Os melhores benefícios para oferecer em um clube de benefícios que fideliza clientes
Quando o objetivo de uma empresa é fidelizar clientes, investir em um clube de benefícios é uma das estratégias mais eficientes.
Além de fortalecer o relacionamento com o consumidor, um programa bem estruturado aumenta o engajamento e transforma clientes em promotores da marca.
Mas, para alcançar esses resultados, é essencial oferecer benefícios que realmente agreguem valor, concorda?
Neste conteúdo, vamos te mostrar os melhores benefícios para oferecer no seu clube a fim de fidelizar clientes.
Saiba como aplicá-los de forma estratégica para atrair, reter e engajar os participantes.
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Por que oferecer um clube de benefícios ajuda a fidelizar clientes?
Foi-se o tempo em que apenas vender um bom produto ou serviço era a chave para manter atrair as pessoas.
Hoje, os consumidores buscam mais: eles querem experiências recompensadoras envolvidas no processo de compra.
É nesse contexto que um clube de benefícios se torna uma ferramenta estratégica.
Estudos da Bain & Company mostram que clientes que participam de programas de fidelidade tendem a gastar até 20% mais do que os que não participam.
A pesquisa também afirma que consumidores que já são fiéis a uma marca tendem a gastar mais do que novos clientes, com um aumento médio de 67% no volume de compras.
Isso acontece porque os benefícios exclusivos criam um vínculo emocional, aumentam a lealdade e reduzem as chances do cliente migrar para a concorrência.
Além disso, programas de benefícios ajudam a reforçar o valor percebido da marca.
Ou seja, quando o cliente sente que está recebendo algo único, ele tende a associar isso à qualidade da empresa e se sente mais inclinado a manter a relação a longo prazo.
Os 5 melhores benefícios para oferecer no seu clube e fidelizar clientes
Agora que você já entendeu a importância de um clube de benefícios, vamos detalhar quais são os incentivos mais úteis para atrair e reter clientes.
1. Descontos e promoções exclusivas
Nada atrai mais os consumidores do que uma boa oferta.
Descontos exclusivos para membros do clube são uma forma direta de aumentar a percepção de valor do programa.
Dica prática: ofereça descontos progressivos com base na frequência de compras. Por exemplo, quanto mais o cliente compra, maior é o desconto.
Como implementar: utilize plataformas que automatizam a aplicação de descontos, garantindo que os benefícios sejam fáceis de acessar.
2. Acesso antecipado a novos produtos ou serviços
Exclusividade é uma palavra importante quando falamos de fidelização.
Permita que os membros do clube tenham acesso antecipado a lançamentos, isso cria a sensação de privilégio.
Dica prática: Se você tem uma marca de moda, libere coleções novas primeiro para os clientes do clube. Empresas de tecnologia podem oferecer pré-venda de dispositivos.
Benefício extra: essa estratégia não só fideliza como também aumenta as vendas em períodos estratégicos como Black Friday e Natal, por exemplo.
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3. Parcerias estratégicas com outras marcas
Que tal expandir os benefícios para além dos seus produtos ou serviços? Isso aumenta o valor percebido do clube.
Parcerias com empresas complementares são uma excelente forma de atingir esse objetivo.
Dica prática: uma loja de eletrodomésticos pode fechar parceria com serviços de assinatura de streaming para oferecer um período de acesso gratuito aos membros do clube.
Como implementar: escolha parceiros que compartilhem do mesmo público-alvo, para garantir uma adesão maior.
4. Recompensas por indicação
Tenha em mente: clientes satisfeitos são os melhores embaixadores da sua marca.
Criar um programa de indicações dentro do clube de benefícios pode aumentar sua base de clientes.
Dica prática: ofereça pontos de fidelidade ou descontos para cada novo cliente indicado. Quanto mais indicações, maior a recompensa.
Benefício extra: essa estratégia não só engaja os clientes existentes como também atrai novos consumidores e tem um custo de aquisição mais baixo.
5. Conteúdos e experiências exclusivas
Além de descontos e promoções, oferecer conteúdos e experiências únicas pode diferenciar o seu clube de benefícios.
Dica prática: empresas de educação podem oferecer webinars, workshops ou eventos exclusivos para membros. Utilize esses eventos para reforçar a imagem da marca e criar um senso de comunidade entre os participantes.
Como estruturar os benefícios para aumentar a fidelização de clientes?
Não se engane, oferecer benefícios é apenas uma parte do processo.
Para garantir que o programa atinja seu potencial máximo, é preciso estruturar a estratégia de forma eficiente. Veja 3 passos essenciais:
- Personalização: use dados de comportamento do cliente para oferecer benefícios relevantes. Quanto mais personalizado, maior será o engajamento;
- Simplicidade: certifique-se de que o resgate dos benefícios seja fácil e rápido. Processos complexos podem afastar o cliente e reduzir a percepção de valor;
- Comunicação: divulgue regularmente os benefícios disponíveis. Utilize e-mails, notificações e redes sociais para lembrar os clientes do valor do clube.
Case OAB-MG: um exemplo de clube de benefícios que fideliza membros
O programa da OAB-MG foi criado pela Alloyal para oferecer melhores experiências, benefícios e economia aos advogados, gerando maior relacionamento e valor para os inscritos.
O projeto possibilitou a anuidade zero por meio de um aplicativo com descontos, benefícios e cashback, permitindo que os profissionais usassem os créditos para pagar sua anuidade.
A Alloyal desenvolveu uma solução personalizada, incluindo aplicativos web e mobile, integrados para garantir segurança e experiência de uso otimizada.
Com mais de 350.000 ofertas resgatadas e economia de R$ 4,5 milhões, o programa demonstrou um impacto significativo para a advocacia mineira.
O sucesso do Programa Anuidade Zero foi reconhecido e o idealizador, Dr. Fabrício Almeida, recebeu um diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Dê um passo estratégico: crie um clube de benefícios que realmente fideliza
Como você viu neste artigo, um clube de benefícios bem estruturado, com incentivos como descontos e parcerias estratégicas pode aumentar (e muito) o engajamento e a fidelização.
Se você deseja criar um programa que realmente funcione, conheça as soluções personalizadas da Alloyal.
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