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Aprenda mais sobre a liderança empresarial

por
Alloyal
5/5/2023

Nos esportes, todo time tem um treinador, e até mesmo os atletas que atuam de forma individual contam com o suporte desse profissional. As empresas têm seus próprios times, e eles precisam de alguém que se responsabilize pela liderança empresarial para guiar o grupo.

A liderança é indispensável para que todos possam atuar em conjunto com foco nos mesmos objetivos. Essa habilidade pode ser desenvolvida e depende de boas práticas para que seja bem sucedida.

Aqui você vai entender o que é a liderança empresarial, como ela pode ser desenvolvida e aplicada no seu negócio. Confira!

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O que é liderança?

A liderança é uma habilidade das pessoas que conseguem exercer influência interpessoal, incentivando, motivando e engajando um grupo para alcançar objetivos específicos trabalhando em conjunto.

Porém, liderança não é sinônimo de chefia. O líder trabalha junto com a sua equipe, conduzindo processos e gerenciando essas pessoas para promover o trabalho coletivo. Contudo, existem alguns tipos de liderança autoritários e conservadores, em que o líder exerce um papel de chefe, limitando a autonomia dos liderados.

O que é liderança empresarial?

A liderança empresarial é aquela exercida dentro de uma empresa. É a função designada a um profissional que demonstra capacidade para incentivar a equipe com o intuito de alcançar as metas estabelecidas.

Esse profissional sabe como aproveitar o potencial dos profissionais e utilizar os recursos disponibilizados para que o trabalho seja realizado de uma forma eficiente e com qualidade.

O líder empresarial trabalha de forma direta com os colaboradores. Em função das suas habilidades, do seu grau de conhecimento ou de experiência, ele adquire prestígio e a confiança dos liderados.

Como desenvolver a liderança

Como explicamos, a liderança é um tipo de habilidade que podemos colocar no topo, pois depende de outras habilidades menores para que possa ser bem exercida. Um bom líder é uma pessoa:

  • comunicativa;
  • empática;
  • que gera confiança;
  • cultiva a visão sistêmica;
  • sabe como resolver problemas;
  • gerencia bem o tempo; entre outras qualidades.

Logo, buscando desenvolvimento pessoal e profissional uma pessoa pode trabalhar o seu potencial de liderança. Veja a seguir algumas ações fundamentais para se tornar um bom líder.

Aprenda a negociar

Não há como negar que trabalhar com pessoas é muito desafiador. Isso porque os indivíduos têm características, pensamentos, crenças e valores diferentes, e cada pessoa é única. O líder precisa saber como lidar com todos esses perfis sem gerar conflitos.

Ele precisa ter um bom poder de negociação para se comunicar com as pessoas e agir de uma forma persuasiva, como dito, sem que haja conflitos. É dessa forma que ele conseguirá motivar para o alcance de resultados, ajustando cada ponto que precisa de adequação.

Tenha uma visão sistêmica

Como você pode perceber, o líder faz a mediação entre a empresa e os colaboradores, por isso, ele precisa ter uma visão sistêmica de ambos os lados para que consiga exercer o seu papel com maior qualidade.

A visão sistêmica é indispensável para esse profissional estar ciente das metas e dos objetivos da organização, ao mesmo tempo, consciente dos recursos e ferramentas que tem a sua disposição, inclusive recursos humanos, para concluir as tarefas com eficiência.

Desenvolva planejamento estratégico

A visão sistêmica precisa ser somada ao planejamento estratégico para que tudo funcione de uma forma harmônica. Essa é mais uma habilidade que você precisa para trabalhar para desenvolver a sua liderança.

É essencial saber como aproveitar aquilo que se tem, entendendo como cada recurso auxilia para o alcance das metas. A visão estratégica é indispensável para redirecionar recursos humanos, físicos e financeiros da melhor forma.

Lembre-se de gerir seu tempo

Todo líder também sofre cobranças, principalmente quando se trata da liderança empresarial. A organização deseja alcançar resultados, e eles precisam ser cada vez melhores. Então, saber gerenciar o tempo é fundamental para que a liderança consiga conquistar um time produtivo, mas não sobrecarregado.

Aqui entra o planejamento estratégico para que tudo seja cumprido dentro dos prazos, sem sobrecarga, fazendo com que cada etapa do projeto seja cumprida com excelência para que a próxima não sofra atrasos e não encontre empecilhos.

Tenha disciplina

Não há como realizar uma boa liderança empresarial sem pensar em disciplina. Mas também é importante derrubar os mitos que circulam ao redor dela.

Ser uma pessoa disciplinada não significa trabalhar de uma forma mecanizada e com muito rigor ou autoritarismo. Envolve apenas estar ciente das próprias responsabilidades e dos prazos e metas que precisam ser alcançados, a fim de realizar tudo isso seguindo regras e padrões para que funcione sem imprevistos ou problemas.

Pratique rapport com as pessoas

É muito importante que o líder consiga ganhar a confiança e a simpatia dos seus liderados, por isso, é essencial deixar a arrogância de lado e substituí-la pelo rapport. Essa é a habilidade de se conectar com pessoas estabelecendo uma sintonia baseada em respeito à individualidade.

Dessa forma, as relações se tornam mais saudáveis e existe liberdade para opiniões e formas de pensar, o que pode tornar o time muito mais engajado e colaborativo.

Tenha empatia

Você lembra que explicamos que as pessoas têm características diferentes? É por isso que o líder também precisa trabalhar a sua empatia. É essencial que ele saiba se colocar no lugar do outro para compreender os seus comportamentos, suas emoções e suas ações.

Assim fica mais fácil se relacionar com os liderados de uma forma individual e fazendo com que cada um se encaixa no grupo conforme suas habilidades. O clima organizacional se torna mais saudável, e esse acolhimento ajuda a incentivar o desenvolvimento dos profissionais.

Ouça com atenção

Mais uma vez, é importante deixar a arrogância de lado para praticar uma boa liderança empresarial. Escute o que os seus liderados têm a dizer, pois cada pessoa tem algo a ensinar em função dos seus conhecimentos e da sua visão de mundo.

Ouvir com atenção mostra para os liderados que eles são valorizados e que sua contribuição é importante para o grupo. Além disso, o próprio Líder pode encontrar ideias contando com a ajuda da sua equipe.

Invista em organização

A disciplina precisa caminhar junto com a organização. Para desenvolver sua liderança, é essencial saber como organizar os próprios horários, prazos, metas que devem ser cumpridas e os recursos envolvidos nesse processo de liderança.

Assim, o trabalho do próprio líder se torna mais fácil e a rotina é conduzida com fluidez, mantendo todos os projetos sempre em dia. Também traz mais segurança para o time, que percebe que o líder tem a situação sob controle.

Foque nas demandas e necessidades das pessoas

Na liderança empresarial, não podemos apenas cobrar resultados. É preciso escutar os colaboradores para entender suas próprias necessidades e demandas. Manter o foco nisso é indispensável para que você garanta para seu time as condições de trabalho necessárias para que eles possam cumprir sua tarefa de uma forma satisfatória.

Desenvolva a autoconfiança

Por fim, confie em sua própria competência, sua experiência e seu conhecimento. Mostrar segurança diante da equipe é essencial para ganhar o respeito e a admiração dela, e somente quando você conhecer seus pontos fortes e estiver consciente das suas limitações poderá auxiliar os demais a se desenvolverem também.

Não se esqueça de que autoconfiança não é arrogância, mas sim o conhecimento de si e da sua capacidade para atuar com qualidade agora e melhorar cada vez mais.

Quais as vantagens de ter uma liderança nas empresas?

Imagine um coral onde cada integrante decide cantar à sua própria maneira. Com certeza o resultado não será dos melhores, afinal, é preciso que exista harmonia e trabalho em conjunto para que o espetáculo aconteça.

É por isso que é tão importante adotar a liderança empresarial. Dessa forma os colaboradores vão trabalhar em prol dos mesmos objetivos, cada qual consciente das suas responsabilidades para que o projeto se concretize.

O líder é quem vai coordenar o conjunto para que cada um dos integrantes trabalhe como se fosse a engrenagem de uma grande máquina para que no final ela funcione com perfeição.  Assim, são várias as vantagens que alcançamos com a liderança nas empresas. Entre elas estão:

  • aumento da produtividade;
  • maior eficiência da equipe;
  • maior facilidade para alcançar metas;
  • tomada de decisão mais precisa;
  • retenção de talentos e redução de turnover;
  • ambiente de trabalho mais saudável;
  • redução de conflitos;
  • incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais as 5 práticas para adotar e ser um bom líder?

Adotando algumas boas práticas você conseguirá ser um excelente líder para que a liderança empresarial seja realizada de uma forma mais estratégica e com eficiência. Veja a seguir cinco práticas indispensáveis para alcançar esse objetivo.

1. Seja flexível

O líder tem muitas responsabilidades e obrigações, além de trabalhar com prazos e pessoas diferentes. Por isso, ele precisa ser flexível para entender que mudar muitas vezes é necessário em prol do coletivo. A flexibilidade também ajuda a ter um bom desempenho em diferentes situações, inclusive nas mais desafiadoras e em momentos de crise.

2. Pense a longo prazo

Um dos focos da liderança empresarial é gerar sustentabilidade no trabalho da equipe. Logo, nem sempre os resultados acontecem rápido. Quando se realiza uma boa liderança, construímos bases e uma estrutura para ter resultados com o passar do tempo, de modo que todos os envolvidos se aprimorem de forma individual e no trabalho em conjunto.

3. Analise cada ocasião

Nem sempre a estratégia que deu certo uma vez dará certo novamente, pois as situações são diferentes entre si, e cada uma requer um plano de ação. Portanto, antes de tomar suas decisões, analise cada ocasião para que você possa direcionar o seu time conforme as demandas do momento.

4. Avalie e seja avaliado

O líder está sempre em busca dos melhores resultados, então, precisa monitorar o desempenho da sua equipe e das estratégias que ele mesmo adotou. Procure avaliar todo o conjunto e a sua própria atuação, para corrigir falhas, melhorar aspectos que podem evoluir e adotar novas estratégias conforme as demandas.

5. Busque por conhecimento

Já que o líder está à frente da equipe, ele precisa ter uma excelente capacitação. Evite a estagnação. Busque conhecimento de forma constante. Acompanhe tendências, leia livros sobre liderança, faça cursos de extensão ou pós-graduação, se especialize em uma área. Assim você terá um conhecimento técnico sempre atualizado.

Quando a liderança empresarial é bem exercida, todos saem ganhando. Para isso, é preciso desenvolver habilidades, buscar conhecimento e se aprimorar cada vez mais, sempre pensando naquilo que poderia trazer resultados positivos para o grupo e a organização.

Cada empresa e equipe têm demandas diferentes, então, é preciso adotar um estilo de liderança adequado. Veja neste artigo os tipos de liderança que existem e descubra qual se encaixa melhor no seu negócio.

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