Marketing Imobiliário: tudo o que você precisa saber
Depois dos tempos difíceis da pandemia, o mercado imobiliário conseguiu dar um respiro e voltar a crescer. Segundo a ABRAINC-FIPE...
Depois dos tempos difíceis da pandemia, o mercado imobiliário conseguiu dar um respiro e voltar a crescer. Segundo a ABRAINC-FIPE (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o crescimento foi de 14,4% nos sete primeiros meses de 2023 em comparação com o ano anterior.
Isso se deve a alguns fatores, como a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, o aumento da renda da população, a redução da taxa básica de juros, o que torna o financiamento mais acessível, e o aumento da procura por imóveis como investimento. Além disso, um setor que está em alta no momento é o de locação de apartamentos.
É nesse cenário promissor que investir em marketing se torna ainda mais necessário. A alta competitividade do mercado convoca a procurar se diferenciar da concorrência por meio da criação de um relacionamento com o cliente, para que ele entenda que você tem os melhores imóveis do mercado.
Por isso, o marketing imobiliário se mostra como um caminho para se aproximar do cliente e criar um relacionamento duradouro. Ficou curioso? Continue lendo e descubra porque o marketing imobiliário pode ser a estratégia que está faltando para crescer.
O que é Marketing Imobiliário?
Fazer marketing é fazer o possível para entregar para o seu cliente aquilo que o ajudará a suprir as suas necessidades e desejos. Falando do ramo imobiliário, o marketing imobiliário possibilita promover a sua marca, estimular negócios e vendas, tudo para atender os desejos, necessidades e sonhos do seu cliente.
Na prática, isso pode ser feito através da criação de anúncios para gerar conhecimento de marca, se aproximar dos seus clientes, mostrar o diferencial da sua imobiliária e porquê ela seria a melhor opção, entre outros.
Sabemos que esta não é uma tarefa fácil, afinal, as pessoas buscam não somente uma casa para morar, mas um lar, um lugar onde possam construir memórias com as pessoas que amam e/ou um investimento para realizar outros desejos no futuro.
O seu negócio é fundamental na vida dessas pessoas e nada mais justo do que utilizar as ferramentas já existentes no mercado para alavancar os seus resultados e entregar um serviço ainda melhor.
Qual é a importância do Marketing Imobiliário?
O mercado imobiliário é bem competitivo e por isso mesmo, pode ser difícil para o investidor escolher com quem fará negócios. Aí que entra o marketing imobiliário: para mostrar para ele os diferenciais da sua empresa e porque ele deve escolher sua moradia com você.
Não importa se você usa um sistema imobiliário ou gosta de trabalhar mais manualmente, o marketing imobiliário é para você. Confira a seguir as melhores estratégias para utilizar o marketing imobiliário a seu favor.
Como criar uma estratégia de Marketing Imobiliário?
Trace seus objetivos
Antes de começar a fazer qualquer estratégia, é preciso estabelecer uma meta, para definir onde se quer chegar, senão, como saber se suas ações foram efetivas?
É muito importante que estas metas sejam mensuráveis, para que se tornem mais concretas. Para facilitar, utilize as métricas dadas pelos próprios canais de marketing e os recursos disponíveis nos insights dos softwares e plataformas imobiliárias, como o Viva Real, por exemplo, no caso de sua imobiliária usar um sistema imobiliário. Muitos deles oferecem gráficos e variáveis que são bastante úteis na hora da análise de resultados.
Conheça seu público
Para criar conteúdos e a estratégia certa, é muito importante conhecer com quem você estará falando. Isso muda tudo quando se trata da linguagem utilizada, dos canais escolhidos para divulgação, da escolha das estratégias, entre outros. Seu cliente precisa entender que aquela ação está direcionada a ele. Para isso, conhecer seu público é indispensável.
Faça uma pesquisa com seus clientes para entender o que eles têm em comum, como idade, gênero, hábitos, entre outros. Depois, compile esses dados para criar uma persona, uma pessoa fictícia, que facilitará a visualização do seu perfil de cliente.
Invista no offline
Antes de falar das mídias eletrônicas, não podemos esquecer das mídias tradicionais. Elas ainda são bastante efetivas, principalmente para se comunicar com um público mais local, do bairro e da região onde sua empresa se localiza ou onde a maior parte do seu público está. Por isso, invista também em banners, cartazes, panfletos, rádios, entre outros. Você vai se surpreender com o resultado.
Marketing de conteúdo
Agora o assunto do momento. Talvez um dos tópicos mais quentes do marketing dos últimos tempos: o marketing de conteúdo. O nome pode parecer difícil, mas na prática é bem simples: se trata de oferecer conteúdo de qualidade para o seu cliente, guiando-o e educando-o até a decisão final da compra.
Obviamente que nem todos que consumirem o seu conteúdo irão necessariamente adquirir seu produto, entretanto, tirar suas dúvidas e trazer informação de qualidade contribuirá para que a sua imobiliária seja vista como uma autoridade no ramo. É assim que as pessoas vão entender que precisam fazer negócios com você e não com o concorrente.
Escolha a rede social que mais tenha a ver com os seus objetivos e comece a criar. Existem vários formatos para serem explorados, como vídeo (horizontal ou vertical), posts únicos, carrosséis, infográficos, textos, entre outros. Teste todos e veja qual funciona mais para o seu ramo.
Tráfego pago
Após trabalhar o marketing de conteúdo e entender como ele funciona e traz bons resultados para suas redes, é hora de dar um segundo passo e investir em tráfego pago. O ideal é utilizar esse conhecimento e investir em conteúdos que dão certo para potencializar o seu alcance.
Dessa forma você poderá falar com o público correto na hora certa, de acordo com as buscas dele em suas redes sociais e no Google, por exemplo.
Para isso, utilize os dados que você já tem sobre seu público, analise as opções disponíveis, seja anúncios para redes sociais ou Google Ads. Teste o que parecer mais viável para a sua imobiliária e colha os resultados ao final. Ao longo do tempo, ficará mais fácil entender em qual delas focar mais os seus esforços e qual delas terá o melhor custo-benefício.
Email marketing
Alguns se enganam ao achar que o email morreu, porque ele está mais vivo do que nunca. Ele é uma excelente estratégia para se comunicar com seus clientes e guiá-los até a decisão de compra, quebrando suas objeções.
Crie seu site e disponibilize conteúdos de qualidade, que sanem as suas dúvidas. Algumas opções são: e-books, mostrando as melhores opções de investimento no mercado imobiliário no momento, ou um guia completo sobre mudança, como se organizar, entre outros.
Ao disponibilizar o material, colete o email do cliente e comece a enviar conteúdos relevantes para ele, alguns focados em tirar dúvidas, outros em vendas. É a oportunidade para oferecer condições especiais para conquistar novos clientes. Ter um site para captação de clientes é tão importante quanto o portal da sua imobiliária, não deixe de investir nisso.
CRM
Um bom sistema CRM, Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), pode oferecer insights valiosos sobre os seus clientes, seu comportamento de compra, suas dores, para que você possa, cada vez mais, fazer campanhas segmentadas para públicos semelhantes, aumentando suas chances de acertar na comunicação. Algumas opções são RD Station CRM e Hubspot CRM.
Investir num bom CRM imobiliário te ajuda a ter mais controle sobre suas ações e ter uma visão mais clara sobre o seu público.
SAC 2.0
Com a popularização das redes sociais, cada pessoa se torna capaz de falar sobre seus assuntos de interesse em suas redes e com isso, é cada vez mais importante ficar atento à satisfação dos seus clientes, se eles comentam positiva ou negativamente sobre a sua imobiliária.
Para isso, mapeie dentro das redes o que seus clientes estão comentando, se há alguma dúvida que você possa sanar, problemas a resolver, entre outros.
Como o nome já diz, SAC 2.0 se refere diretamente ao serviço de atendimento ao consumidor, de uma forma atualizada. Por isso, aproveite a oportunidade para fidelizar seus clientes, transformar detratores em promotores e tirar as dúvidas de todos eles.
UGC
As redes sociais criam outra oportunidade: o uso de UGC (user generated content - conteúdo gerado pelo usuário). Basicamente, faça uma pesquisa nas redes, colete os posts que os seus clientes tiverem feito acerca da sua imobiliária e, com a sua autorização, reposte. Assim, você consegue promover a sua marca, valoriza a opinião de um cliente, além de mostrar para as redes como a sua imobiliária tem feito um bom trabalho até aqui, através de um conteúdo mais orgânico.
Analise seus resultados
Ao final de qualquer estratégia, é muito importante realizar a análise dos resultados, de acordo com as metas estabelecidas no começo, para alinhar as expectativas e entender se as suas ações foram efetivas ou não. É o momento de entender e manter as medidas que deram certo e mudar o rumo daquilo que não atingiu o resultado esperado.
3 dicas de ouro para iniciantes
- Não tenha medo de errar
Implementar novas estratégias pode ser desafiador no começo, mas insista. Descobrir qual caminho não funciona pode ser o meio mais rápido para encontrar aquele que mais se encaixa com o perfil da sua empresa.
- Não desista no primeiro conteúdo
Os primeiros conteúdos criados podem não ser aqueles de maior alcance e engajamento, porque leva um tempo até que os usuários entendam e se acostumem com sua nova forma de se comunicar. Porém, uma vez que tenham sido educados, eles podem se tornar até promotores da sua marca.
- Constância é a chave
Todo investimento em marketing traz mais resultados a longo prazo do que a curto. Então, fique tranquilo, que com constância, paciência e um trabalho bem feito, o resultado vem.
Fazer marketing imobiliário não é fácil, mas usando as ferramentas corretas e conhecimento, é possível dominar as estratégias e oferecer conteúdos de valor para seus clientes, alavancando as vendas do seu negócio.
Com o marketing imobiliário, seus corretores conseguirão ampliar as oportunidades de gerar valor para seus clientes e ajudá-los nesta busca por um lugar para investir ou construir uma vida, seja qual for seu objetivo. Não só de gestão de imóveis e de negócios se constrói uma imobiliária de sucesso, mas também de marketing imobiliário.
O que você está esperando para aplicar estas dicas e melhorar de vez o seu relacionamento com seus clientes? Para conquistar a lealdade de seus clientes de uma vez por todas, acesse o kit de lealdade 2024 e tenha acesso a vários conteúdos sobre retenção e engajamento de consumidores.