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Aumentar vendas
Leitura:
8
min.

12 exemplos de CRM para adotar na empresa

Confira exemplos de CRM para inspirar no uso da estratégia dentro da sua empresa, conheça alternativas para automatizar a comunicação

por
Alloyal
23/6/24
13/10/2023

Para muito além da venda, o relacionamento com o cliente pode ser fortalecido com a ferramenta certa. Existem diferentes exemplos de CRM que atuam na comunicação, relacionamento e conversão de clientes.

São várias as possibilidades para fidelizar clientes em sua base de compras, pois os sistemas de CRM contribuem na aproximação com o consumidor em vários momentos da jornada de compra, até mesmo no pós-vendas

Trouxemos 12 exemplos de CRM bem executados, exemplificando como você pode utilizá-los e apontando possíveis soluções para o seu negócio.

Quais são os tipos de CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente, com tecnologia de computação na nuvem que oferece a grandes e pequenas empresas a oportunidade de organizar, automatizar e sincronizar cada parte da interação com os consumidores.

Os tipos de CRM correspondem às suas áreas de atuação dentro de um negócio. Logo, existem diferentes tipos de CRMs, como marketing, por exemplo, para segmentar perfis de clientes e captar leads que serão enviados para a área de vendas.

Já o CRM de vendas que qualifica de forma mais aprofundada os leads enviados pelo marketing, faz o follow-up, os conduz pelo funil de vendas com o objetivo de converter. 

O CRM pode ser aplicado em diferentes setores de empresas de todos os tamanhos. Por isso, é muito importante entender os tipos de CRM para utilizar todo o potencial dessa estratégia.

Analítico

O CRM analítico está ligado aos setores de planejamento e à análise de relatórios e indicadores. Por meio da coleta de dados sobre os clientes, seus hábitos de consumo e suas necessidades e interesses, é possível tornar mais fácil a tomada de decisão.

Nesse exemplo de CRM podemos destacar as pesquisas de mercado, que oferecem à empresa dados importantes para criar estratégias de alcance de clientes, como: faixa de preço da concorrência e esperada pelo público-alvo, necessidades do público que não estão sendo atendidas, como o público se comunica com as empresas.

Estratégico

O CRM estratégico utiliza os dados coletados pelo operacional, a disseminação da informação do colaborativo e a análise crítica do analítico, para construir um panorama.

Essa visão ampla, possibilitada pelo CRM estratégico, ajuda na tomada de decisões que definirão o futuro da sua empresa.

O sistema de CRM estratégico deve sempre ter foco na satisfação e fidelização de clientes.

Operacional

Este CRM engloba a interação direta com os clientes. Alguns bons exemplos de CRM deste tipo são canais de atendimento ao consumidor, equipes de suporte e estratégias de pós-venda.

Colaborativo

O CRM Colaborativo integra toda a equipe pois visa fazer com que os dados obtidos e processos implantados sejam conhecidos por toda a empresa.

Todos os setores devem estar envolvidos com o CRM e cientes das estratégias e padronizações definidas.

Onde usar o CRM?

Para saber aplicar corretamente os exemplos de sistemas CRM que citamos acima, quais áreas a ferramenta contribui no processo e traz resultados melhores, separamos os três principais locais de aplicação.

Veja!

CRM de marketing

O CRM de marketing deve ser capaz de cadastrar os clientes, segmentá-los por tipos e ajudar a conhecer seus históricos de interação com a empresa, para customizar ofertas por tipos de clientes, entre outras ações.

CRM de vendas

No CRM de vendas é possível analisar a planilha de vendas, quantas transações entraram e estão fluindo por seu funil de conversão e até fazer previsões de fechamento.

CRM de atendimento e pós-venda

Aqui o CRM contribui para o atendimento de chamadas de suporte ou reclamações, bem como para pedir feedback.

Como usar o CRM de forma bem feita na empresa?

Agora é colocar a mão na massa para que esses exemplos de sistemas de CRM sejam impulsionadores de excelentes resultados, com as dicas que trouxemos. 

Oferecer produtos complementares

Já parou para pensar que muitos dos seus serviços e produtos se complementam?

Com a gestão do CRM você pode organizar e oferecer de forma que essa estratégia, além de aumentar o valor do ticket médio, gere um bom custo benefício aos clientes.

Sugerir produtos mais caros

Utilizando as informações que sua empresa já obtém dos clientes, é possível sugerir upgrades de produtos que realmente sejam vantajosos para eles.

Se, de acordo com a análise da ferramenta, é possível identificar qual é o perfil de clientes que fazem upgrades em planos, nada impede de sua empresa criar serviços mais completos para clientes que estão próximos a esse perfil.

Recomendar outras soluções

Neste caso podemos dizer que nem sempre sua empresa terá a solução certa e ser sincero com o cliente é o melhor que você pode fazer.

Com um sistema de CRM adequado, é possível identificar quando os problemas que um cliente em potencial possui não serão atendidos pela sua empresa.

Trabalhar no relacionamento com o cliente

Com o sistema CRM é possível enviar diversos tipos de comunicação aos seus clientes e contatos, como: e-mails de agradecimento após compras, de felicidades em datas especiais ou perguntando o que o contato acha da marca e como acredita que você pode melhorar.

O relacionamento com cliente é uma constante.

Ofertas customizadas

Com os dados coletados pelo CRM é possível conhecer os interesses, hábitos de consumo e até mesmo prever com maior exatidão qual é a probabilidade de leads se converterem em venda.

Dessa forma é possível indicar ao visitante os produtos que estão disponíveis por meio da criação de ofertas personalizadas.

Identificar leads próximos de fechar compra

Todas as informações de um potencial lead são identificadas pelo CRM, inclusive quando, durante sua jornada de compra, ele está próximo de finalizá-la.

Assim, é mais fácil determinar quando e como sua equipe deve abordar cada contato para fazer uma proposta.

12 exemplos de CRM para utilizar

Com tantos pontos positivos, você deve estar se perguntando qual CRM ideal para sua empresa. Elencamos 12 exemplos de CRM para facilitar sua escolha.

1. Agendor

CRM brasileiro com 10 anos de mercado, conta com mais de 10.000 empresas em sua base de clientes. O Agendor é reconhecido por gestores e vendedores como o mais fácil de usar e com melhor custo/benefício. Ainda sim, você vai encontrar um CRM que possibilita uma gestão comercial completa e com suporte super preparado.

A ferramenta oferece aplicativo, automação de tarefas, gestão de múltiplos funis de vendas,  vendas por Whatsapp com chat centralizado, geração de leads com dados validados e muito mais. 

O Agendor disponibiliza um plano gratuito, com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e planos pagos completos a partir de R$ 53 mensais por usuário.  

2. Jeenga

No Jeenga você encontra funções para criar listas de segmentação de clientes, automação de campanhas, recuperação de vendas, campanhas multicanal, personalização de mensagens e muito mais.

O sistema promete ajudar você a conquistar clientes e vender mais para os atuais.

3. Moskit CRM

Se posicionando como um CRM para pequenas e médias empresas, o Moskit tem uma série de funcionalidades para ajudar sua empresa a se relacionar com os clientes: painéis de controle gerenciais personalizáveis,  múltiplos funis de vendas, filtros inteligentes, etc. 

4. Nectar CRM

Bastante completo, o Nectar oferece gerenciamento do histórico de relacionamento, do funil de vendas bem como gerenciamento de tarefas, workflow de vendas e gestão de oportunidades.

5. RD Station CRM

O RD Station CRM é a ferramenta de CRM do RD Station Marketing que complementa as funcionalidades das ferramentas RD, antes focadas apenas em automação de marketing.

Tem plano gratuito e dispõe de gestão para disparo de e-mail, lembrete de tarefas e follow-up, relatório de resultados, além de ser integrado ao WhatsApp. 

6. Active Campaign

Esse pode ser considerado um player internacional que oferece funcionalidades que vão além do CRM, incluindo automação de marketing.

Ele oferece soluções para páginas de formulários, teste A/B, tracking de eventos, leas Scoring e mais. 

7. Pipedrive

Neste exemplo de CRM o objetivo é facilitar o processo de vendas com ferramentas para trabalhar o funil de vendas, personalização do ciclo de vendas, gerenciamento de leads

rastreamento de contatos, automatização de tarefas, I.A, métricas e relatórios e aplicativos no celular. 

8. Hubspot CRM

A HubSpot pode ser considerada a mais destacada empresa de automação de marketing do mundo e ampliou o negócio lançando um CRM que, aliás, é gratuito para todos.

Nessa ferramenta você pode gerenciar contatos, as atividades do contato no site, cadastrar empresas e negócios, além de gerir tarefas e atividades.

9. Linkseller

O Linkseller promete ajudar equipes de vendas a gerenciar oportunidades de vendas e fechar negócios mais rapidamente.

Esse sistema CRM oferece painel de controle com diversos dados, funil de vendas, gestão de oportunidades, templates de e-mail, personalização de campos com informações adicionais, etc. 

10. Meets

Meets é um CRM intuitivo que tem como objetivo deixar suas vendas mais práticas e eficientes e oferece funil de vendas e de atendimento, gestão de oportunidades, relatórios gerenciais, entre outros.

11. G Digital

Ele promete automatizar seu processo de marketing e vendas integrando essas duas atividades, tendo entre as funções automação de relacionamento, pipeline de vendas, ferramenta de personas e integração com o WhatsApp. 

12. Salesforce

Essa ferramenta proporciona uma grande variedade de funcionalidades e serviços que vão além do tradicional gerenciamento de relacionamentos, como aplicativos personalizados e customizados de acordo com as suas  necessidades. 

Depois desses exemplos de CRM, você está pronto para começar a otimizar os processos na sua empresa. Caso ainda tenha ficado dúvidas se essa estratégia é mesmo para você, entenda melhor o que é o CRM. 

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