O que é endomarketing e como aplicá-lo em seu negócio
Uma empresa engajada, com funcionários satisfeitos com seu trabalho, trazendo grandes resultados no final do mês… parece um sonho, não é? Mas saiba que é totalmente possível.
Foi-se a época em que exercer um grande controle sobre os colaboradores, com muita pressão e cobrança parecia ser uma boa ideia para obter resultados. O mercado já entendeu que a melhor solução tem um nome: endomarketing.
Para entender o que é endomarketing e como aplicá-lo na sua empresa, continue lendo nosso artigo e descubra mais.
O que é endomarketing?
Endomarketing, ou marketing interno, é a aplicação das estratégias de marketing para o seu público interno, ou seja, os trabalhadores da empresa. Da mesma forma que ações de marketing são feitas para promover a imagem da marca, criar uma aproximação e um relacionamento com o cliente, é importante fazer isso com seus colaboradores.
Por meio de ações de endomarketing, é possível mostrar como os funcionários são importantes para a empresa, o impacto positivo que seu trabalho traz para todos e com isso, possibilita que eles se tornem promotores da marca e desejem continuar trabalhando lá.
O endomarketing possibilita alinhar o trabalho e os objetivos dos colaboradores com os objetivos da empresa, promovendo um entendimento essencial para alcançar os resultados estipulados pela marca.
Além disso, o endomarketing contribui para transformar a sua empresa em um bom lugar para trabalhar e isso se reflete na satisfação dos colaboradores e na imagem externa da empresa, que melhora significativamente. Com isso, é possível diminuir o turnover (rotatividade de funcionários), reter talentos e atrair novos, que serão atraídos pela boa imagem construída.
Comunicação interna x Endomarketing
No começo, a diferença entre comunicação interna e endomarketing pode parecer confusa, afinal, as duas atuam comunicando-se e com o mesmo público, mas são ações diferentes.
Comunicação interna se refere à forma como a empresa lida com as suas informações internamente e se consegue repassá-las adequadamente aos seus colaboradores ou não. Já endomarketing é a técnica utilizada para que a informação engaje e impacte as pessoas envolvidas.
Basicamente, a comunicação interna informa sobre o que está acontecendo, enquanto o endomarketing dita como essa informação chegará ao seu destinatário.
As duas ações devem ocorrer juntas, porque uma contribui para o sucesso da outra, de forma que, um colaborador bem informado certamente irá se sentir mais integrado à empresa .
Benefícios do endomarketing
São diversos os benefícios obtidos ao aplicar ações de endomarketing. Confira alguns:
- Melhora da motivação dos colaboradores
A motivação dos colaboradores está diretamente ligada a quanto eles sentem que seu trabalho é valorizado e importante para a empresa. Ações de endomarketing voltadas para reconhecimento, gamificações para estimular o alcance de resultados e feedbacks contribuem muito para o desenvolvimento dos colaboradores e para a melhora da sua motivação.
- Aumento da produtividade
Fazer endomarketing é também prezar pela saúde e satisfação dos colaboradores. Ao buscar ações que melhorem o bem-estar de todos, a empresa passa a atuar na sua melhor versão para alcançar todo o seu potencial.
- Redução do turnover
Ao transformar a sua empresa em um lugar saudável, onde os colaboradores sentem que seu trabalho é reconhecido e onde recebem estímulos para se desenvolverem, ela se torna o local ideal para trabalhar. Isso acaba reduzindo o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários, contribuindo para reter mais talentos na sua empresa.
- Melhora do clima organizacional
As ações de endomarketing contribuem para que o time fique ainda mais coeso e unido, trabalhando em conjunto para atingir os resultados. Fomentar um bom relacionamento entre os membros, usando uma comunicação clara, pode evitar conflitos antes mesmo que eles aconteçam.
- Maior alinhamento com a cultura organizacional
Cada empresa tem a sua cultura própria, com metas definidas a cumprir. O endomarketing é uma excelente ferramenta para disseminar a cultura entre os colaboradores, para que todos possam trabalhar em prol do crescimento da empresa.
- Aumento da integração da empresa
Fomentar a colaboratividade da empresa através de ações de endomarketing é fundamental, para melhorar a comunicação entre os setores e buscar solucionar problemas quando eles vierem.
4 cases de sucesso para se inspirar
Veja a seguir, exemplos de empresas que aplicam endomarketing no seu dia a dia e se inspire.
Netflix
Uma das pioneiras dos serviços de streaming, a Netflix já é famosa por sua comunicação irreverente nas redes sociais, que praticamente lançou uma tendência de comunicação e de marketing externo. Mas e o endomarketing?
Segundo um funcionário da Netflix, em entrevista para o Portal no Varejo, Martin Spier conta que há dois fatores muito importantes dentro da estratégia de endomarketing da empresa: transparência e autonomia. Transparência que se traduz em acesso a todas as informações da empresa. Autonomia para decidir qualquer coisa.
Tudo isso contribui para que os colaboradores sintam que a empresa confia neles e que são parte do que está sendo construído como um todo.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza aplica uma estratégia parecida com a Netflix: descentralização da tomada de decisões e um organograma mais horizontal. Isso contribui para que os colaboradores se sintam mais parte das decisões e possam propor melhorias para a empresa.
Fiat
A máxima da Fiat é tratar sua equipe interna da mesma forma que seus clientes, de forma que sintam que são tão importantes quanto. Por isso, diversas ações são tomadas: test drive de modelos novos, festas e outros eventos para a família dos colaboradores, comunicação facilitada entre os diversos setores da empresa, entre outros. Dessa forma, não tem como não ficar satisfeito em trabalhar lá, com tantos benefícios.
Golden Cross
A Golden Cross é uma empresa de planos de saúde brasileira e para alavancar as vendas, apostou no investimento em endomarketing. Dentre suas ações estavam premiações para compra da casa própria ou reforma, eletrodomésticos e outros artigos de casa para os melhores vendedores. Assim, recompensa o trabalho duro de seus funcionários e aumenta suas vendas significativamente.
10 ações de endomarketing para aplicar agora
Agora que você já entendeu a importância do endomarketing e conheceu algumas empresas que aplicam essa estratégia, chegou a hora de conhecer algumas práticas que irão transformar a sua empresa para melhor.
- Coletar informações
O primeiro passo para qualquer estratégia é conhecer a sua empresa. Para isso, entre em contato com o pessoal do RH e entenda quais são os problemas que precisam ser solucionados, como está o clima organizacional e entenda quais recursos que você tem disponíveis.
Solicite ao RH que faça uma pesquisa em toda a empresa para entender o que os colaboradores desejam, precisam e como eles veem a empresa neste momento. Não esqueça de pedir sugestões para entender o que a empresa pode fazer para ajudá-los a melhorar o ambiente como um todo.
Isso lhe trará clareza de por onde começar o trabalho e ajudará a estabelecer as prioridades do momento. Além disso, os colaboradores se sentirão ouvidos, o que impactará na sua percepção sobre as lideranças e sobre a empresa.
- Integrações
O trabalho não deve ser somente um local para resolver demandas e receber um salário no final do mês. Também deve ser um lugar para aprender, trocar experiências e para isso, precisa ser um local acolhedor para todos.
Parte essencial do trabalho é promover esses momentos de descontração para aproximar mais os colaboradores entre si, conhecer mais uns aos outros, se divertir e criar boas memórias. Isso se refletirá no trabalho posteriormente, pois criará um sentimento de pertencimento e de confiança entre as pessoas.
Também é um bom momento para comemorar as conquistas individuais e do time, olhar para o trabalho feito e se orgulhar.
- Comunicação
Melhorar a comunicação da empresa é fundamental para que as informações sejam passadas adequadamente, não gere dúvidas e todos se sintam bem informados sobre o que está acontecendo. Mas isso precisa ser uma via de mão dupla.
Por isso, crie canais de comunicação para obter feedbacks sobre as lideranças, as ações da empresa e peça sugestões de mudança. Muitas vezes, uma boa ideia para a melhoria de processos virá de algum funcionário que você não estava esperando. É sempre bom ouvir várias perspectivas sobre um mesmo assunto.
Isso se refletirá também na forma como os colaboradores veem a empresa e como se sentem dentro dela, pois os ajudará a entender como suas opiniões são importantes e como a empresa valoriza a inovação e a busca de soluções para os problemas existentes, muito mais do que a hierarquia.
Divulgue informações importantes para a empresa, como as metas, porcentagens atingidas e/ou a atingir e mantenha as pessoas atualizadas sobre o que está acontecendo. Manter as metas em mente ajuda a motivar os colaboradores.
Deixe a cultura da empresa, como sua missão, visão e valores, à mostra, sempre que puder. O alinhamento dos times com a cultura é essencial para a união e bom relacionamento da empresa.
- Feedback
Um feedback assertivo ajuda todos a se desenvolverem, tanto para quem dá quanto para quem recebe. Implementar uma cultura de feedback é essencial para o desenvolvimento da empresa e dos funcionários, porque melhora a comunicação de todos.
Por isso, crie canais que facilitem o processo, estimule as pessoas a darem feedbacks e ensine como dar um feedback assertivo. O clima da sua empresa se transformará.
- Desenvolvimento
Uma boa estratégia de endomarketing é oferecer oportunidades de desenvolvimento para seus colaboradores. Isso pode se dar através de plataformas de cursos online, palestras com pessoas de fora ou de dentro da empresa, webinars, entre outros.
Investir em capacitação trará retornos não só quanto à satisfação dos funcionários, mas também na melhoria de processos, estimulará a cultura de inovação da empresa e mostrará como ela se importa com o desenvolvimento das pessoas.
- Plano de carreira
Um plano de carreira estruturado mostra como a empresa pretende desenvolver seus funcionários e estes verão ali uma oportunidade de crescimento profissional. Isso se refletirá na imagem externa da empresa, que será considerada um bom lugar para trabalhar e atrairá novos talentos.
Os colaboradores se sentirão mais valorizados e motivados para entregar bons resultados, afinal, capacitação profissional otimiza processos, traz inovação, torna os profissionais mais atualizados e motivados para trabalhar. A perspectiva é só de crescimento.
Comece privilegiando os profissionais que se destacam na empresa quando surgir alguma vaga de liderança. Isso estimulará os colaboradores a se esforçarem e trazerem bons resultados para serem considerados para uma promoção quando a oportunidade surgir.
Foque na formação de novas lideranças, desenvolvendo soft skills, habilidades de oratória, organização, gestão de processos, entre outros.
- Elogios
Sempre que um bom trabalho estiver sendo realizado, elogie e agradeça ao colaborador. É possível também criar momentos, como por exemplo, dentro das reuniões, para que isso seja feito. Isso mostrará como a empresa valoriza seus colaboradores e estimulará a entrega de bons resultados, aumentando sua motivação.
- Descanso
Ofereça espaços de descanso e lazer para seus funcionários, como uma sala com puffs e jogos para o horário de almoço, por exemplo. Espaços como este podem promover a integração entre a equipe e bons momentos de descontração para que todos deem o seu melhor no seu trabalho depois.
- Saúde e bem-estar
Promova momentos de pausa para cuidar da saúde, como ginástica laboral e meditação, crie eventos para realizar atividades físicas e conscientizar sobre boas práticas de alimentação, por exemplo. Tudo isso fará com que os colaboradores se sintam melhor, tenham mais energia e motivação para trabalhar e entendam que a empresa se importa com o bem-estar de todos.
- Tenha um ambiente de trabalho flexível
Teste oferecer um horário de trabalho mais flexível, de forma que o funcionário se organize dentro das suas circunstâncias. Aproveite as possibilidades que o home office traz, de trabalhar confortavelmente, no local e horários mais convenientes, entregando o resultado de sempre.
Transforme a sua empresa num lugar mais tranquilo para trabalhar, sem cobranças excessivas. Isso contribui para que o colaborador entenda que a empresa confia no seu trabalho.
DICA BÔNUS: Ofereça benefícios e crie gamificações
Ofereça benefícios para seus funcionários, desde cupons de desconto, vales e auxílios, dias de folga, planos de saúde, etc. Pode ser uma boa alternativa para atrair mais talentos para sua empresa.
Crie gamificações para premiar os funcionários que mais se destacaram em alguma área ou estabeleça uma meta, como por exemplo, uma meta de vendas. Porém, é importante se atentar para que o prêmio seja algo que seus colaboradores realmente tenham interesse. É legal também criar um momento de descontração para anunciar os ganhadores e estimular boas práticas.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre endomarketing, é hora de arregaçar as mangas e colocar nossas dicas em prática!
Fazer parte de um programa de lealdade pode ser uma ótima ação de endomarketing para a sua empresa conquistar os colaboradores e uma excelente oportunidade de oferecer benefícios flexíveis. Acesse o nosso material gratuito “Programa de Lealdade: criando uma comunidade em torno da sua marca” e entenda como essa estratégia pode ser aplicada.
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