Blog
Busca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Aprenda a fazer uma campanha de marketing de relacionamento

Entenda como fazer uma campanha de marketing de relacionamento corretamente para melhorar o contato com o seu cliente

por
Alloyal
23/6/24
17/5/2024

Você sabia que existem mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil? Só em 2022, foram abertas mais de 3.800.000 novas empresas. Isso significa que a concorrência está cada vez mais acirrada. Então, para que o seu negócio se destaque em meio a tanta competitividade, ele precisa elaborar uma boa campanha de marketing de relacionamento.

O modo como uma empresa se relaciona com o público faz toda a diferença para atrair mais clientes e fidelizar essas pessoas. Por isso, preparamos este artigo para garantir o sucesso do seu negócio explicando o que é o marketing de relacionamento e como você pode elaborar campanhas eficazes. Confira!

O que é Marketing de Relacionamento?

Marketing de relacionamento é o conjunto de estratégias e de ações que uma empresa adota com o objetivo de se aproximar cada vez mais do seu público e cativar essas pessoas para que elas sejam fidelizadas.

O intuito é estar presente na vida do consumidor, fazer com que ele se identifique com a marca e gerar valor ou um diferencial que faça com que ele se sinta bem atendido. Assim, dará preferência para as soluções oferecidas por aquela empresa, em vez de buscar a concorrência.

Quais os ganhos do marketing de relacionamento?

A campanha de marketing de relacionamento oferece uma experiência positiva para o consumidor que se relaciona com a sua empresa. Mas na verdade quem acaba ganhando nessa história é o seu negócio, que consegue alcançar diversos benefícios. Confira a seguir os três principais.

Fidelização de clientes

Geralmente, uma cidade tem mais de uma pizzaria, mais de uma farmácia, mais de uma padaria, enfim, apresenta diversos estabelecimentos que trabalham no mesmo ramo de atuação.

Você, como consumidor, provavelmente frequenta os mesmos lugares ou pelo menos evita alguns. Isso acontece porque esses estabelecimentos conseguiram fazer de você um cliente fiel. Ao elaborar uma boa campanha de marketing de relacionamento, é possível alcançar esse mesmo objetivo para o seu negócio.

Com ela, fazemos com que os clientes recebam um excelente atendimento, tenham à sua disposição soluções que resolvem os seus problemas e vivem uma experiência positiva. Isso fará com que eles sempre deem preferência para a sua empresa porque estão satisfeitos com a relação cultivada com ela.

Funil de vendas otimizado

Para desenvolver uma boa campanha de marketing de relacionamento, você precisa levantar as informações sobre o seu público-alvo. Sendo assim, vai conhecer um pouco mais a respeito dessas pessoas e isso permite a personalização do funil de vendas.

Ele é um grande aliado para conduzirmos os leads pelas diferentes etapas da jornada de compra, para que eles conheçam melhor a sua empresa, as soluções que ela oferece, tenham confiança nela e decidam realizar a compra.

Ao fazer o levantamento dessas informações, você consegue compreender melhor as expectativas e as objeções. Com isso, pode trabalhar o funil de vendas com mais eficiência, aumentando o retorno do investimento e reduzindo o tempo de conversão para que a jornada se torne mais ágil.

Satisfação do público

A relação que uma empresa tem com o seu público é muito parecida com um namoro. É preciso envolver, cativar, agradar e recompensar pelo simples fato de a pessoa existir e estar por perto. Então, a campanha de marketing de relacionamento precisa ser muito bem elaborada para entregar aquilo que seja de interesse desse público.

Ao fazer isso, automaticamente você melhora o atendimento prestado e a comunicação, aumenta a eficiência na hora de resolver problemas e oferece uma experiência positiva. Como consequência, o seu público ficará muito mais satisfeito e aí voltamos no primeiro ganho, o da fidelização.

Como fazer campanha de marketing de relacionamento?

Vamos para a parte prática dessa estratégia? Veja a seguir como fazer uma campanha de marketing de relacionamento que traga excelentes resultados para o seu negócio.

Conheça seus clientes

Antes de qualquer ação ou decisão, para lançar a sua campanha de marketing de relacionamento você precisa conhecer muito bem os seus clientes. É fundamental saber quais são as preferências dessas pessoas, seus hábitos, comportamentos e objeções.

Essas informações mostram aquilo que você pode ou não fazer nas campanhas, o que é mais ou menos interessante para esse público, o que ele deseja encontrar em uma empresa, para então alinhar de uma forma mais eficaz as ações.

Faça pesquisa de satisfação

Ainda que você tenha o cuidado de estudar os seus clientes e planejar muito bem a campanha de marketing de relacionamento, ela poderá precisar de ajustes. Inclusive, eles são importantes para que você possa investir cada vez mais naquilo que funciona e evitar o que não traz tantos resultados.

Para saber como proceder, faça pesquisas de satisfação, seja para estudar o desempenho da empresa de um modo geral ou para fazer a análise de aspectos isolados. Assim poderá traçar estratégias cada vez melhores e baseadas em evidências.

Interaja em redes sociais

As redes sociais têm o potencial de gerar uma proximidade muito grande entre as marcas e os seus consumidores. Além disso, elas promovem a humanização das empresas. Por isso é tão importante interagir nesses canais para estar sempre por perto do seu público.

Faça postagens constantes, responda aos comentários, não deixe nenhuma mensagem passar em branco. Tudo isso vai gerar identificação e cultivar o relacionamento.

Tenha um atendimento de qualidade

Dificilmente uma pessoa vai buscar os serviços de uma empresa que não realiza um bom atendimento. Os clientes preferem os estabelecimentos que são eficientes, então, capriche na hora de definir os protocolos de atendimento da sua empresa para que o cliente seja sempre bem recebido.

Aposta no sucesso do cliente

Não se esqueça de que as pessoas podem ter algumas dificuldades depois de adquirir uma solução oferecida pela sua empresa. Portanto, é essencial que você se preocupe em garantir o sucesso do cliente, ou seja, possibilitar que ele tenha a melhor experiência de compra e de usufruto daquilo que adquiriu. Abra canais para facilitar o contato, esclarecer dúvidas, oferecer suporte e resolver problemas no pós-venda.

Formatos de campanhas de marketing de relacionamento

Outro detalhe importante que você precisa saber é que existe mais de um formato de campanha de marketing de relacionamento. É possível adotar mais de um para otimizar os resultados, e dependendo da estratégia que você deseja aplicar.

A seguir, apresentamos dois formatos muito importantes para qualquer negócio.

Atendimento ao cliente

Aqui estamos falando do atendimento ao cliente inclusive antes de ele concretizar uma compra. Ou seja, ao longo de toda a jornada, desde o primeiro contato com a sua empresa até as ações de pós-venda e de encantamento para fidelização.

É interessante abrir diferentes canais destinados a diferentes tipos de atendimento. Escolha ferramentas tecnológicas que melhorem a experiência e facilitam a interação, como no caso dos aplicativos de mensagem e do chatbot.

Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade tem um grande potencial para manter os clientes sempre por perto. Isso porque essas pessoas são recompensadas pelo fato de adquirirem as soluções da sua empresa, o que faz com que elas se tornem fiéis e mantenham um relacionamento de longo prazo.

Você pode criar um programa de acúmulo de pontos, oferecer cashback, brindes, descontos ou então formar o seu próprio clube de vantagens, firmando parcerias com outras empresas para atrair ainda mais a atenção do público e oferecer um diferencial para ele.

Vale ressaltar que a campanha de marketing de relacionamento não é uma alternativa para as empresas, mas sim uma necessidade. Ela é indispensável para manter o público sempre por perto e garantir que essas pessoas façam compras recorrentes, aumentando cada vez mais a quantidade de clientes atendidos.

Já que nós falamos sobre o clube de vantagens, confira neste outro artigo o que é essa estratégia e por que a sua empresa também deveria oferecer um para os clientes.

Compartilhe:

Receba conteúdos gratuitos para encantar os seus clientes

Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre aquisição, retenção e satisfação!