Blog
Busca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Provedores de Internet
Leitura:
5
min.

Entenda o que é SVA, como ele funciona para provedores de internet e como otimizá-lo

Tire todas as suas dúvidas sobre o que é SVA (Serviço de Valor Agregado) e veja como ter um clube de vantagens próprio como SVA

por
Alloyal
23/6/24
29/5/2023

Oferecer serviços adicionais  já na venda são fortes incentivadores para a a aquisição de planos. Entender o que é SVA (Serviço de Valor Agregado) se tornou um grande diferencial competitivo para os provedores de internet.

Com o mercado cada vez mais competitivo, ganha quem tem o melhor preço ou a melhor oferta. No último caso, os SVAs são as “estrelinhas” do negócio.

Neste artigo, vamos aprofundar sobre o que é SVA e como seu provedor de internet pode ficar irresistível após a oferta desse serviço.

O que é SVA?

Imagine assinar um plano de internet e ganhar armazenamento de documentos em algum servidor na nuvem? Ou contratar um provedor de internet e ter acesso a um clube de vantagens personalizado!!

O SVA é uma sigla que significa Serviço de Valor Agregado ou Adicionado. Em outras palavras, são serviços que podem ser adicionados após a contratação do serviço principal.

E é de longe uma vantagem para o cliente que quer economizar ou adquirir alguma vantagem ao contratar um plano de assinatura. O SVA agrega valor em qualquer operadora, seja na Claro, TIM, Oi e Vivo. Todas essas grandes empresas querem se destacar e fidelizar mais clientes por meio do SVA.

E para empresas de provedor de internet de pequeno porte, abre portas para o cliente que ainda não tem muita informação sobre a empresa.

O que é SCM?

O SCM (Serviço de Comunicação de Multimídia) é o serviço que facilita a transmissão, emissão e recepção de informações. A nomenclatura engloba telefonia móvel e fixa e, inclusive, qualquer conexão feita à internet.

A verdade é que sem o SCM não existiria essa conexão global que existe hoje. De uma maneira mais ilustrativa, para que você envie uma mensagem para alguém, é preciso que haja uma infraestrutura complexa de rede.

Na nossa federação, o serviço é regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, portanto, tem incidência tributária de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Esse é o serviço principal que o cliente contrata para ter acesso à internet, sendo assim, um serviço de telecomunicações.

Qual a diferença entre SVA e SCM?

Ambos estão ligados ao mesmo propósito de fornecer mais interatividade ao cliente. No entanto, o SCM é o serviço primordial de telecomunicação que permite o sinal de internet.

Por outro lado, o SVA são serviços adicionais que permitem uma experiência ao usuário que adquire o plano de internet ou de telefonia.

Um exemplo disso é quando a operadora de telefonia oferece um acesso ilimitado ao WhatsApp sem cobrança no plano. É uma maneira de atrair a atenção de novos clientes e de mantê-los por mais tempo por meio do benefício.

Quem regula os SVA para provedores de internet?

Já vimos que no caso do SCM é a Anatel que regulamenta e fiscaliza o serviço. Já no caso do SVA, ele não precisa de aprovação da Anatel para funcionar porque não se trata, obrigatoriamente, de um serviço de telecomunicações.

E por ter incidência de apenas tributos federais, ele se torna muito atrativo para empresas que querem mostrar seus diferenciais ao consumidor. Por meio de um SVA a empresa pode otimizar suas tarifas, oferecendo serviços que trazem cashback, por exemplo.

Por que o SVA pode ser um diferencial competitivo?

Não importa o tamanho da empresa, todas querem sair na frente e mostrar diferenciais competitivos. E, cada vez mais, a busca por aumento da base de clientes traz novas ideias e mais valor ao mercado em que atuam.

Os provedores de internet estão inseridos em um mercado que convive com recorrentes reclamações referentes a qualidade do serviço: conexão com a rede, por exemplo.

É por isso que o SVA se torna um verdadeiro diferencial competitivo, buscando atender novos usuários e manter aqueles que deram a oportunidade de degustar o serviço da marca uma vez.

Mas fazer frente ao seu concorrente exige criatividade e desejo de virar uma marca de referência. Isso vai ser combustível para que a empresa trabalhe com a intenção de fazer o diferencial para o cliente.

O SVA, portanto, se torna em um mecanismo interessante para diminuir os cancelamentos de contratos e a perda de clientes.

Quais as oportunidades que podem ser geradas pelo SVA?

Em primeiro lugar, sua empresa não vai ser aquele tipo “mais do mesmo”, mas a sua oferta de produtos vai aumentar e isso gera mais valor ao mercado.

Em segundo lugar, você vai conseguir fidelizar seus clientes de uma maneira agradável.

Agora, pensando no lado da empresa, por não ser um serviço de telecomunicação, o SVA dispensa o tributo ICMS. E qual é a empresa que não quer menos tributação para investir mais em captação de clientes?

Sendo assim, o Serviço de Valor Agregado acaba se tornando uma ótima maneira de investir no seu cliente de curto a longo prazo. Dessa forma, ele adquire o plano de internet e permanece com ele por mais tempo para aproveitar os benefícios adicionados.

Como a Alloyal pode ser um SVA para provedores de internet?

A Alloyal pode ser uma grande parceira para o seu negócio de provedor de internet. Por meio de um clube de vantagens adequado para o seu cliente é possível fortalecer a sua marca e fidelizar.

Sem dúvida, essa é uma forma de chamar a atenção de clientes que ainda olham para as grandes marcas. Por mais que elas tenham muito mais tempo no mercado, nem sempre é isso que conta para o consumidor.

Hoje, o cliente está atrás de cashbacks, descontos e promoções para ficar na empresa. E quando pensamos em  provedores de internet, podemos imaginar  uma gama de oportunidades atrativas para fazer do seu produto o mais interessante do mercado.

Otimizando a tributação com Alloyal SVA

Por meio do Alloyal SVA é possível manter uma carga tributária mais enxuta. Como vimos ao longo do artigo, o SVA não entra como serviço de telecomunicação sendo, portanto, livre de ICMS.

Se você conseguiu compreender o que é SVA, entendeu que a Alloyal pode ser um excelente serviço de valor agregado para a sua empresa, não é mesmo?

Para ajudar ainda mais no seu entendimento, preparamos um material gratuito para você ver como a Alloyal pode ser o seu SVA!

Compartilhe:

Receba conteúdos gratuitos para encantar os seus clientes

Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre aquisição, retenção e satisfação!