Entenda o que são benefícios e como eles podem ajudar na retenção de clientes
Aprenda o que são benefícios e como sua empresa pode ser mais competitiva se oferecê-los para colaboradores e clientes
Engajar os consumidores com a sua marca é importante para reduzir a perda de clientes. Entender o que são benefícios e como eles podem ser utilizados como estratégias para envolver as pessoas com a sua empresa é fundamental para ter um diferencial competitivo.A taxa de churn afeta diretamente a capacidade de crescimento e evolução das empresas. Por isso, trabalhar para fortalecer a relação com os consumidores é tão importante.Venha entender como os benefícios podem ajudar!
Afinal, o que são benefícios?
Benefícios são pacotes oferecidos para colaboradores e clientes a fim de garantir vantagens em serviços e produtos. Nas empresas, há benefícios corporativos voltados para os funcionários, que contemplam vale transporte, 13º salário, férias, FGTS e muito mais.Formar um clube de benefícios para os clientes tornou-se uma maneira de expandir para os consumidores ofertas de promoções e descontos em uma rede de parceiros, a fim de aproximar a comunicação e gerar envolvimento com a marca.
Qual a diferença entre benefícios fixos e flexíveis?
O princípio básico dos benefícios é oferecer bem-estar e economia para as pessoas. Mas há formas diferentes de garantir essas vantagens.Os benefícios flexíveis são aqueles que oferecem às pessoas beneficiadas a possibilidade de utilizar os recursos da maneira que melhor desejar.Ou seja, eles são maleáveis e podem combinar com o interesse e as necessidades das pessoas. Já os benefícios fixos, por sua vez, são recursos que estão com seus destinos pré-determinados. Ou seja, a pessoa beneficiada só poderá utilizar esse ganho para um gasto específico, sem considerar sua necessidade ou desejo.
Por que oferecer benefícios flexíveis?
Como podemos perceber, a grande diferença entre os benefícios fixos e flexíveis é a possibilidade de atender melhor às necessidades das pessoas.O clube de vantagens — também conhecidos como clube de benefícios — são recursos que variam conforme o perfil dos seus associados.A flexibilidade permite ter cupons de descontos das principais marcas nacionais, e também promoções de empresas locais. Por meio dessa estratégia, é possível oferecer benefícios que sejam realmente aderentes às necessidades dos clientes, aumentando o engajamento e envolvimento deles com a marca.
Como oferecer benefícios para os seus clientes?
Uma das grandes questões é pensar em como transformar todos os ganhos competitivos oferecidos por um forte programa de benefícios em uma estratégia de retenção de clientes.Há empresas que oferecem descontos em seus produtos e serviços, como estratégia de atrair novamente os consumidores para novas compras.Esse recurso é interessante, mas limita o consumidor. Com um clube de vantagens a empresa amplia as ofertas de produtos e serviços, tendo uma rede variada de setores e segmentos.Dessa forma, o consumidor gerará um valor diferente com a marca. Afinal, a empresa está mostrando que não apenas quer fazer a pessoa comprar novamente com ela, mas sim ter uma economia inteligente e descontos em diferentes produtos.
Quais as vantagens de oferecer um clube para os clientes?
O clube de benefícios proporcionou a diferentes setores — como os provedores de internet — a oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes.Agora é possível manter a rotina de conversa, proporcionando economias e descontos que agradem as pessoas.Como ganhos para essas empresas, esses clubes trazem:
- engajamento;
- fidelização;
- sensação de comunidade;
- estreitamento no relacionamento com os clientes ativos;
- geração de valor com os clientes
Agora que você entendeu o que são benefícios e como eles podem proporcionar vantagens competitivas para a sua marca, chegou o momento de conhecer mais sobre essa estratégia.
Aproveite a sua visita para entender como fazer uma gestão de clube de benefícios.