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Clube de Vantagens
Leitura:
8
min.

Aprenda mais sobre clube de descontos e como a Alloyal pode ajudar

Aprenda como um clube de descontos próprio pode fazer sua empresa ter um diferencial competitivo diante do mercado.

por
Alloyal
23/6/24
9/5/2024

O consumidor moderno cada vez mais deseja se sentir especial. São pessoas que vivem bombardeadas por muita informação e assediadas de forma constante por uma grande quantidade de empresas. Por isso, precisamos oferecer uma experiência diferenciada para atrair a atenção delas, e isso pode ser feito por meio do clube de descontos.

Quando criamos esse tipo de clube, oferecemos aos nossos clientes uma oportunidade de fazer parte de um grupo seleto de pessoas, e isso desperta a satisfação delas. Ao mesmo tempo, é um diferencial importante para a própria empresa, que está proporcionando algo a mais do que a concorrência, logo, tem a preferência do público na hora das compras.

Se o seu negócio ainda não tem um clube de descontos, ele pode estar perdendo grandes oportunidades. Mas não se preocupe porque nós criamos este conteúdo para explicar para você como essa estratégia funciona, e ainda mostrar como ter o seu próprio clube em parceria com a Alloyal. Continue lendo!

O que é um clube de descontos?

O clube de descontos é uma estratégia que consiste na criação de um programa de incentivo para oferecer vantagens para os clientes que fazem parte desse grupo. As pessoas se cadastram em uma base especial e têm acesso a benefícios que só estão disponíveis para quem faz parte do clube.

Também podemos chamar de clube de vantagens ou então de clube de benefícios. No final, estamos falando da mesma estratégia. Ela oferece uma experiência diferenciada para o cliente e aquele tratamento especial do qual falamos.

O objetivo da criação do clube de descontos é entregar vantagens para o cliente de uma forma que foge ao padrão. Como dito, a pessoa precisa estar cadastrada em uma base diferenciada de clientes. Eles vão formar um grupo mais seleto, que terá acesso a algo que os clientes comuns não têm.

Várias empresas se unem para que o trabalho de uma complemente o da outra, ou para oferecer produtos que estejam correlacionadas e que sejam de interesse do mesmo público-alvo. Assim todas saem ganhando e o cliente é fidelizado.

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para oferecer um clube de descontos. Além das ofertas e promoções as quais o cliente terá acesso dentro de uma loja, ele também pode ter um abatimento no valor de produtos ou serviços de lojas parceiras ao fazer a compra de um determinado item, por exemplo.

Temos a estratégia de cashback, a criação de cupons especiais para datas específicas, como Dia do Consumidor, aniversário e Dia das Mães.

É por isso que o clube de descontos também pode ser chamado de clube de vantagens ou benefícios. Afinal, podemos definir diversas estratégias para atrair a atenção dos clientes e fazer com que mais pessoas participem desse grupo, para aumentar o volume de vendas e também ampliar cada vez mais a base de clientes, o que, por sua vez, expande o volume de vendas.

Como um clube de descontos impulsiona suas vendas?

Nem todas as empresas veem o clube de descontos como uma vantagem atrativa para elas. Isso porque existe o pensamento de que oferecer essas promoções pode acabar impactando a lucratividade do negócio, mas é apenas uma falta de compreensão da estratégia de um modo geral.

As empresas já costumam fazer ofertas e promoções especiais para os seus clientes. São ações realizadas periodicamente de acordo com sazonalidades, datas comemorativas e outros fatores. No caso do clube de descontos, a diferença está na maneira como tudo isso é disponibilizado para o cliente.

A estratégia é planejada de modo que se mostre mais convidativa e benéfica para o público, porém, sem afetar a rentabilidade do negócio. Por isso, o clube de descontos precisa ser pensado de modo que não prejudique o negócio.

Quando ele é bem estruturado e planejado, contribui para impulsionar as vendas, e isso acontece por causa de diversos fatores. A seguir apresentamos alguns deles.

Aperfeiçoa o pós-venda

As ações de pós-venda são fundamentais para qualquer negócio porque elas ajudam a fortalecer os laços com o cliente e, ao mesmo tempo, fidelizar essa pessoa. O clube de descontos é uma estratégia que contribui para as ações dessa etapa da jornada de compra e favorece o trabalho da empresa.

Quando criamos o clube conseguimos coletar dados importantes sobre o comportamento de cada cliente. Entendemos de uma forma mais profunda as suas preferências, então, podemos aprimorar as estratégias para aperfeiçoar o próprio clube e também oferecer um atendimento mais personalizado para esse cliente conforme o comportamento que ele demonstrou.

A interação é favorecida por causa dessas informações que conseguimos coletar, já que assim temos uma visão muito mais detalhada dos interesses daqueles dos clientes. Podemos segmentar os grupos para que as campanhas, tanto de divulgação quanto de vendas e também de relacionamento, sejam mais precisas e assertivas.

Mais uma facilidade que o clube de descontos oferece é a fidelização do cliente. Como ele encontra mais vantagens e benefícios ao participar desse grupo seleto, a tendência é de que faça compras com a empresa e seus parceiros.

Por isso, o trabalho de pós-venda para manter o interesse desses clientes é menor em comparação com as ações de atração. Assim, temos também uma redução de custos na hora de compor a nossa base de clientes.

Cria uma comunidade em torno da sua marca

Explicamos que ao criar o clube de descontos as pessoas precisam se cadastrar para fazer parte de um grupo específico de clientes. Também dissemos que eles se sentem especiais por integrarem essa parcela seleta, e isso faz com que se forme uma comunidade ao redor da sua marca.

Perceba que existe uma grande diferença entre as pessoas que compram os produtos ou serviços de uma determinada empresa e aquelas que mantêm essa relação mais estreita, fazendo parte do clube.

Há uma identificação maior entre esses clientes que estão no grupo seleto. São pessoas que podem interagir entre si por meio de uma rede social específica, por exemplo, ou outros canais. Dessa forma elas podem trocar experiências, compartilhar suas opiniões, sugestões, entre muitos outros.

Inclusive, essa interação ajuda a entender a satisfação dos clientes para que você possa aprimorar as estratégias, políticas e abordagens do seu clube.

É interessante a criação dessa comunidade porque ela ajuda a fortalecer a imagem do seu negócio, além de fazer com que os clientes se tornem grandes defensores e divulgadores da sua marca.

Trabalha e fortalece a fidelização

Se você tiver a opção de comprar um produto por um preço X e o mesmo produto em outra empresa com um belo desconto, é muito provável que você escolha a segunda alternativa, certo?

Todo consumidor busca vantagens na hora de fazer suas compras e tende a optar pela empresa que garante algo mais para ele. O objetivo da criação do clube de descontos é justamente esse: garantir para o cliente algo diferenciado, especial, uma experiência única que ele não vai encontrar na concorrência.

Ao ter acesso a esses benefícios, a tendência é de que ele prefira sempre fazer as compras com sua empresa. Assim, conseguimos trabalhar a fidelização do público por meio do clube.

As ações recorrentes, junto com as estratégias de relacionamento e as campanhas personalizadas, ajudam a fortalecer cada vez mais a sua fidelização, minimizando o risco de perder o cliente, ou seja, aumentar a taxa de churn.

Como criar um clube de descontos com a Alloyal?

Apesar de tudo isso que explicamos a respeito das grandes vantagens de criar um clube de descontos, é preciso entender que não basta ter essa estratégia. Ela precisa ser muito bem elaborada e planejada de acordo com o interesse do seu público.

Ao mesmo tempo, precisamos associar a uma plataforma que tenha recursos para proporcionar uma boa experiência para o público, para garantir um relacionamento mais saudável e positivo com essas pessoas.

Então, na hora de criar o seu próprio clube, você precisa de uma parceria de sucesso, e a Alloyal tem tudo aquilo que é necessário para que a sua estratégia traga grandes resultados.

Com a Alloyal, você consegue montar o seu clube de forma personalizada, com muito mais flexibilidade para que ele carregue a identidade do seu negócio e esteja totalmente adequado aos interesses e necessidades do seu público.

O aplicativo é próprio e fica disponível nas lojas de app para download, além de ser uma solução multiplataforma, que traz tecnologia de ponta para favorecer a experiência dos clientes e também contribuir com as suas estratégias. Ela oferece recursos para gestão do clube e para colher dados para você aprimorar cada vez mais o seu próprio clube.

Com a Alloyal, você pode adequar a sua estratégia à realidade do seu negócio. Além de criar o clube de descontos para os seus clientes, tem ainda opção para a sua empresa e para os seus colaboradores.

E tudo isso vem associado ao suporte de especialistas, para que você possa implantar e administrar o seu clube de descontos de uma forma descomplicada e muito mais eficiente.

Agora que você já descobriu os benefícios de ter o próprio pelo clube de descontos, adote essa estratégia para desenvolver um diferencial para o seu negócio e fidelizar cada vez mais clientes. Aproveite que você pode contar com a parceria da Alloyal para facilitar todo esse processo.

E já que estamos falando sobre isso, confira neste outro artigo mais algumas informações sobre como você pode ter o seu clube de vantagens com a Alloyal.

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