Entenda a importância e veja modelos de mensagem de pós-venda
Aprenda sobre a importância de mandar uma mensagem pós-venda e se inspire com alguns modelos práticos de outras empresas
A mensagem de pós-venda para o cliente faz toda a diferença no processo de encantamento. Além do cliente se sentir valorizado é uma maneira da empresa se manter presente para uma futura compra.
O objetivo de enviar uma mensagem ao cliente é mostrar que ele é único. Portanto, existem diversas maneiras de motivá-lo a permanecer em um relacionamento com a sua marca. São mensagens de desconto, aniversários, além de conteúdo estratégico para trazer o cliente de volta. Veja algumas ideias para você aplicar ao seu negócio.
8 modelos para mensagem de pós-venda para clientes
Uma mensagem de pós-venda bem escrita é uma parte importante para manter um bom relacionamento com seus clientes. Uma pesquisa realizada com consumidores mostrou que 80% dos entrevistados disseram que sentiram que foram valorizados quando foram enviadas mensagens de pós-venda.
Por esses motivos, ter modelos de mensagens de pós-venda prontos torna o processo de envio bem mais eficiente e garante que o cliente se sinta mais valorizado. Se você não tem certeza de como escrever uma mensagem de pós-venda, existem 8 modelos prontos que podem ajudar sua empresa.
1. Mensagem perguntando sobre o funcionamento do produto
Perguntar ao cliente se ele ficou satisfeito é uma oportunidade para sanar dúvidas e evitar reclamações. Nesse caso, a mensagem de pós-venda pode ser usada para perguntar ao cliente se ele ficou satisfeito com o produto, se gostaria de receber ofertas promocionais futuras e até mesmo para se desculpar por alguma insatisfação.
Exemplo:
Olá, [nome], tudo bem?
Vimos que você recebeu o nosso produto no dia [data de recebimento]. Você tem alguma dúvida quanto ao funcionamento? Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
Um abraço!
[Seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
2. Mensagem de feliz aniversário e datas comemorativas
Nem sempre a empresa precisa ter um interesse em vendas nas mensagens e pós-venda. O mais importante é manter a empatia e participar da vida do cliente nos momentos mais importantes.
Sendo assim, não se esqueça da data de aniversário e de datas especiais para mostrar ao cliente que você não se esqueceu dele.
Exemplo:
Olá, [nome], tudo bem?
Hoje é um dia especial para nós. Sabemos que é o dia do seu aniversário e queremos desejar tudo de bom para você. Que nesse novo ciclo, você consiga realizar todos os seus sonhos.
Parabéns!
Um abraço!
[Seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
3. Comunicar novidades da empresa
Trazer o cliente para perto é sempre bom para manter a sua fidelidade à marca. Para isso, envie mensagens para informar sobre as principais novidades da empresa. Isso fará com que as chances dele retornar ao estabelecimento ou adicionar uma nova compra no e-commerce sejam ainda maiores.
Exemplo:
Olá, [nome], tudo bem?
Você já viu a nossa linha de Luminárias Led sem fio com sensor de presença?
Essa linha de luminárias pode trazer aquela economia de energia no seu estabelecimento que sua empresa tanto precisa.
Entre no link e aproveite [insira o link da loja]
Um abraço!
[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
4. Mensagem com desconto
O desconto é atrativo para todo tipo de cliente. No caso de uma mensagem de pós-venda, funciona como um convite para que ele faça mais uma compra por um preço inferior.
Assim como o desconto, o cashback também funciona como uma forma de atrair o cliente.
Exemplo:
Olá, [nome], tudo bem?
Estamos muito felizes por merecer a sua confiança.
E para que você aproveite ainda mais a nossa loja, liberamos o desconto [inserir desconto] para a sua próxima compra, que pode ser usado até [inserir data limite].
Entre no link e aproveite [insira o link da loja]
Um abraço!
[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
5. Mensagem focada em upselling
Na técnica da mensagem upselling, o cliente já está satisfeito com a marca e tem a oportunidade de comprar no lugar que ele já conhece e confia.
Ao implementar modelos de mensagem de upselling, as empresas podem aumentar o faturamento e a satisfação dos clientes a longo prazo.
Exemplo:
Olá, [nome], como vai você?
Sabia que a sua empresa já aumentou as vendas em 15% neste ano que passou por usar a nossa estratégia de negócios?
Se você usar todos os recursos do app, poderá obter resultados ainda melhores.
Saiba mais como a empresa Y dobrou esse aumento de vendas adotando o Plano Premium.
Até breve!
[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
6. Mensagem para reconquistar o cliente
Uma mensagem de reconquista serve para falar com o cliente que está desaparecido da lista de clientes ativos. Devemos lembrar que nem sempre é por insatisfação. Às vezes, o contato do cliente mudou e não foi atualizado .
Uma maneira de saber o que aconteceu é entrando em contato com ele na mensagem de pós-venda.
Exemplo:
Olá, [nome], tudo bem?
Acabamos de criar uma novidade que pode facilitar a vida da sua empresa. O novo software de agendamentos de clientes é a melhor revolução tecnológica para agilizar seus atendimentos.
Confira agora mesmo neste link!
Aguardo seu contato,
[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
7. Mensagem focada em customer sucess
A mensagem de customer success é uma das principais partes do sucesso do cliente, pois ela garante que ele esteja satisfeito com o seu produto ou serviço. Por isso, é importante criar um conteúdo eficaz, que apresente benefícios e soluções de sucesso.
Exemplo:
Olá, [nome], tudo bem?
Notamos que a sua equipe aumentou muito o número de chamados em nosso suporte.
Por isso, se você quiser, podemos fazer uma chamada online entre o seu time e os nossos especialistas, para tirarmos qualquer dúvida!
Para isso, é só agendar o melhor conosco.
Atenciosamente,
[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
8. Mensagem para oferecer cross selling
Uma técnica que muitas empresas estão adotando é o cross selling. Essa é uma maneira de vender produtos que podem ser adicionados ao produto principal Assim, o cliente aumenta o ticket médio da empresa sem precisar investir em uma campanha.
Uma mensagem de pós-venda oferecendo produtos extras ao cliente é uma ótima maneira de aumentar as vendas e oferecer ainda mais o valor percebido pelo cliente, mesmo depois que ele deixou sua loja.
Exemplo:
Olá, [nome], temos boas notícias!
Vimos que você já compra lindos vestidos na nossa loja. Trabalhamos para que você se sinta linda e confiante para sair para qualquer lugar.
Agora, queremos lembrar também que temos uma nova coleção de bolsas para compor o seu look!
Venha nos fazer uma visita e confira a nova coleção de acessórios que preparamos!
Um abraço e até breve,
[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]
A mensagem de pós-venda é essencial para fortalecer a relação com o cliente e construir uma imagem positiva da marca. Aproveite as ocasiões oportunas para chamar os seus clientes para aproveitar suas ofertas.
Agora que você aprendeu a fazer diversas mensagens de agradecimentos, veja também o material que preparamos sobre pós-venda.