Conheça as variações e possibilidades da régua de comunicação
Você já utiliza a régua de comunicação na sua empresa?
Saiba que essa é uma estratégia eficaz para desenhar a jornada do cliente, atingindo os objetivos do negócio, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Logo, se você cansou de focar em estratégias que não alcançam resultados, conheça agora tudo que você precisa sobre a régua de comunicação para conquistar clientes leais.
O que é régua de comunicação?
Trata-se de uma ferramenta de gestão, que permite coletar, analisar, acompanhar e conduzir a jornada do cliente, proporcionando criação de conteúdos personalizados e eficazes para cada etapa do funil de vendas.
A régua de comunicação também é conhecida como régua de relacionamento.
Isso porque, ela auxilia o empreendedor a entender quando é a melhor hora e a melhor maneira de conversar com o seu público.
Assim, o negócio diminui a chance de rejeição por parte do cliente, pelo fato da empresa contar com um atendimento estratégico.
Por que criar uma régua de comunicação?
A régua de comunicação torna-se fundamental para um relacionamento ideal com o cliente.
Essa estratégia vai te ajudar no entendimento do momento em que cada cliente está, facilitando no direcionamento da melhor ação para que a empresa se comunique com ele.
Assim,o cliente por meio de uma jornada de conhecimento, encantamento, conversão e compra, será mais que um comprador, tornando-se um verdadeiro promotor da marca.
Quais as vantagens de ter uma régua de comunicação?
A partir do momento que a empresa entende como esse trabalho funciona, a régua de comunicação proporciona vários benefícios. Conheça alguns deles:
- melhora o seu engajamento por meio de uma relação saudável com o cliente;
- otimiza a experiência de compra;
- fideliza o cliente;
- resgata clientes que desistiram no meio da jornada de compra;
- organiza e cria um padrão dos processos da empresa;
- mantém a marca sempre presente na vida do cliente.
Quando usar a régua de comunicação?
A régua de comunicação pode ser utilizada em vários momentos da jornada do cliente. Saiba agora quais são os principais casos de uso:
Recuperar clientes inativos
Sabia que é mais fácil recuperar clientes inativos do que conquistar novos. Afinal, ele já conhece e consome seu produto ou serviço.
Logo, utilizar a régua de comunicação para entender o motivo do consumidor não comprar mais com você e qual é a melhor forma de comunicação com o mesmo para que ele volte a ser um cliente ativo.
Nutrir leads
A régua de relacionamento utiliza de várias estratégias de comunicação para captação de leads como: e-mails marketing oferecendo conteúdo educacional gratuito por meio de e-books, cursos e artigos de blogs, cupons de desconto na primeira compra, dentre outras ações de marketing de atração.
Abandono de carrinho
Essa ferramenta de gestão auxilia no entendimento do que levou o cliente a abandonar a jornada de compra antes da conclusão. Pode ser o valor do frete, alguma dificuldade com a plataforma, dentre outros motivos que podem ser resolvidos pela empresa.
Logo, a régua de comunicação é uma peça-chave para desenvolver estratégias e ações para resolver o problema dele de forma personalizada.
Promoções e lançamentos
A régua de comunicação permite que você lance e coloque em promoção produtos que conversem de fato com a sua persona.
Você pode utilizar estratégias de pesquisa que podem ser vídeos ao vivo nas redes sociais da empresa, enquetes, dentre outras ações de marketing.
Assim, sua empresa também cria uma interação com o cliente, expandindo o relacionamento.
Monitoramento do Sucesso do Cliente
Mais do que atrair e vender, a régua de comunicação também precisa acompanhar o cliente nas etapas de pós-venda.
Assim, é possível identificar a satisfação e quais dificuldades o cliente tem ao utilizar seu produto ou serviço, proporcionando insights de melhorias nos processos, melhorando o relacionamento.
Como fazer uma régua de comunicação?
Depois de entender a importância da régua de comunicação para os negócios, vamos aprender agora os principais passos para aplicá-la na sua empresa!
Analise a jornada
O primeiro passo para fazer uma régua de comunicação é saber em qual etapa da jornada ele se encontra.
Depois de analisar e entender qual a melhor forma de abordagem, entre em contato, entenda suas dúvidas e dores, oferecendo soluções de maneira única e personalizada.
Defina as ferramentas
Depois de desenhar o caminho percorrido pelo cliente para entender em qual etapa do funil de vendas ele está, o próximo passo é escolher as ferramentas eficazes de comunicação.
Dentre inúmeras opções estão: contato telefônico, e-mail, whatsapp, SMS, e-books, notificações em push, workshops, etc.
Crie os procedimentos
Já na terceira etapa é necessário definir procedimentos e regras.
Ou seja, qual estratégia e ferramenta de comunicação será utilizada para cada etapa da jornada do cliente.
Para ter sucesso nessa etapa é preciso desenhar uma ou mais personas e de quais maneiras elas reagem nas mais diversas situações, entendendo quais caminhos ela pode seguir para tornar-se cliente ou não.
Elabore os conteúdos
Depois de conhecer o cliente e saber qual mensagem transmitir para cada persona e cada momento, aqui é preciso definir a linguagem.
Isso porque ela precisa ser clara, se adaptando ao seu nicho de mercado. Logo depois, crie conteúdos que conversem com seu público.
Treine a equipe
O sucesso do negócio está diretamente ligado ao conhecimento que seus colaboradores têm da cultura da empresa e do produto oferecido.
Por isso, não deixe de investir em treinamentos e capacitação, para que todos falem a mesma língua, aumentando a motivação, engajamento e, claro, os lucros.
Monitore os resultados
Utilize de softwares e ferramentas de coleta e análise de dados para saber quais processos estão dando certo e quais precisam ser melhorados.
Viu só como a régua de comunicação somente contribui para um relacionamento forte e duradouro com seus clientes.
E todas essas estratégias podem ser aplicadas na sua empresa, sempre respeitando o tamanho e situação do negócio.
Aproveite para conhecer melhor os canais de comunicação e escolher os mais adequados para o seu público.
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