Descubra como a Reserva vai além da moda para encantar seus clientes
Conheça a história da Reserva e como a cultura da empresa fez com que a estratégia tivesse foco em ouvir o cliente e expandir as ofertas.
Quando você compra uma roupa, o que te leva a se decidir por uma determinada marca?
Talvez a sua primeira resposta seja a qualidade, mas o que vai além quando existem qualidades semelhantes?
Existem muitas variáveis que levam um cliente a escolher uma empresa, seja qual for o seu nicho de mercado. A Reserva é um bom exemplo porque muito além de uma grife de roupas, é uma marca que se expandiu na inovação além dos tecidos e no encantamento dos clientes.
Tanto que, em 2020, a rede Reserva foi adquirida pelo grupo Arezzo por R$715 milhões de reais, mas mantendo na empresa seu sócio fundador, Rony Meisler, e os executivos e sócios minoritários da Reserva, responsáveis por terem alçado a Reserva não só em seus vôos mais altos, mas também por terem mantido a sua cultura original desde a sua fundação, no início dos anos 2000.
Quem compra Reserva não compra só roupa e é sobre o que está além da moda que nós te contamos agora.
Um pouco da história da Reserva
A Reserva nasceu em 2004, a partir de uma bermuda. Quando Rony Meisler e seu amigo Fernando Sigal perceberam que havia espaço para novas peças no mercado, foram atrás da sua produção e com a venda das bermudas que idealizaram, deram início ao negócio.
A primeira loja da marca só foi aberta em 2006, em Ipanema, no Rio de Janeiro, embora o nome seja justamente em referência à praia da Reserva, a favorita dos fundadores.
As vendas deram certo, geraram renda e a marca cresceu, ganhando não só uma linha de roupas gigantesca, como novas marcas, que é o caso da Reserva Mini e Oficina.
Como a Reserva chegou lá?
Encantamento além da qualidade
A Reserva oferece um leque bem variado de produtos, indo de roupas básicas a tendências de moda, garantindo sempre a alta qualidade dos seus produtos.
Isso muitas outras marcas têm, mas o que tem de diferente na Reserva?
Uma cultura honesta e verdadeira cultivada desde o seu início. O sócio fundador Rony Meisler afirmou que "a cultura é o oxigênio de uma empresa", em entrevista ao podcast de Marcus Marques - Acelerador Empresarial. A Reserva vive isso desde os seus primórdios.
A primeira loja refletia uma casa, com cerveja na geladeira, e os primeiros vendedores foram escolhidos com base em um critério simples: "vamos chamar cinco caras com quem eu gostaria de jantar", contou Meisler para a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Assim, levando essa energia de amizade, de naturalidade, do acolhimento da própria casa, a cultura da Reserva se fortaleceu e não se perdeu com o tempo, podendo ser sentida até hoje, tanto em iniciativas para os colaboradores quanto para os clientes.
A inovação como aliada
Manter uma cultura por tantos anos não significa parar no tempo, muito pelo contrário. A inovação é uma constante na marca, o que atinge todos os setores e tem um conceito muito interessante para Meisler, como ele também relatou ao podcast que citamos acima:
"As pessoas confundem inovação com tecnologia. Inovação não tem nada a ver com tecnologia. Inovação é audição, porque se você não escuta o que as pessoas falam, se você não escuta o seu cliente, não escuta o seu colaborador, não escuta as comunidades que estão ao seu redor, seus fornecedores, você não vai saber quais são os problemas que ele tem e não vai conseguir construir soluções para esses problemas. Isso é inovação: construir solução para problema. Então a matéria prima da inovação não é a tecnologia, é a audição."
Com certeza ouvir as pessoas ao seu redor fez com que a Reserva pudesse criar com direcionamento para as necessidades do cliente. Isso aconteceu na forma de experimentar as roupas, no contato direto e até nas opções diferentes de compra, como a entrega a domicílio, entre muitos outros fatores.
Uma ação fora da curva criada pela reserva foi a 1P=5P, que tem o objetivo de diminuir o impacto da fome no Brasil. Ela também surgiu da audição. Ao conversar com um jovem após uma palestra, Roni Meisler ouviu a seguinte pergunta: ‘Quando você está com fome, consegue trabalhar?’.
A partir disso foi criado o 1P=5P, que distribui 5 pratos de comida para cada peça vendida da Reserva e da Reserva Mini.
Isso também é fator de encantamento para o cliente. Saber que uma compra que poderia ser trivial ou até superficial, na verdade pode ser agente de boa ação, ultrapassa as vendas e toca o propósito não só da marca, como dos seus consumidores.
A experiência do cliente
As inovações que posicionaram a Reserva como referência em encantamento de clientes transformaram a experiência desse cliente com a marca, desde o início da compra, passando pela sua conclusão até chegar ao seu pós-venda.
Comprar uma peça deixa de ser um ato de necessidade, praticidade ou até interesse por moda, e passa a ser uma experiência completa, que dá ao cliente a sensação de que a compra não se encerra em si mesma, mas sim inicia um relacionamento de identificação, valorização e continuidade.
É essa experiência do cliente na jornada de compra que o retém, o fideliza à marca e garante que ele retorne àquele espaço onde ele se sentiu ouvido e valorizado. Além disso, a satisfação do cliente também depende dele sentir que saiu ganhando, que ele teve alguma vantagem em sua compra. Neste sentido pode entrar um clube de vantagens.
Clube de vantagens para uma experiência premium
Existem diversas formas de aprimorar a jornada de compra para que o cliente tenha uma boa experiência e satisfação, mas uma das estratégias que vêm ganhando força no mercado é a criação de um clube de vantagens.
Ao proporcionar esse diferencial para o cliente, com um clube próprio e personalizado, a marca oferece acesso à descontos dos melhores estabelecimentos, alinhados com o seu público e aumenta a fidelização.
Com a Reserva Prime, a empresa oferece para seus clientes premium o acesso a benefícios em todos os produtos da marca, além de experiências exclusivas em parceiros que já completam o estilo de vida deles.
E para complementar as ofertas os participantes do programa Prime recebem:
- Descontos especiais: 20% OFF* em compras a partir de R$ 499 em todas as peças das marcas Reserva;
- Frete Grátis em toda compra*, sem valor mínimo e válido em todo o Brasil;
- R$ 39 de cashback mensal: Use para comprar o que você quiser, quando preferir.
Com esse programa a empresa consegue aproximar do cliente e criar um reforço de marca, vendendo não só seus itens de moda, como também um estilo de vida.
A experiência do cliente e a Alloyal
A Alloyal permite a criação de um clube de vantagens personalizado para cada empresa, ou seja, o clube de vantagens também é personalizado de acordo com a identidade da marca e os interesses dos clientes.
As soluções da Alloyal incluem um aplicativo com a identidade da sua empresa, lista personalizável de parceiros, acesso multiplataforma por diversos dispositivos, entre outras inúmeras vantagens.
Assim, a marca que oferece esse diferencial para os seus consumidores passa a fazer parte da sua vida em áreas que vão além do seu produto principal, tornando-se uma companheira em seu dia a dia, em suas necessidades, passando uma imagem de extensão da empresa, com exclusividade.
Ao se unir com a Alloyal para a criação de um clube de vantagens, você dá vários passos rumo ao encantamento, retenção e fidelização dos seus clientes, levando o seu negócio ao sucesso.
Temos uma vasta expertise na experiência e satisfação do cliente. Para saber como nós podemos ajudar você, baixe o eBook "Como a Alloyal melhora a experiência do cliente da sua empresa".