Entenda como fazer gestão de marca corretamente
Você faz gestão de marca na sua empresa?
Saiba que, sejam pequenas ou grandes empresas, a consolidação da marca é fundamental para que estas se mantenham em crescimento.
Isso porque, além da qualidade do produto ou serviço que a empresa oferece, há também uma cultura empresarial que comunica com o público que a mesma busca ter como cliente.
Logo, por meio da gestão de marca ou também conhecida como branding, o consumidor poderá ter uma ideia positiva da sua empresa, por compartilhar das mesmas ideias e valores.
O que é marca?
A marca é muito mais que uma logo ou identidade visual, mas sim, simplesmente a imagem que os consumidores têm do seu negócio.
Mas, ela não deve ser confundida com a identidade, que é apenas um dos pilares do branding.
Além da identidade da marca que nada mais é que a mensagem que você deseja transmitir por meio dela, a marca também envolve a experiência do cliente com seu produto ou serviço, e a sua reputação no mercado.
Assim, todos esses critérios formarão a imagem de sua marca.
Como fazer a gestão de marca?
Fazer uma gestão de marca pode ser um desafio.
No entanto, existem algumas estratégias fundamentais como definir a missão, visão e valores que sua empresa possui.
Assim, fica mais fácil entender qual o papel da marca na sociedade, qual será seu tom de voz, como ela irá se posicionar e quais resultados ela busca no futuro.
Tendo esses pilares definidos, o próximo passo é definir a estratégia.
Ou seja, sua identidade visual, cores, fontes, criando um verdadeiro manual da marca. Definir uma identidade visual é fundamental para identificar e individualizar a marca, tornando-a única.
Logo depois é desenhada a operação.
Nesse momento, a missão da empresa é a base da operação, que nada mais é que uma declaração curta e objetiva que define o estado atual e o objetivo do seu negócio.
Resumindo, você precisará deixar bem claro o que sua marca faz, para quem de que maneira.
Porém, não é focar no produto, tão pouco no negócio. Mas, sim, colocar o cliente em primeiro lugar criando uma conexão de identidade com ele. Logo, a satisfação do cliente está garantida!
Por último, diferenciar a sua marca dos concorrentes é uma forma de torná-la única, agregando valor tanto para seus consumidores quanto para a sociedade como um todo.
Qual a importância da gestão de marca?
Assim como os seres humanos são únicos, o branding faz com que a marca tenha seu próprio DNA, tornando-a diferente das demais, mesmo no mesmo nicho.
Portanto, quando é feita uma gestão de marca efetiva, tudo fica mais claro para tomada de decisões, pois a persona fica mais definida, além da jornada do cliente, os concorrentes ficam mais visíveis, garantindo um melhor posicionamento no mercado.
Como a gestão de marca pode aumentar os lucros da empresa?
De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, consumidores totalmente conectados com a marca são 52% mais valiosos do que aqueles que estão altamente satisfeitos.
No mesmo estudo, foi realizada uma análise em uma loja de roupas.
Os resultados mostraram que apenas 22% dos clientes estão na categoria “totalmente conectados com a marca”. Mesmo assim, esse pequeno grupo representa 37% do faturamento da loja.
Isso porque esses clientes gastam, em média, duas vezes mais por ano do que outros consumidores.
Ou seja, o cliente fiel à sua marca, não coloca o preço como prioridade ao procurar seu produto ou serviço. Mas, sim, uma experiência única, além de uma conexão com a cultura da empresa. Logo, com uma boa gestão de marca, sua empresa irá faturar mais.
Como consolidar a gestão de marca?
Quando falamos em Nike ou Coca-Cola, logo vêm à sua cabeça uma marca específica, e qual é o produto.
Isso porque, essas marcas fazem uma boa gestão de marca, e já se consolidaram no mercado.
Para que a sua marca se consolide no mercado, já sabemos que ela precisa ter um posicionamento claro e consistente.
O posicionamento envolve todas as estratégias e ações desenvolvidas pela empresa com o objetivo de divulgar a marca e torná-la conhecida e respeitada pelo público e mercado.
Para um bom posicionamento, é fundamental que a marca:
- escolha os canais de divulgação onde sua persona busca se informar;
- tenha um objetivo e mensagem claros, ou seja, pode ser reconhecida pelo preço, posicionamento na sociedade ou pela qualidade do produto oferecido, por exemplo;
- busque ter canais de comunicação eficazes para um atendimento ao cliente com excelência;
- invista em marketing de conteúdo com intuito de educar a persona sobre o produto ou serviço oferecido.
Quais os elementos para a gestão da marca?
Propósito
O propósito é muito semelhante à missão.
Ou seja, ele é o motivo que faz a empresa existir como agente transformador na sociedade.
Consistência
Trata-se do alinhamento da cultura da empresa com o que ela propaga para seus clientes.
Logo, é preciso trabalhar a linguagem, identidade visual e o tom de voz para que ambos falem a mesma língua.
Emoção
Para que a sua marca permaneça no mercado é fundamental trabalhar as emoções.
Estudos revelam que as pessoas podem esquecer as especificidades de uma marca, como as fontes específicas ou imagens de produtos, mas com certeza elas se lembram dos sentimentos provocados pela empresa.
Flexibilidade
Assim como o mercado muda constantemente, as necessidades dos clientes também evolui.
Um exemplo de flexibilidade é Walt Disney. Ele não definiu seu negócio meramente como filmes e, ao longo dos tempos, a empresa não se conteve em apenas criar personagens de desenhos animados.
Tendo uma visão mais flexível, abriu parques temáticos, lojas de mercadorias, canais de TV, dentre outros produtos e serviços.
Envolvimento dos funcionários
A experiência do colaborador dentro da empresa é fundamental para que a experiência do consumidor final seja positiva.
Para que isso ocorra, invista em um cultura organizacional forte, estratégias e ações de motivação e engajamento, como people first, dentre outras.
Lealdade
Para ter um cliente leal e fiel, a empresa precisa viver de acordo com a sua cultura organizacional.
Ou seja, o valor da sua marca, propósito no mercado e na sociedade como um todo, precisam sair do papel e serem colocados em prática, para que o consumidor se torne um verdadeiro “garoto propaganda” da sua empresa.
Marca competitiva
Para que a empresa não perca seus clientes, é crucial acompanhar sua concorrência.
Veja o que eles têm feito para fidelizar o público e crie estratégias próprias de gestão da marca para se sobressair diante deles.
Como fazer pesquisas pode ajudar na gestão da marca?
As pesquisas de mercado são uma peça-chave para um branding de sucesso.
Essas pesquisas envolvem a comunicação com o cliente e já começam no início da empresa, como: pesquisa de persona, imagem da marca, teste de embalagem, etc.
Assim, a empresa pode ser mais estratégica na definição dos seus pilares, no modo de se comunicar e como entregar o produto com um visual que tenha a identidade da marca.
Se a sua empresa não tem ainda capital para investir em um software de pesquisa, por exemplo, utilize das redes sociais, serviço de atendimento ao cliente e site para se comunicar com seu público e entender seus desejos e necessidades.
Como fazer um bom trabalho de branding com 4 elementos?
No momento de realizar uma pesquisa de branding, existem 4 características essenciais para que ela seja efetiva. São eles:
Cognição
São questões que tem como objetivo entender o que os consumidores pensam da sua marca, como:
- Qual o primeiro sentimento que você tem quando lembra da marca?
- Quais palavras a definem?
- Dessas palavras, quais os sentimentos que cada uma desperta em você?
Emoção
Nesse tópico, o foco é saber quais sentimentos sua marca desperta no público. Você pode perguntar:
- Quando você pensa na marca, quais sentimentos são despertados?
- Como você classifica esses sentimentos em uma escala de 1 a 5?
Linguagem
Essas perguntas irão mostrar se os clientes de fato entendem a imagem que sua marca quer propagar:
- Quais palavras ou frases você utilizaria para indicar nossa marca a um amigo ou familiar?
Ação
Nesse momento, as questões devem ser elaboradas para entender se seu cliente está ou não satisfeito com a sua empresa. Você pode perguntar, por exemplo:
- Como foi a sua experiência com a última compra?
- Em uma escala de 1 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa a um amigo?
Viu só como a gestão da marca é fundamental para nortear a sua empresa em como ela deve se comportar no mercado e na sociedade?
Ainda, ter uma marca forte agrega valor à sua empresa, trazendo credibilidade e lealdade do seu público.
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