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Aumentar vendas
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Entenda o que é Voucher e como ele pode ajudar a aumentar as vendas

Aprenda o que é voucher, como usá-lo para aumentar o conhecimento de marca e as vendas e ferramentas para oferecer aos seus clientes

por
Alloyal
23/6/24
14/3/2024

Você sabe o que é voucher? Ele é uma alternativa para atrair a atenção de potenciais clientes, oferecendo preços especiais nos momentos estratégicos.

Várias empresas buscam formas criativas de atrair clientes, o voucher pode ajudar a aumentar as vendas e despertar mais interesse no consumidor.

Além disso, ele pode ser usado como moeda de troca em ações para fidelizar o cliente.

Entenda de uma vez por todas como essa estratégia pode te ajudar!

O que é Voucher?

Voucher é um termo que vem da língua inglesa e significa garantia ou comprovante. Aqui no Brasil é usado como um comprovante de pagamento por um produto ou serviço.

Voucher também é um ticket promocional que oferece desconto em determinadas marcas e empresas. Um voucher pode variar de valor de desconto, conforme a estratégia da empresa.

Por isso, no comércio, o voucher é muito usado como estratégia de marketing. Uma ferramenta para atrair o cliente, aumentar as vendas, conquistando assim as metas estabelecidas.

Por obter essa vantagem, o consumidor vê no voucher uma boa forma de economizar dinheiro, garantindo uma nova compra com mais benefícios.

Muitas empresas criam seus próprios clube de vantagens como uma estratégia de oferecer voucher especiais em diferentes marcas.

Para que serve um voucher?

O voucher é um documento que comprova que o cliente efetuou a compra e o pagamento, mas também uma estratégia de manter o cliente consumindo seu produto ou serviço.

Com esse cupom, o consumidor tem vantagem sobre outros clientes que não obtiveram o voucher, o que os leva a sentir que são ainda mais importantes para a empresa.

Sendo usado como um benefício para o cliente fiel, o voucher será distribuído para todos que comprarem, pois deve existir um planejamento para essa ação de fidelização.

Por isso, é importante obter dados relevantes do comprador e entender em que momento da jornada de compra ele está, oferecendo atrativos diferenciados para cada uma delas.

Um dos setores em que o voucher é mais utilizado é no turismo, mas todas as áreas podem adequar o benefício para seus consumidores.

Voucher como forma de pagamento

Como vimos acima, o voucher é usado como um documento que dá direito a um produto ou parte dele.

É muito comum as empresas darem aos funcionários um voucher como forma de um vale para clientes comprarem produtos de uma loja com desconto.

Essas lojas oferecem essa possibilidade para empresas parceiras, fornecendo o voucher com um determinado valor que só pode ser gasto em situações ou produtos específicos.

É uma via de mão dupla, com vantagens para ambos. À empresa que pode manter “agrados” corporativos, ao lojista que  atrai mais clientes, e aos consumidores finais que conseguem descontos exclusivos.

Voucher em contabilidade e finanças

A versatilidade do voucher permite que esse documento assuma a forma de um documento que comprove o pagamento a uma entidade externa, como um fornecedor ou prestador de serviço.

Escritórios de contabilidade e finanças podem emitir um voucher, assim que a fatura do fornecedor for compensada, para registrar a transação como válida.

No voucher deve conter informações detalhadas sobre o beneficiário, como o valor do pagamento, descrição da operação, entre outros.

Esse comprovante é utilizado internamente pela contabilidade como garantia do pagamento das contas devidas e assegurando que os gastos foram aprovados e correspondem aos bens e serviços adquiridos.

Essa emissão de vouchers serve tanto como evidência quando uma auditoria é realizada, quanto para documentar que as mercadorias compradas foram realmente recebidas.

Documentando toda a transação de compra, o voucher serve de apoio à afirmação do auditor de que os bens e serviços lançados nas demonstrações financeiras realmente existem.

Voucher no Turismo

O setor de turismo utiliza muito de vouchers como comprovantes de pagamento, ou de indicação dos serviços que o cliente comprou.

Ele pode representar a passagem de avião, por exemplo, afirmando que a compra do ticket foi feita de acordo com todas as conformidades exigidas.

Da mesma forma, as agências de viagens entregam vouchers contendo informações sobre o voo e a hospedagem, e tudo que constar no pacote comprado.

Detalhes como os serviços que o cliente tem direito, incluindo as reservas em hotéis, restaurantes, aluguel de veículos ou passagens de avião, entre outros, tudo está discriminado no voucher.

Esses vouchers são, portanto, os comprovantes que garantem ao cliente a execução dos serviços, incluídos nos pagamentos feitos em suas reservas de viagens.

Como uma pessoa pode economizar com voucher?

Provavelmente você já se deparou com alguma loja ou restaurante que oferece um voucher para consumir algumas vezes e ganhar algo em troca.

Essa estratégia é muito utilizada para manter o cliente fiel e consumindo no mesmo local, aumentando assim o ticket médio da empresa.

Pizzarias e hamburguerias são as mais conhecidas por utilizarem essa forma de economia como benefícios aos compradores.

Quando o consumidor juntar 10 ou 15 selos de compras anteriores, ganha uma pizza ou lanche.

Algumas redes de cinema oferecem gratuidade no ingresso quando o cliente atingir determinada pontuação, e varejistas dão descontos para uma próxima compra, garantindo que o consumidor voltará à loja.

Ainda que pareça que oferecer desconto diminui a margem de lucro, o crescimento das vendas se sobrepõe a isso, o que acaba sendo mais vantajoso do que trabalhar apenas na atração de novos clientes.

Da mesma forma, para o consumidor, ser fiel a determinadas marcas e empresas pode gerar uma boa economia na hora de comprar.

Como oferecer voucher online?

Com a grande expansão de compras online, muitas lojas já estão se adequando para oferecer vouchers desta forma.

Chamados de clubes de benefícios ou de vantagens, essas valiosas ferramentas são fundamentais para fidelização de clientes nas empresas que trabalham diretamente com o público, conhecidas também como B2C (Business to Customer).

Nos clubes de vantagens, os benefícios exclusivos para clientes podem ser aproveitados a qualquer momento, indo além de promoções, sorteios e brindes.

Por isso, muitas empresas adotam esses clubes como programa de retenção de consumidores e colaboradores.

Renomadas lojas como a Shopee, plataforma de comércio eletrônico, oferece cupons de descontos em produtos selecionados e frete grátis (limitados a determinado valor) no próprio aplicativo da loja.

Assim como outras marcas: a Amazon premia o consumidor que assina serviços da empresa, Americanas, Submarino e Casas Bahia costumam oferecer voucher de desconto a cada mês para determinados produtos ou segmentos.

Inclusive, essas últimas citadas entram em uma grande rede de parcerias da Alloyal, que beneficia atualmente milhares de usuários, com vouchers exclusivos.

As marcas que estão na Alloyal compõem um cardápio de mais de 25 mil ofertas. A rede de parcerias contempla as principais marcas do varejo, do mercado on-line, fast food e muito mais.

Como ter um programa de fidelidade e oferecer voucher?

Para que o seu clube se transforme em um verdadeiro programa de lealdade, planeje o tipo de benefício que um voucher da sua empresa deve conter para obter ainda mais clientes.

Utilize a tecnologia para trazer as informações mais relevantes, com a análise correta do banco de dados.

Em seguida, será necessário escolher os benefícios que serão oferecidos e com base no perfil do consumidor ou colaborador, para não ofertar algo que não faça real diferença para ele.

Os clientes sabem da importância que representam para as empresas, e oferecer benefícios em forma de produtos online, amplia as oportunidades de fortalecer o relacionamento com ele.

Essa ferramenta também possibilita a construção de um relacionamento sólido e uma base forte de clientes.

Contudo, oferecer um programa que não contemple as necessidades e urgências dos clientes gera desengajamento nas ofertas e possível perda de clientes. Por isso, é necessário ter uma amplitude nas ofertas: tanto em termos de mercado, como de marcas parceiras.

O voucher online é hoje o mais versátil e atrativo meio para um cliente acessar o “prêmio” que ele tem direito e também a sua empresa ou serviço.

Promoções com desconto na compra ou no frete grátis, são as mais procuradas pelo consumidor. Portanto, ter um programa pode ser mais simples do que imagina, e menos caro do que espera.

Tendo um site ou aplicativo da loja online, seu cliente pode selecionar o produto desejado, e antes de finalizar a compra inserir o código do voucher.

Para isso, você pode utilizar uma plataforma White Label, uma plataforma customizada, visando atender às demandas e necessidades do serviço.

Assim que seu programa de lealdade estiver alinhado e pronto para ser ofertado, você não pode se descuidar da divulgação, pois é a partir dela que os clientes vão conhecer o programa e se interessar em participar dele.


Gostou dessa possibilidade e quer aumentar percepção de valor da sua marca? Fale conosco e veja como podemos te ajudar.

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