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Retenção de clientes
Leitura:
9
min.

Entenda o que é marketing humanizado e qual a sua importância para a empresa

Aprenda como o marketing humanizado pode ajudar nas estratégias de atração, retenção e fidelização de clientes na sua empresa

por
Alloyal
23/6/24
26/9/2023

Uma empresa que possui um marketing humanizado tem mais chances de criar uma conexão duradoura com seu público.

Afinal, em mundo fortemente impactado pela tecnologia, cada vez mais, o consumidor busca uma experiência única com a marca, e não somente adquirir um produto ou serviço.

Logo, é preciso investir em relacionamento com seus clientes, entender seus hábitos, desejos, necessidades, além das ações que realmente irão atingir suas emoções.

O que é marketing humanizado?

Como o próprio termo sugere, o marketing humanizado é aquele que busca humanizar os processos e estabelecer conexão emocional com os consumidores. 

Esse tipo de marketing tem sido uma forte tendência na maioria das empresas.

Isso porque, o cliente atual, busca cada vez mais contato humanizado com as empresas que têm utilizado da tecnologia para otimizar seus processos, se esquecendo da experiência do cliente com a marca.

Quem nunca tentou contato com uma empresa, foi atendido por um chatbot, e logo desejou falar com um humano, não é mesmo?

Ou seja, os consumidores não querem apenas consumir, mas sim ter uma experiência personalizada, durante todo o processo de compra, algo que ainda não é proporcionado pelas máquinas, (ainda bem)!

Por que o marketing humanizado é importante?

Todo profissional de marketing sabe que cada indivíduo é único, carregando consigo dores, necessidades e desejos que cabem somente a ele.

Então, como atrair clientes diferentes se a sua comunicação é feita de forma igual para todos eles?

Logo, o marketing humanizado se torna importante ao criar uma conexão entre consumidor e marca.

Ao ver seu anúncio ou ser atendido pela sua equipe, ele pensará: “esse produto foi feito para mim”! Isso sim, é uma experiência única e personalizada.

É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Retail Dive, que revelou que 70% dos consumidores desejam uma interação humana ao invés de robótica. 

Dentre os entrevistados, 48% dizem que a razão dessa preferência se dá por robôs ou atendimento automáticos não conseguirem entender e ajudar de fato em suas dificuldades.

Ainda, o estudo afirma que para 61% dos consumidores, receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mídias sociais é importante para eles.

Como implementar o marketing humanizado na empresa?

Para profissionais renomados da área, o marketing humanizado deve seguir três pilares: a emoção, a empatia e a ética. 

Além disso, existem outras estratégias que irão te ajudar a proporcionar uma experiência única e humanizada com seus clientes. Saiba quais são elas!

Comece internamente

Para que essa conexão emocional chegue até o consumidor final, a humanização deve iniciar dentro do ambiente organizacional, com os colaboradores.

Logo, o time de marketing juntamente com gestores e líderes precisam incentivar uma cultura saudável, com comunicação aberta, além de incentivos à saúde física e mental, bons benefícios e salários.

Assim, o colaborador se tornará um verdadeiro propagador da marca, por se sentir valorizado como ser humano.

Identifique a imagem que a empresa transmite

Quando uma pessoa ouve o nome da sua marca, qual imagem ela vê, qual sentimento vem à tona?

É preciso estar ciente dessa projeção. Isso porque, o consumidor atual se preocupa em relacionar seu nome à uma marca, seja de forma social, ambiental, cultural, ou até mesmo política.

Para o cliente, uma boa empresa é aquela que comove seu público, que seja inovadora e que esteja em evidência nos momentos importantes da sociedade, causando uma imagem positiva no mercado.

Conheça bem a sua persona

Como o próprio termo diz, a persona nada mais é que a personificação do seu cliente ideal.

Não necessariamente, sua marca precisa ter somente uma persona, ela pode ter várias.

Para desenhar sua persona, é preciso dar um nome a ela, idade, hábitos, comportamento, dentre outras características de um cliente real. 

Com a persona, a empresa será mais eficiente em elaborar ações e estratégias de marketing que irão, de fato, mexer com o emocional do público.

Simplifique a comunicação

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, uma das principais reclamações dos consumidores é a dificuldade de se comunicar com as marcas.

E quando a compra é feita de forma online, a situação, infelizmente, é ainda mais comum.

Por isso, se você não deseja somente atrás,mas, fidelizar seu cliente, invista em serviços de atendimento ao cliente, seja via telefone, chat ou  e-mail, é preciso que a demanda do cliente seja atendida de forma acolhedora e humanizada.

Assim, ele se sentirá valorizado pela empresa, entendendo que você não quer somente vender, mas criar uma parceria duradoura com ele.

Use as redes sociais

Não é de hoje que as redes sociais têm forte impacto na resolução das dores dos consumidores.

Geralmente, quando um cliente vai reclamar nas redes sociais, é porque ele já está saturado e tentou em todos outros canais de atendimento da empresa, uma solução para o seu problema.

Logo, nessa demanda é preciso atender com urgência, para que o problema não tome proporções ainda maiores.

Ainda, quando recebe um elogio nas redes sociais, interaja com seu cliente de forma personalizada, não somente curtindo, mas respondendo, mencionando a pessoa. Tal gesto fará ela se sentir única.

Invista em Storytelling

Pessoas são feitas de histórias.

No contexto da comunicação, o objetivo do storytelling é contar uma história que atinja sua persona de modo que ela queira se relacionar com a sua marca.

Logo, quando você utiliza delas para atrair clientes, não somente utilizando a linguagem escrita, mas, também audiovisual, você transporta o cliente para dentro desse mundo, criando um vínculo emocional e ainda convencendo o cliente a comprar seu produto.

Melhore continuamente

Mudanças organizacionais são importantes para que a empresa sempre demonstre que está atenta às tendências de mercado e situações que estão em evidência na sociedade.

Um exemplo foi a pandemia da Covid-19 que fez com que os consumidores migrassem de forma massiva para os canais digitais.

Tal movimento na sociedade,  fez as empresas repensarem suas estratégias de marketing e investirem não só em tecnologias mas, também, em um posicionamento de marca diante da situação e como ela iria se comunicar com seu cliente nesse momento.

Pense sempre no engajamento do seu público

As redes sociais são um ótimo termômetro para entender onde sua empresa está acertando e em quais pontos ela precisa melhorar.

Além de curtir e responder as reclamações, é importante utilizar esses comentários nas publicações para interagir com seus seguidores, engajando e esclarecendo suas dúvidas ou até mesmo conversando de forma leve e humanizada, criando uma verdadeira comunidade virtual.

Trabalhe bem os valores da empresa

Incentive os líderes e gestores a praticar uma liderança humanizada.

Boas lideranças propagam os valores da empresa por meio da conexão emocional com seus colaboradores, procurando saber como eles estão e onde querem chegar.

Assim, todo o time irá propagar essa cultura de humanização, refletindo no público final.

Desenvolva a empatia

Procure sempre se colocar no lugar do cliente ao criar ações de marketing humanizado.

Pequenos gestos, às vezes podem encantar o cliente e gerar conexão emocional mais do que grandes campanhas. 

Bilhetes ou cartas escritas à mão, lembrar a data de aniversário do cliente, enviar cumprimentos ou brindes, encaminhar mensagens e e-mails customizados, sempre mencionando o nome do cliente, são ações que demonstram na prática o que é o marketing humanizado.

Crie uma comunidade com seus clientes

Para engajar os clientes, a solução cada vez mais utilizada pelas empresas é criar uma comunidade online.

Ter uma comunidade digital do seu negócio, gerar valor à sua audiência, e permitir que estas pessoas interajam com você e entre eles, gerando ideias importantes para estreitar seu relacionamento com o público e proporcionar os melhores resultados financeiros.

Mostre às pessoas que estão por trás da marca

Investir em estratégias que mostram como é a rotina da empresa, estreita a distância entre a marca e o dia-a-dia dos seus clientes, mostrando que por trás da entrega do produto final, existem pessoas reais que trabalham para que suas necessidades sejam atendidas.

Por meio do LinkedIn,  Instagram e Facebook, por exemplo,  você pode gravar vídeos dos bastidores, mostrando mais sobre o negócio, ou até mesmo fazer publicações de artigos escritos pelos colaboradores para que as pessoas conheçam mais os profissionais que trabalham na sua empresa.

5 exemplos de humanização da marca

Agora vamos conhecer alguns exemplos de marcas que têm humanização dentro da sua cultura. Conheça-as!

1. Starbucks

A visibilidade e o faturamento da cafeteria se deve mais pela experiência do cliente do que pelos produtos em si. 

A Starbucks aumentou seu faturamento criando um espaço aconchegante e sofisticado, com wi-fi gratuito, onde os clientes podem trabalhar em formato híbrido, além de socializar com amigos e familiares.

2. Nubank

O Nubank possui uma forma inspiradora de se relacionar com seus clientes. O banco  já presenteou uma cliente que o cachorro tinha comido seu cartão e também outra que a avó tinha jogado seu cartão na lixeira, por engano.

Além desses exemplos, a empresa sempre divulga outros casos de humanização da marca no seu blog, mostrando que se importa e presta atenção nos seus clientes.

3. American Express

30 segundos. Esse é o tempo que o consumidor leva para abrir uma conta no banco American Express.

Ainda, os novos clientes contam com vantagens e prêmios diferenciados.

4. McDonalds

Além da campanha Mc Dia Feliz, que é voltada ao apoio de crianças com câncer,  a maior empresa Fast Food do mundo, recentemente criou a “Méquizice”, campanha que veio para mostrar que não existe um jeito certo de comer um Mac, cada pessoa mistura os ingredientes em um jeito único de consumir.

5. Grupo Boticário

O Grupo Boticário também é uma referência em marketing humanizado em diversas campanhas publicitárias. 

Além disso,  o Boticário passou a utilizar nas legendas das fotos do Instagram o recurso #pracegover onde há a descrição detalhada do que contém na imagem que ilustra o post.

Já no Youtube da empresa, os vídeos do canal Desejos de Make são produzidos e divulgados com áudio-descrição e libras.

E você, já sabe o que é o marketing humanizado e tem aplicado na sua empresa?

O mais importante é entender que o marketing humanizado vai muito além de ações publicitárias, mas começa de fato, dentro do ambiente da empresa, com a humanização como pilar da cultura organizacional.

Gostou do assunto? Aproveite para entender também sobre humanização da marca.

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