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Conheça mais sobre o marketing focado no cliente

Aprenda como aplicar o marketing focado no cliente a fim de melhorar os índices de satisfação, retenção e fidelização da sua empresa.

por
Alloyal
23/6/24
17/5/2024

Você já ficou se perguntando como algumas empresas conseguem crescer e se manter no mercado? Um dos segredos pode estar no marketing focado no cliente.

Para Philip Kotler, considerada a maior referência no marketing, atualmente, se a empresa não é focada no marketing e orientada para o cliente, a tendência é fechar as portas. Nessas organizações, a preocupação é consigo mesmas e o cliente torna-se um detalhe.

Ou seja, não se trata somente de vender produtos ou serviços, mas, sim, ter em mente que os consumidores são seres humanos complexos, cuja necessidade não pode ser ignorada.

Sim, para fazer o marketing focado no cliente, é preciso entender as transformações sociais, e adaptar seu negócio para fidelizar o cliente.

O que é uma estratégia de marketing focado no cliente?

Pode-se dizer que essa é a fase 3.0 do marketing.

Aqui, os consumidores se tornam únicos. Cada indivíduo tem suas particularidades, como: desejos, necessidades, objetivos, bagagem cultural, dentre outras peculiaridades que fazem com que as empresas criem estratégias personalizadas para conquistar cada cliente.

Um verdadeiro trabalho de formiguinha!

Logo, as empresas devem primeiramente entender quem é seu público e elaborar seu marketing conforme as suas dores e necessidades dessas pessoas.

Ao desenhar sua persona e seus interesses, a empresa passa também a ter aspectos humanos.

Nesse âmbito, as empresas passam a definir sua cultura, se envolvendo em causas que estão em pauta na sociedade, se humanizando, criando uma proximidade com seu público por meio de um alinhamento de pensamentos.

Qual a importância de focar suas estratégias de marketing no cliente?

O marketing, quando é feito com foco no cliente, só traz benefícios para ambas as partes.

Conheça agora, algumas dicas para que o seu marketing tenha como foco principal, o consumidor!

Atender às expectativas do cliente

Ao direcionar seu marketing para o cliente de forma personalizada, você consegue proporcionar uma sensação ao consumidor de que ele é único e importante, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Aumentar o engajamento e reduzir a taxa de perda

Ao proporcionar a melhor experiência ao cliente e conduzi-lo durante toda a sua jornada de compra, você estará engajando e fidelizando o cliente, correndo menos riscos de perdê-lo e gastar mais atraindo novos consumidores.

Ter mais promotores e defensores da marca

Com essa prática, sua empresa retém mais clientes, afinal, eles se sentirão valorizados pela sua marca.

Assim, eles se tornam “garotos propaganda” do seu negócio, utilizando da estratégia mais antiga e eficaz do marketing: o boca a boca.

Quais os passos para focar o marketing no cliente?

Um exemplo atual de que colocar o cliente no centro é a peça-chave para o sucesso é a Fiat. Mesmo com as consequências que a pandemia da Covid-19 trouxe para o setor, ela comemora resultados positivos. Em 2021, a marca reconquistou a liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

Segundo seu vice-presidente, Herlander Zola, todo o sucesso foi consequência do marketing focado no cliente, o que envolve um bom atendimento no sentido de entregar mais valor para o seu público, concessionárias modernas e um portfólio de produtos amplo e renovado, de acordo com o que a persona busca.

Se você também quer alcançar os melhores resultados, confira os principais passos para colocar seu cliente no centro das estratégias de marketing!

Definir a persona

Diferente do seu público-alvo que, de forma ampla, é uma parcela dos consumidores que sua empresa atende, a persona, é a personificação do seu cliente ideal. Ela tem nome, idade, profissão, dentre outras características de uma pessoal real.

Logo, ter uma persona é uma peça chave para direcionar seu marketing ao cliente, com menor chance de errar. Isso porque, ao entender de fato o perfil das pessoas que procuram seu produto e interesses de um modo geral, suas chances de enviar a mensagem certa para a pessoa certa, aumentarão.

Criar empatia com o cliente

De acordo com o dicionário, empatia é “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias”.

Logo, no mundo dos negócios, ter empatia com o cliente, faz com que a empresa se coloque no lugar dele, facilitando na percepção de onde a empresa está errando e em quais pontos pode melhorar para proporcionar uma melhor relação entre consumidor e marca.

Promover uma cultura voltada ao cliente em toda a empresa

Em uma cultura com foco no cliente, ou seja, onde o negócio busca entender de forma psicológica e social, as dores e necessidades do cliente, o setor de marketing têm maior facilidade na tomada de decisões.

Isso porque fica mais fácil estabelecer um relacionamento emocional com os clientes, estimulando o envolvimento, impulsionando as vendas.

Investir no relacionamento

Para um bom relacionamento entre empresa e clientes, é fundamental um diálogo aberto para estar atento aos feedbacks dos mesmos.

Afinal, ninguém mais importante que a sua persona para indicar onde sua empresa está acertando e em quais pontos precisa melhorar.

Ter um programa de lealdade

Ao aderir um programa de lealdade, sua empresa colocará o cliente em primeiro lugar, estreitando o relacionamento entre consumidor e marca.

Isso ocorre porque a fidelização não é somente por uma relação de troca, mas estabelece uma ligação emocional, que conecta o consumidor aos valores que a empresa tem em comum com sua persona, personalizando sua experiência com a marca.

As marcas bem-sucedidas no mercado sabem que o marketing focado no cliente é aquele onde a empresa pertence de fato aos consumidores.

Logo, a missão da empresa passa a ser a mesma da sociedade, ou seja, é fundamental apresentar uma perspectiva que o seu produto ou serviço, de fato é o que a persona precisa para resolver seu problema, criando uma relação de fidelidade e lealdade com a marca.

Então, não deixe de entender mais e ficar por dentro do que é ter foco no cliente.

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