Entenda o que é Marketing B2B e seus benefícios
Aprenda o que é Marketing B2B, como a estratégia é articulada dentro das empresas e quais as vantagens de seu uso
Estabelecer bem a resposta para a dúvida “o que é marketing B2B”, fará com que você consiga articular estratégias de atração, retenção e fidelização de clientes de forma mais efetiva na sua empresa.
O marketing B2B apresenta características específicas, já que as estratégias são direcionadas para outros negócios. Pelo fato de se tratar de um público específico é importante entender suas características e ter o entendimento das diferenças em relação às estratégias aplicadas ao marketing B2C.
O que é o marketing B2B?
O termo B2B é uma sigla e faz referência ao Business to Bussiness, ou seja, referem-se a negócios que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Por isso, podemos dizer que marketing B2B são estratégias focadas em relacionamento entre empresas.
Nesse contexto é importante destacarmos que o marketing B2B apresenta algumas características específicas, pois os critérios nas quais as empresas levam para adquirir um produto ou serviços são diferentes em relação a uma pessoa física.
Para as empresas, o retorno sobre o investimento e o custo-benefício da solução são os fatores cruciais para a tomada de decisão. O processo de venda, portanto, é mais longo, envolvendo menos questões emocionais e mais racionais.
Quais os benefícios?
São muitos os aspectos positivos proporcionados pelas estratégias de marketing B2B. Primeiramente, a sua empresa será capaz de estabelecer relacionamentos sólidos e de longo prazo com o seu público, contribuindo para a fidelização de clientes.
Essa questão acontece porque as compras costumam acontecer de maneira cíclica. Dessa maneira, caso a sua empresa ofereça um serviço ou produto de qualidade, aumentam-se as chances do seu cliente voltar a comprar o seu negócio.
Com isso, a sua organização terá receitas estáveis e recorrentes, e terá mais segurança para a realização de futuros investimentos de expansão.
Outra característica específica é a precificação. As empresas que são B2B podem ofertar produtos com o valor mais elevado, contribuindo para ampliar a margem de lucro.
Quais as diferenças entre marketing B2B e B2C?
O marketing B2B apresenta algumas particularidades e é fundamental conhecê-las para que você possa estabelecer melhores estratégias e, assim, possa aumentar o número de vendas do seu negócio.
Público e relacionamento
A primeira diferença é a questão do público. O marketing B2B comunica diretamente com outros negócios (incluindo indústrias, varejistas, distribuidoras etc.). Dessa maneira, podemos dizer que os interesses e os critérios de compras são distintos.
Além disso, é bastante válido destacar que caso o seu produto ou serviço atenda as necessidades do seu público, as empresas vão estar dispostas a voltarem a comprar a sua solução, otimizando a fidelização.
Essa questão vai ajudar no desenvolvimento de um relacionamento positivo com os clientes e ainda vai garantir receitas recorrentes e regulares para o seu negócio.
Oferta e competitividade
O mercado B2B é bastante competitivo e os critérios de decisão são diferentes.
É válido destacar que a exigência das empresas é maior, ou seja, o produto e o serviço devem apresentar uma oferta de valor distinta se comparada ao mercado B2C.
Dessa maneira, o produto ou serviço deve focar na qualidade, mesmo que isso implique em um preço maior.
Caso o seu produto ajude no crescimento de outros negócios, ele será bastante demandado no mercado por parte do seu público.
Processo de venda e tomada de decisão
O processo de tomada de decisão no mercado B2B costuma ser mais racional e pode passar por uma cadeia hierárquica. Com isso, o processo de venda tende a ser complexo, pois envolve mais negociações e contratos.
Além disso, deve-se focar em otimizar a qualidade do seu produto ou serviço, prestar um bom suporte e conduzir o lead em toda a jornada de compra, até que eles estejam prontos para fazer a compra.
Como implementar as estratégias de marketing B2B?
Destacamos anteriormente sobre a importância do marketing B2B. Nesse contexto, ao saber como implementar as estratégias torna-se possível obter melhores resultados com as ações de marketing e, consequentemente, aumentar o número de vendas.
Por esses motivos, na sequência do conteúdo vamos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar a implementar as melhores táticas na sua empresa.
Conhecer os concorrentes
A realização do benchmarking dos concorrentes é uma prática que ajuda a sua empresa a conhecer melhor o mercado. Isso porque você vai identificar os principais competidores e conhecerá as ações desenvolvidas por eles.
É bastante válido verificar o engajamento nas redes sociais, a maneira pela qual os concorrentes se comunicam com o público, entre outras questões.
Vale destacar ainda que ao compreender sobre essa questão você poderá identificar tendências do mercado, ajudando o seu negócio a implementá-las de maneira otimizada.
Criar relação de confiança
O desenvolvimento de uma relação de confiança com o público é um dos principais pilares para o sucesso nas estratégias de marketing B2B.
Nesse contexto é muito importante oferecer bons produtos e serviços, gerar experiência positiva e estar disposto a ajudar as pessoas. Ambas as questões, somadas, vão contribuir para o seu negócio a ter uma imagem positiva no mercado.
Investir no marketing de conteúdo
O investimento no marketing de conteúdo é um dos principais segredos para o sucesso das estratégias de marketing B2B. Por meio dessa prática, torna-se possível desenvolver conteúdos que sejam feitos com o intuito de atrair, nutrir e fechar vendas.
O marketing de conteúdo ajuda sua marca a ser autoridade no assunto. Com técnicas de SEO, os textos serão otimizados para as páginas de buscas.
Compreender o que é marketing B2B ajuda a sua empresa articular ações estratégicas de relacionamento com outras marcas. A intenção é conseguir aumentar suas possibilidades de negócio.
Para continuar desenvolvendo seus conhecimentos sobre o assunto, confira o conteúdo completo de marketing B2B que preparamos.