.
Promover a marca
Clientes que se tornam fiéis à marca estão quase prontos para se tornarem verdadeiros promotores da empresa.
Com o incentivo certo, eles podem atuar no marketing boca a boca, impactando outras pessoas a comprarem os produtos e serviços da empresa.
Aumentar o lucro
Ok, chegamos no ponto que todas empresas sempre querem mais e mais: maneiras de aumentar a lucratividade.
A fidelização de clientes é importante porque faz com que o cliente ativo retorne cada vez mais, para fazer novas compras.
Além disso, os clientes ficam interessados sempre em conhecer mais sobre os novos produtos/serviços da marca, oferecendo uma grande oportunidade de aumentar as vendas.
Receber feedbacks de qualidade
A melhor maneira de conseguir aprender melhor sobre a qualidade do serviço/produto oferecido pela empresa, nada melhor do que falar com quem os compra, não é mesmo?
Os clientes fiéis podem ser fonte rica de informações, insights e indicações de melhorias. Esses consumidores estão mais dispostos a fazerem parte da empresa, oferecendo dados cruciais sobre a qualidade do serviço.
Criar uma comunidade de Brand Lover
Brand Lover é um termo em inglês para definir aficionados por marcas. Essas pessoas geram autoridade e agrega valor para a empresa.
Esse consumidor vira um verdadeiro defensor da marca, podendo até defendê-las de críticas de outras pessoas.
Como medir a fidelização de clientes na sua empresa?
Acompanhar o envolvimento dos clientes com a sua marca ajuda a mensurar a fidelização. Existem métricas que ajudam a ter a dimensão dessa relação, assim como mecanismos e recursos para avançar nesta questão.
As principais métricas de mensuração de como está a fidelização de clientes na sua empresa são:
- Net Promoter Score;
- Customer Satisfaction Score (CSAT);
- Lifetime value (LTV);
A fidelização consegue reduzir a perda de clientes. Uma estratégia importante para ajudar nessa fidelização é o programa de fidelização por meio de clube de benefícios.
Ao entender o porquê fidelizar clientes, há recursos e diferentes estratégias para essa fidelização. Aproveite a visita para aprender mais sobre os tipos de programa de fidelização!
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