Entenda a origem e como criar uma relação positiva no dia do consumidor
Aprenda mais sobre a origem do dia do consumidor e como a sua empresa pode aproveitar a data para celebrar uma boa experiência com o cliente.
Empresas de todos os setores estão sempre em busca de oportunidades. É por isso que uma nova data vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos: o Dia do Consumidor. Sua empresa já aproveita esse momento do ano para alavancar as vendas?
O Dia do Consumidor não é uma data tão recente, mas pouco a pouco os próprios consumidores estão se habituando a ela e também às ofertas disponibilizadas nessa data. Ela pode trazer boas chances de negócio, então, é interessante explorar para alcançar uma boa rentabilidade e criar uma relação positiva com seus clientes.
Foi por isso que nós preparamos este artigo. Nele você vai entender a origem do dia do consumidor e conferir algumas dicas para aumentar as vendas nessa data. Acompanhe!
Qual é o dia do consumidor?
No final do ano, a Black Friday vem como uma grande campanha de vendas que ajuda a dar uma alavancada em negócios de praticamente todos os setores. Mas as empresas não têm esperado apenas esse momento para criar oportunidades.
Agora, no início do ano, o Dia do Consumidor vem ganhando cada vez mais espaço. Oficialmente a data é celebrada no dia 15 de março, mas cada empresa pode trabalhar da maneira como atende melhor o seu público e demanda.
É importante não confundir essa data como o Dia do Cliente. Nesse caso, a celebração acontece no dia 15 de setembro e não está relacionada com o Dia do Consumidor, que tem uma origem diferente.
Como surgiu o dia do consumidor?
Quando o Dia do Consumidor foi criado, na verdade não existia a intenção de transformar a data em oportunidades de vendas.
Apesar da sua popularização mais recente, esse dia foi criado há algumas décadas. Tudo começou no dia 15 de março de 1962, nos Estados Unidos. O então presidente, John Kennedy, fez um discurso em defesa dos direitos básicos do consumidor, como poder de escolha, a relevância das suas opiniões e também o direito de acesso à informação.
Apesar do impacto do discurso, o Dia do Consumidor não nasceu em 1962, mas sim em 1983. A fala de Kennedy foi considerada um marco e inspirou a instituição dessa data oficial. As discussões sobre os direitos do consumidor continuaram acontecendo.
Aqui no Brasil, esse movimento ganhou força na década de 1990, com a criação do Código de Defesa do Consumidor. Foi somente a partir da década de 2010 que o Dia do Consumidor começou a envolver ações comerciais, com a oferta de oportunidades como aquelas disponibilizadas na Black Friday.
Qual é a semana do consumidor?
Apesar de existir uma data específica para celebrar o Dia do Consumidor, depois que ele se tornou um evento também comercial as empresas passaram a adotar, na verdade, uma semana inteira de oportunidades para os seus clientes.
A intenção é trabalhar uma campanha mais robusta para disponibilizar diversos dias de ofertas e promoções para que o cliente possa se programar para suas compras. Assim, a Semana do Consumidor acontece na semana do dia 15 de Março. Ela inicia na segunda-feira e se estende até a sexta-feira.
Considerando que dia 15 caia numa quarta-feira, por exemplo, a semana vai envolver também os dias 13, 14, 16 e 17. Mas, como explicamos, cada empresa pode ter a sua própria estratégia.
O comportamento do consumidor
Como dito, o Dia do Consumidor está se tornando popular. Hoje ele é considerado como a Black Friday do começo do ano, uma grande oportunidade para as empresas, já que os três primeiros meses costumam ter um volume de vendas menor.
Para o cliente, também é uma grande oportunidade para adquirir produtos que ele não pode comprar nas campanhas de final de ano. E os números vêm crescendo cada vez mais, demonstrando que o público está atento a esse grande evento do varejo.
Em 2022, o Dia do Consumidor foi um sucesso para o e-commerce no Brasil. O volume de pedidos cresceu 16% em relação a 2021, e o ticket médio também aumentou, sendo registrado o valor de R$ 491, com crescimento de 5% também em relação a 2021. O faturamento foi alto. Do dia 9 a 15 de março de 2022 foram arrecadados R$ 4 bilhões.
Como aproveitar o dia do consumidor para fidelizar clientes?
Pelos números que mostramos, você pode perceber que o Dia do Consumidor é uma grande oportunidade para movimentar o seu estoque e ter um bom volume de vendas, mesmo nas épocas que costumam ser mais fracas para o varejo.
É por isso que você também pode aproveitar essa data para trabalhar a fidelização dos seus clientes. Como a gente explicou, nem todos eles conseguem aproveitar as campanhas de final de ano, então, alertar sobre as promoções que virão e fazer campanhas com ofertas e promoções exclusivas para clientes antigos é uma excelente estratégia para manter essas pessoas por perto e ter a exclusividade delas.
Para isso, é preciso que você faça um bom gerenciamento dos seus clientes e a segmentação deles, para entender suas preferências e elaborar campanhas personalizadas.
É uma ótima oportunidade para investir no relacionamento com o consumidor e ganhar a satisfação dele por meio de ofertas especiais, que façam com que essas pessoas se sintam privilegiadas só por serem clientes da sua empresa.
6 dicas para aumentar as vendas no dia do consumidor
Chegou a hora de entender como tudo funciona na prática. Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar a aumentar o seu volume de vendas no Dia do Consumidor para que possa gerar boas oportunidades nessa grande campanha que acontece no primeiro trimestre do ano.
1. Entenda o perfil do seu consumidor
Antes de tudo, é preciso entender o perfil do consumidor, mais especificamente do seu próprio público-alvo. Essa informação fundamental para que você possa levantar as características e o comportamento dessas pessoas para traçar as suas estratégias.
Quais são as necessidades dos seus clientes no primeiro trimestre do ano? Quanto eles estão dispostos a investir em compras nessa época? Quais são os itens mais procurados? Que tipo de oportunidades desejam encontrar?
Com base em dados levantados nos últimos anos, e também aqueles apontados pelo mercado, procure verificar que perfil é esse. Entender as expectativas, necessidades e exigências é fundamental para tomar as melhores decisões.
2. Crie promoções e ofertas para o Dia do Consumidor
O único atrativo para o público no Dia do Consumidor são as boas oportunidades. É por isso que essa data só trará bons resultados se você criar ofertas e promoções específicas para elas. Aqui vale também usar aquela dica que deixamos antes, de trazer algo exclusivo para os clientes antigos e promover a fidelização deles.
3. Faça uma divulgação estratégica das promoções
Seu público precisa saber o que a sua empresa está fazendo para que possa se planejar para aproveitar as oportunidades da campanha de vendas. Então, não esqueça de divulgar. Avise sobre aquilo que vai acontecer, crie expectativas, mas atenda todas elas. Assim o seu cliente vai esperar o Dia do Consumidor para encontrar melhores oportunidades.
4. Ofereça um atendimento multicanal
O atendimento multicanal deveria acontecer no seu negócio no dia a dia, mas quando se trata de grandes campanhas, como a do Dia do Consumidor, é ainda mais importante que você disponibilize vários canais para que seu cliente entre em contato e faça compras.
Essa diversificação traz possibilidades e permite que o seu negócio alcance um público maior, que utiliza diferentes recursos para comprar.
5. Foque na experiência do consumidor
Não podemos negar que o Dia do Consumidor se transformou em um evento comercial para que as empresas possam ter um bom fluxo de caixa nos meses mais fracos. Porém, não podemos tentar vender a qualquer custo porque isso pode impactar negativamente na experiência do cliente.
O ideal é pensar na jornada de compras para que possa ter uma experiência positiva e ficar satisfeito com o atendimento disponibilizados pelo seu negócio. Garanta uma jornada agradável, sem dificuldades nem processos muito complexos ou demorados.
Não podemos esquecer que o Dia do Consumidor está sendo adotado por cada vez mais empresas, então, você precisa garantir um diferencial para não acabar perdendo público.
6. Conte com uma plataforma de lealdade com uma rede de parceiros
Você também pode ter grandes resultados no Dia do Consumidor contando com uma plataforma para oferecer condições especiais para pessoas cadastradas. Ou seja, criar um clube de benefícios, como o oferecido pela Alloyal.
Nele, você vai trabalhar junto de uma rede de parceiros para oferecer promoções e condições especiais para esse público seleto. Essa é uma excelente estratégia para proporcionar aquela experiência positiva da qual falamos, gerando atendimento personalizado e diferenciado para quem participa da plataforma.
Ao disponibilizar uma rede de parceiros, você também amplia as possibilidades para os seus clientes, e isso faz com que seja ainda mais atrativo fazer negócios. Além dos bons resultados agora, vai fidelizar essas pessoas para que elas façam novas compras no futuro.
O Dia do Consumidor é um excelente momento para você gerar oportunidades para o seu negócio. Então, procure estratégias que sejam atrativas para o público e que gerem boas vendas nessa data, mas também ajudem a proporcionar a fidelização de clientes para que eles estejam sempre por perto.
Com um clube de vantagens você consegue alcançar todos esses objetivos. Acesse este outro artigo e veja como ter seu próprio clube personalizado com a Alloyal.