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min.

Canais de comunicação de marketing: quais os melhores para usar?

Conheça os principais canais de comunicação de marketing para utilizar na sua empresa e aumentar sua captação de clientes

por
Alloyal
23/6/24
5/5/2023

Qualquer empresa precisa manter contato com seu público de forma constante. Para fazer isso, são utilizados canais de comunicação de marketing para conectar a marca aos clientes.

Cada canal tem as suas próprias características e pode ser utilizado para uma estratégia diferente. Por isso é interessante conhecer os principais e aprender como criar um plano de marketing a partir desses canais.

São essas informações que nós registramos neste artigo. Continue lendo e veja como caprichar nas suas estratégias para se comunicar com o público!

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O que são canais de comunicação e para que eles servem?

Os canais de comunicação são as ferramentas que as empresas utilizam para se comunicarem com o público. Permitem construir um relacionamento com essas pessoas aproximando-as da marca e facilitando a interação.

Os canais servem para chegar até os clientes em potencial e para fortalecer a relação com as pessoas que já fizeram algum tipo de negócio com a marca. Além disso, são utilizados para promover experiências positivas para o público.

Eles ajudam a fazer com que a marca se torne cada vez mais conhecida e faça parte do dia a dia das pessoas. Ajudam a agregar valor para experiência do cliente, promovendo a sua satisfação e gerando oportunidades.

Quais os principais canais de comunicação de marketing?

Explicamos que existem diferentes canais de comunicação de marketing, certo? A seguir, apresentamos os principais deles, suas características e aplicações.

Mídias Sociais

As mídias ou redes sociais são excelentes canais de comunicação de marketing porque permitem manter contato direto com o público. Elas têm a vantagem da divulgação gratuita da marca e da possibilidade de criação de diferentes conteúdos.

Promovem uma interação intensa e incentivam o engajamento com a empresa. Mas é importante lembrar que cada rede tem suas características, então, é preciso trabalhar as postagens pensando nelas.

Blogs

O blog é um excelente canal para compartilhar conteúdos educacionais e instrutivos. O objetivo é demonstrar autoridade e experiência em sua área, oferecendo para as pessoas informações úteis. Ao mesmo tempo, esses conteúdos podem apontar as soluções da empresa como a melhor alternativa para solucionar os problemas dos usuários.

E-mail marketing

O e-mail tem a grande vantagem de que a empresa consegue enviar uma mensagem específica para o seu cliente. É um canal de comunicação direta e totalmente personalizada. Ele pode ser explorado de diferentes formas de acordo com a etapa da jornada de compra que o cliente se encontra, ou com a estratégia que se pretende implementar.

Com as ferramentas disponíveis hoje em dia, se tornou um dos canais de comunicação de marketing ainda mais atrativos, já que você pode automatizar o envio de mensagens com um baixo custo.

Suporte

O suporte é um canal de comunicação interno da empresa, criado com o objetivo de manter especialistas ou atendentes à disposição do público. As pessoas recorrem ao suporte quando precisam de ajuda, seja para esclarecer uma dúvida, solucionar um problema, obter informações, ou outros.

Podemos oferecer suporte por telefone, e-mail, chat e aplicativos de mensagem, por exemplo. O importante é que esse canal funcione e que tenha uma alta taxa de resolução dos problemas que aparecem.

Vídeos

Os vídeos são conteúdos muito consumidos atualmente e se tornaram um dos melhores canais de comunicação de marketing. Esse formato é muito versátil e permite ser utilizado para diferentes fins, como:

  • compartilhamento de informação;
  • criação de tutoriais;
  • entretenimento;
  • fins didáticos ou educacionais;
  • apresentação de produtos e serviços.

Fóruns de discussão

Os fóruns de discussão são um canal que possibilita a interação coletiva. Pessoas com interesses ou dúvidas em comum podem recorrer a eles para buscar informações e suporte junto a outros usuários de um mesmo serviço ou produto.

Geralmente, os fóruns são canais externos. Por isso, é importante ficar de olho nessas plataformas para oferecer um suporte de qualidade mediando as discussões, seja para garantir a melhor experiência dos clientes ou para evitar mal entendidos quando acontecem problemas.

Canais de reclamação externos

Podemos dizer que o canal de reclamação externo mais conhecido atualmente é o Reclame Aqui. Ele se popularizou bastante nos últimos anos, e as pessoas não pensam duas vezes em recorrer a essa plataforma para resolver problemas.

É fundamental acompanhar aquilo que está acontecendo nesses canais para aumentar a taxa de resolução dos problemas que acontecem com os clientes. Situações imprevistas podem acontecer, mas você ainda consegue oferecer uma experiência positiva para o cliente e fazer com que ele fique satisfeito se trouxer uma solução eficiente e rápida.

Canais de direcionamento

Esses canais de comunicação de marketing não são utilizados necessariamente para fazer o atendimento do público. Na verdade, eles aumentam a visibilidade da marca e também auxiliam no processo de conversão, permitindo gerar mais tráfego para outros canais.

As postagens nas redes sociais, por exemplo, podem ser utilizadas para direcionar o público para a página de um produto, um artigo do blog ou um e-book lançado recentemente. Até mesmo sites de pesquisa, como o Google, são canais de direcionamento, tanto em relação à busca orgânica quanto aos anúncios pagos.

Canais de publicidade

Os canais de publicidade são aqueles que utilizamos para a criação de anúncios pagos, campanhas personalizadas e segmentadas para um público específico. Podemos utilizar canais digitais, como o Google Ads e os anúncios pagos das redes sociais, mas aqui também entram os anúncios veiculados em revistas, jornais, no rádio e na TV.

Telefone

Aqui temos um dos canais de comunicação de marketing mais tradicionais que existem. Mesmo com tantos dispositivos novos e tecnologias, o telefone continua sendo muito importante. Ele permite uma comunicação direta e rápida, trazendo clareza para as mensagens e resoluções imediatas, além da vantagem de acompanhar em tempo real a reação do cliente e o seu feedback.

SMS

Mesmo com os aplicativos de mensagem, o SMS continua tendo o seu valor. Você consegue enviar mensagens personalizadas diretamente para cada um dos clientes. É uma boa alternativa para estratégias mais simples, como o envio de códigos, de cupom de descontos, atualizações sobre andamento de pedidos, e assim por diante.

Chat ao vivo

Esse canal de comunicação é disponibilizado no próprio site da empresa. Por meio dele, o cliente consegue entrar em contato direto com um atendente e resolver na mesma hora uma dúvida, por exemplo. É um atendimento mais pessoal que ajuda a trazer agilidade para o dia a dia.

Chatbots

Os chatbots estão entre os canais de comunicação de marketing mais modernos. São uma evolução do chat online, já que nesse caso o atendimento é iniciado por um software com base em Inteligência Artificial.

Os clientes conseguem atenção a qualquer hora do dia e podem obter as respostas que estão procurando sem a necessidade de conversar com um atendente humano. Mas essa possibilidade precisa estar configurada no chatbot, já que nem sempre a taxa de resolutividade é 100%.

Aplicativos de mensagem

WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger são alguns aplicativos de mensagens que você pode utilizar para aprimorar a comunicação com seus clientes. São práticos, versáteis e muito ágeis. Trazem comodidade para o cliente, proporcionando um atendimento muito mais pessoal e personalizado.

Notificações push

Você também pode deixar algum aviso, uma informação especial ou fazer um convite para os seus clientes utilizando uma notificação push. Ela tem como característica a baixa invasividade, já que essa mensagem precisa da permissão do usuário para ser exibida. Ele decide se quer ou não conferir o conteúdo.

Programa de afiliados

Nesse caso, você conta com a parceria de outras pessoas para promover os seus produtos ou serviços, seja nas redes sociais, em blog, sites ou outros canais.

Cada afiliado recebe um link, que será divulgado para o público. Assim, a sua marca é colocada em evidência, e esse divulgador recebe proporcionalmente aos resultados obtidos com a divulgação que ele realizou.

Aplicativos corporativos

Também é interessante acrescentar aos canais de comunicação de marketing o aplicativo próprio da empresa. Ela pode desenvolver esse programa para estreitar a relação com os clientes, disponibilizando diferentes serviços para trazer mais agilidade para o atendimento e o dia a dia de interação entre empresa e público.

Landing pages e formulários de contato

As landing pages são criadas com foco em atrair público e converter leads. Isso é feito por meio da oferta de algo interessante, como um e-book, uma versão gratuita ou um webinar. Elas contêm um formulário que permite ao usuário trocar seus dados por aquilo que a página está oferecendo. Você pode utilizar esses contatos em estratégias posteriores.

Site institucional

Esse é um dos principais canais de comunicação de marketing porque é a apresentação da sua empresa na internet. O site institucional fornece informações fundamentais para que o público possa conhecer sua empresa, como a história dela, seus valores, sua missão, as soluções oferecidas, os clientes atendidos, os links para redes sociais, blog e também canais de contato.

Webinars

Também não são exatamente canais de comunicação de marketing, mas são uma estratégia que ajuda a manter contato direto com o público em um determinado momento. São muito úteis para o compartilhamento de informações, para afirmar a autoridade da empresa no seu ramo e para atrair leads.

Você pode lançar webinars sempre que houver interesse em potencializar a venda de um produto ou serviço, ou quando houver um lançamento, por exemplo.

Rádio e TV

Aqui temos mais dois exemplos de canais de comunicação de marketing tradicionais. Nesse caso, você pode elaborar campanhas em massa para divulgar seu produto, sua marca ou alguma ação especial que a empresa esteja realizando.

Contudo, a interação nesses canais é muito baixa. Então, vale combinar as estratégias com as redes sociais e outros meios digitais para ter um feedback do público sobre a ação que foi realizada.

Canais de vídeos e plataformas de streaming

YouTube e Tik Tok são dois canais onde você pode interagir com o público por meio dos vídeos, e existem os campos de comentário para esclarecer dúvidas e fazer direcionamentos mais específicos.

Além deles, você pode colocar a sua marca em evidência em streamings por meio de publicidade paga. Alguns exemplos são Netflix, Google Play Music, Globo Play, Spotify e Amazon Prime Video.

Páginas de dúvidas frequentes (FAQ)

Essa é uma sessão geralmente acrescentada ao site para responder às perguntas que surgem com mais frequência. É um canal bem tradicional e ainda muito útil, que pode facilitar bastante a interação dos usuários. Eles encontram as informações sem a necessidade de solicitar um atendimento. Sem falar que essa página também pode auxiliar no ranqueamento no Google.

Google Meu Negócio

Já que falamos nele, o Google também traz a ferramenta Meu Negócio para você abrir mais um canal de comunicação para o seu marketing. Criar o perfil da sua empresa nesse canal é muito importante porque permite fazer a divulgação de informações que as pessoas costumam procurar, inclusive, favorecendo o marketing local.

No Google Meu Negócio, além das informações básicas da empresa, você também pode acrescentar o horário de funcionamento, fotos, avaliação de clientes e mapa de localização. E ainda pode interagir com os clientes por meio de comentários.

Porque é importante manter contato com o público?

Os canais de comunicação de marketing devem estar presentes em todas as etapas de interação com o público. Eles são grandes aliados para fortalecer a marca e criar um relacionamento duradouro, gerando fidelização.

Manter contato com o público é muito importante para:

  • atrair mais tráfego;
  • gerar leads;
  • atender solicitações;
  • esclarecer dúvidas;
  • fazer negociações;
  • resolver problemas e objeções;
  • compartilhar informações;
  • oferecer suporte para o usuário;
  • disponibilizar conteúdos;
  • fazer lançamentos;
  • promover ofertas e descontos;
  • obter e analisar dados.

Nesse último caso, perceba que você consegue um material importante para aprimorar cada vez mais as suas estratégias.

Como ter um plano de marketing a partir dos canais de comunicação?

Você deve ter percebido que os canais de comunicação de marketing não são utilizados apenas para bater papo com o seu público. O objetivo é implementar estratégias para criar e aproveitar oportunidades.

Confira a seguir como utilizar os canais de comunicação para ter um bom plano de marketing.

Trace estratégias

As estratégias precisam ser traçadas até mesmo para escolher os melhores canais de comunicação para sua empresa. Depois de abrir esses canais, é muito importante acompanhar o que está acontecendo para implementar ainda outras estratégias e aprimorar o processo de comunicação.

Garanta que esses canais estejam atualizados e, naqueles onde há compartilhamento de conteúdos, elabore um calendário editorial para manter a constância das publicações.

Pesquise

Acompanhar o mercado e suas tendências é muito importante para que as suas estratégias estejam sempre atualizadas. Isso é fundamental para atender as exigências e demandas do público, além de fazer publicações e desenvolver ações alinhadas com o momento, para gerar maior interação e engajamento.

Faça o gerenciamento de todos seus canais de comunicação

O processo de comunicação não pode falhar. Então, se você abrir algum canal, ele precisará ser gerenciado e monitorado. As mensagens não podem acabar ficando esquecidas e deixadas para trás. Isso pode gerar insatisfação para o público em função do atendimento mal realizado. Crie uma rotina para monitorar esses canais e gerenciar as mensagens que chegam.

Identifique a sua persona

Uma empresa pode ter diferentes personas, e você precisa ter consciência daquelas que pertencem ao seu negócio, já que elas podem estar em canais diferentes. Essa consideração é muito importante para aplicar as estratégias corretas na hora de fazer o atendimento, e também criar e compartilhar conteúdos conforme o interesse de cada persona.

Ter diferentes canais de comunicação é essencial para que você possa diversificar suas estratégias. Apenas não se esqueça de que cada um deles tem suas características, logo, necessitam de ações específicas para que tragam os melhores resultados.

Que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto? Aproveite para conferir este outro conteúdo que mostra as diferenças entre os canais de comunicação e os tipos que existem.

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