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O que é clima organizacional e como melhorá-lo?

por
Thais Moreira
8/1/2024

Não só de metas vive uma empresa. Até porque para atingi-las, é preciso olhar para um recurso muito importante: as pessoas. Elas são a cara da empresa e a parte mais vital dela.

Por isso, de uns tempos para cá, o mercado entendeu que cuidar de pessoas é a chave para uma empresa sadia e com alto rendimento. E é aí que entra o conceito de clima organizacional.

Quer saber tudo sobre clima organizacional e entender como melhorar o da sua empresa? Continue a leitura e descubra!

O que é clima organizacional?

Clima organizacional é o conjunto de percepções e sentimentos de todos os colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Ele se deve às suas experiências, sendo, por isso, um dado psicológico, subjetivo e mensurável. 

Entretanto, há alguns fatores que influenciam no clima organizacional, como o relacionamento entre as pessoas do mesmo time, entre departamentos e/ou líderes e liderados, os benefícios oferecidos pela empresa, carga de trabalho, flexibilidade, entre outros.

Esta percepção influencia no dia a dia da empresa, no desempenho dos colaboradores e na sua satisfação com o seu trabalho, afinal, todos tem alguma expectativa sobre como a empresa deve agir.

Importância do clima organizacional

O clima organizacional de uma empresa é um dado muito importante e que deve ser monitorado de tempos em tempos pelo RH. Isso porque ele impacta muito na motivação dos colaboradores, o que, consequentemente, afeta o seu desempenho e o atingimento de metas.

Além disso, quando o clima organizacional está ruim, o turnover (rotatividade de funcionários) aumenta, porque ninguém quer trabalhar em um lugar desmotivador, em que as pessoas não veem possibilidade de crescimento ou não se veem reconhecidas, por exemplo. Isso acarreta em novos gastos para contratação de um novo pessoal, desnecessariamente.

Cultura x Clima organizacional

Dois conceitos importantes, com um nome parecido e de importância imprescindível, mas que falam de coisas diferentes. É normal confundi-los, mas agora você entenderá a diferença entre cultura e clima organizacional.

Cultura organizacional se baseia em princípios norteadores da marca, como missão, visão e valores, que ditam o comportamento geral dos membros da organização. São modos de ser que são passados de funcionário para funcionário, ao longo do tempo e que costuma ser mais estável.

Já o clima organizacional é um dado mensurável, modificável, que fala da percepção sobre a cultura da empresa

Fatores para prestar atenção

Entender o clima organizacional é muito importante para saber quando você precisa tomar medidas para melhorá-lo. Há alguns indicadores que você precisa prestar atenção:

  • Turnover: Observe se há uma alta taxa de rotatividade de funcionários, o famoso turnover, na sua empresa. Isso pode indicar um clima organizacional ruim e aumentar os gastos com novas contratações.
  • Queda na produtividade: Um clima organizacional ruim pode gerar desmotivação e baixo engajamento nas atividades da empresa.
  • Absenteísmo e atrasos: Muitas faltas e atrasos em entregas ou no horário de trabalho podem indicar baixa motivação.
  • Plano de carreira: Sua empresa possui um plano de carreira estruturado para que seus colaboradores vejam uma perspectiva de crescimento dentro da empresa?
  • Produtividade: Ao estabelecer metas realistas, é possível utilizar este dado para verificar o engajamento e a motivação dos colaboradores.

Notou algum desses fatores no seu dia a dia negativamente? Não se desespere, porque existem medidas que você pode tomar para melhorar o clima organizacional da sua empresa. Mas primeiro, é preciso realizar uma pesquisal para avaliar a raiz da questão.

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é realizada pelo RH para entender melhor como o clima organizacional está influenciando no dia a dia da empresa

Primeiramente, o RH avalia se há alguma questão específica que precisa ser tratada com mais cuidado. Depois, um questionário é aplicado a todos os funcionários e após a análise, é gerado um relatório, que servirá de base para tomar ações que trazem melhorias, caso o resultado seja negativo.

Uma ferramenta já bem conhecida das empresas que pode ser utilizada para a pesquisa de clima organizacional é o NPS. A vantagem é que essa metodologia vai direto ao ponto e é possível entender a porcentagem de promotores e detratores e a partir disso, entender um pouco mais sobre a sua satisfação com a empresa.

Como melhorar o clima organizacional?

Agora que você já entendeu o que é clima organizacional, veja algumas dicas práticas para aplicar no seu negócio e, consequentemente, melhorá-lo.

Implemente uma cultura de feedbacks

Feedbacks são importantes não somente para o liderado, mas também para o líder, porque criam uma atmosfera de crescimento e confiança para ambos os lados. Todos se sentem livres para contribuir para a melhoria dos processos e para o crescimento pessoal e profissional de cada um.

Com feedbacks, é possível solucionar problemas antes mesmo que eles virem grandes questões para a empresa, entendendo a sua raiz e eliminando-os ainda no começo.

Além disso, se cria uma abertura que é muito saudável para o relacionamento entre as pessoas, em que todos podem se sentir seguros para serem vulneráveis quanto às suas dificuldades, pedirem ajuda e se desenvolverem no processo.

Valorize o trabalho dos colaboradores sempre

Algo que contribui muito para a desmotivação, falta de engajamento e um clima organizacional ruim é sentir que seu trabalho não é valorizado. 

Por isso, sempre que possível, destaque e parabenize boas iniciativas, até mesmo para servir como um incentivo para os outros colaboradores. Isso pode ser feito de maneira simples, no dia a dia, com elogios e agradecimentos ou em momentos específicos de reuniões.

Se você quiser motivar ainda mais o seu pessoal, é possível implementar gamificações, com bonificações especiais para o atingimento de metas. Tudo isso fará muita diferença na produtividade da sua equipe.

Gerencie conflitos

É natural que surjam conflitos vez ou outra dentro da equipe quando pessoas com experiências e pensamentos diferentes trabalham juntas. Entretanto, é preciso ter calma e uma comunicação assertiva e transparente para lidar com os conflitos, quando eles surgirem.

Ao criar um ambiente confortável e acolhedor para todos, se abre um espaço para que todos possam se expressar com respeito e empatia. Aqui entra o tópico anterior, sobre feedbacks, que são muito importantes nessas situações.

Acompanhe o desenvolvimento dos seus liderados 

Muitas vezes, conflitos e/ou problemas com motivação e produtividade podem vir de questões pessoais dos colaboradores. Por isso, é indispensável que os líderes estejam em contato com seus liderados para entender em que ponto eles estão, se estão sobrecarregados ou com problemas pessoais.

Para acompanhá-los, uma opção são as reuniões de one-on-one, onde o líder e seu liderado podem conversar sozinhos com mais privacidade.

Algumas outras ações como horários mais flexíveis, possibilidade de trabalhar home office e programas de bem estar no trabalho, como ginástica laboral e meditação, podem também ser de grande ajuda.

Invista em capacitações

O desenvolvimento do seu pessoal deve ser prioridade número um. Para isso, invista sempre em capacitações, cursos, workshops, convide pessoas de fora para dar uma palestra para a sua empresa, por exemplo.

Seus colaboradores entenderão que a empresa preza pelo seu desenvolvimento profissional, o que aumentará a sua satisfação com o seu trabalho. Além disso, um profissional atualizado produz mais, melhor e traz inovações para o seu negócio liderar o mercado.

Seja realista

Não adianta prometer mil coisas que a sua empresa não conseguirá cumprir. Todos os colaboradores perceberão o que é real e o que não é. Eles podem até não falar isso diretamente, mas criará uma atmosfera de decepção que afetará o clima organizacional negativamente.

Por isso, seja realista em suas ações, com o seu orçamento e seja transparente com seus funcionários a respeito do que é possível ou não fazer.

Acompanhe sempre o clima organizacional

Manter o contato é essencial. De tempos em tempos, faça uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa, para acompanhar o seu desenvolvimento e avaliar se é preciso tomar algumas ações para melhorá-lo ou verificar se alguma ação tomada foi efetiva. 

Além disso, mantenha ativo o endomarketing com pontos de contato constantes por meio de um canal de comunicação interna. Muitas empresas estão usando aplicativos e sites que permitem criar gamificações, premiações, enviar mensagens e colocar links externos da empresa para unificar a comunicação da empresa. Se você está procurando uma solução como essa, entenda como a Alloyal pode te ajudar.

Tenha um programa de lealdade

O clima organizacional é um assunto de extrema importância para qualquer empresa que deseja ter um time engajado, produtivo e satisfeito com seu trabalho. Por isso, conhecer mais sobre esse tema é parte fundamental do trabalho de qualquer gestor.

Uma forma de fomentar um bom clima organizacional é através do oferecimento de benefícios, como descontos, vales, auxílios, entre outros. Dentre eles, um programa de lealdade será sempre uma excelente opção por oferecer diferentes opções para cada colaborador com um baixo custo por pessoa.

Também é possível usar o programa de lealdade como um canal de comunicação interna. A empresa pode usar banners para comunicar eventos e notícias, notificações push para disponibilizar avisos, usar menus personalizados para colocar links externos, links de pesquisa de clima organizacional, premiações internas, entre outros.

Entender como a lealdade pode melhorar o clima organizacional da sua empresa é o primeiro passo dessa jornada. Com isso, nós podemos te ajudar! Acesse o nosso material gratuito “Programa de Lealdade: criando uma comunidade em torno da sua marca” e entenda como essa estratégia pode ser aplicada.

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