Entenda tudo o que você precisa saber sobre clube de benefícios
Tire suas dúvidas sobre clube de benefícios e vantagens, entenda como ele impulsiona seus negócios e aumenta o ticket médio da empresa
Você já deve ter ouvido falar a respeito de clube de benefícios. Talvez também já tenha ficado em dúvidas se ele é a mesma coisa do que o clube de vantagens ou se existe alguma diferença e se são estratégias distintas.
Entender um pouco mais a fundo esse tema é muito importante porque a criação de um clube próprio do seu negócio pode fazer toda a diferença para o sucesso dele. Afinal, oferecemos benefícios e vantagens para o cliente, mas quem acaba ganhando é a própria empresa, que consegue potencializar suas vendas e promover a fidelização do público.
O seu negócio também pode criar um clube personalizado, sabia? E nós preparamos este conteúdo para explicar para você como o clube funciona, a fim de esclarecer de vez qualquer dúvida sobre o assunto. Quer saber mais? Então continue lendo!
O que é um clube de benefícios?
O clube de benefícios é uma espécie de programa de fidelidade em que os clientes fazem a assinatura gratuita para terem acesso a diferentes vantagens. Pode ser, por exemplo, ofertas, descontos, promoções, cashback, acúmulo de pontos, ou outros.
Essa é uma estratégia que tem o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado para quem participa do clube. As pessoas que são usuárias ou assinantes dele têm acesso a ofertas e soluções que não estão disponíveis para os clientes comuns, e também encontra diferenciais que não existem na concorrência.
Clube de vantagens e clube de benefícios são sinônimos?
Embora os termos sejam diferentes, o clube de vantagens e o clube de benefícios são, na verdade, a mesma estratégia. O que muda é apenas a maneira como cada pessoa ou empresa se refere a esse programa de fidelidade.
Em alguns casos, também podemos ver referências a essa estratégia como sendo um clube de descontos. No entanto, é importante saber que nem todo clube de benefícios oferece descontos para os clientes, afinal, existem diferentes tipos de clube.
Como a gente explicou, alguns trabalham com acúmulo de pontos, outros são programas de cashback, e tem também aqueles que trocam pontos por milhas. De toda forma, clube de vantagens e clube de benefícios de fato são sinônimos.
O que é importante considerar ao criar um clube de benefícios?
Qualquer empresa pode criar o seu próprio clube de benefícios e incentivar os clientes a fazer compras, a fim de receberem vantagens exclusivas. Mas o que funciona para um negócio nem sempre é o mais adequado para o outro.
O ideal é que o clube de benefícios seja personalizado de acordo com as necessidades, as preferências, as demandas e também o perfil de cada público-alvo. Dessa forma, você terá uma estratégia muito mais eficaz, totalmente alinhada ao seu consumidor e que vai ser muito mais atrativa para ele.
Sendo assim, antes de criar um clube de benefícios, é preciso considerar alguns aspectos, e eles envolvem também a maneira como o programa vai ser criado e estruturado, de modo a oferecer a melhor experiência para o consumidor.
Experiência do usuário
A intenção de criar um clube de benefícios é facilitar a vida do cliente. Queremos que ele encontre soluções de uma forma simples e que fique satisfeito com o atendimento recebido. Por isso, um dos aspectos mais importantes é pensar na experiência do usuário.
Para criar um clube, você vai contar com a parceria de uma plataforma que oferece esse tipo de serviço. Tenha muita atenção na hora de escolher esse parceiro porque o seu clube precisa ter um layout atrativo e simples de usar, a navegação deve ser intuitiva e a utilização dos benefícios deve ser muito fácil.
Escolha dos benefícios
Cada empresa tem um público-alvo composto por pessoas que compartilham características em comum. Os interesses desses clientes precisam ser considerados na hora de criar o clube para que você disponibilize benefícios interessantes e atrativos para eles.
Faça um levantamento dos hábitos de consumo do seu público, do comportamento de compra dele, dos problemas que deseja resolver, das soluções que prefere encontrar, da maneira como gosta de ser atendido, entre outros detalhes. Assim poderá definir os benefícios que são valorizados por essas pessoas.
Divulgação
O clube deve ser divulgado de duas formas. Primeiro, você precisa fazer com que as pessoas saibam que ele existe. Então, desenvolva estratégias para atrair usuários. Ao mesmo tempo, é necessário reforçar para eles que os benefícios estão disponíveis.
Então, faça a divulgação dos descontos, das ofertas, campanhas e outras promoções que estão acontecendo no clube para evitar que as pessoas esqueçam dele e incentivar o engajamento.
Avalie os resultados
Qualquer estratégia de um negócio precisa trazer resultados, e isso não é diferente com o clube de benefícios. Esse programa deve trazer retornos como aumento das vendas, maior faturamento, relacionamento mais próximo do cliente e aumento da satisfação.
Logo, é importante monitorar o desempenho do clube, ver o quanto está crescendo, as vendas realizadas, os cupons e ofertas que foram aproveitados, entre outras informações para calcular o retorno sobre o investimento.
Entenda como está o seu relacionamento com o cliente
Você viu que um dos objetivos da criação do clube de benefícios é manter uma proximidade maior com o público e otimizar o relacionamento com ele. Portanto, é interessante fazer algumas pesquisas de satisfação.
Estabeleça indicadores para avaliar aspectos do clube, como:
- produtos disponibilizados;
- parcerias;
- tipo de benefício ofertado;
- qualidade do atendimento;
- usabilidade da plataforma.
Com esses aspectos você consegue ter uma visão da satisfação dos clientes e de como vai o relacionamento com eles para investir mais nas estratégias que estão funcionando e melhorar aquelas que precisam ser aprimoradas.
Quando começar um clube de benefícios?
Como o clube de benefícios também é uma estratégia de negócios, o ideal é começar o seu depois de fazer um planejamento. Você viu que existem diferentes tipos de clube e de benefícios que podem ser disponibilizados. Então, é necessário estudar aquilo que é mais interessante para os seus clientes e o que poderá trazer bons resultados para o seu negócio.
Se forem oferecidos descontos, por exemplo, faça o cálculo para que sejam atrativos para o consumidor e vantajosos para a sua empresa. É importante ter um processo de logística bem estruturado, principalmente se você trabalha com estoque próprio de produtos, pois as vendas podem aumentar bastante.
Procure boas parcerias com marcas relacionadas à sua empresa e que ofereçam algum tipo de solução ou valor para o público-alvo. Entretanto, vale ressaltar que não existe um porte ideal de empresa para ter um clube de vantagens. Tanto os micro negócios quanto as grandes corporações podem se beneficiar com essa estratégia realizando um bom planejamento.
O que um clube de vantagens (benefícios) oferece?
Já que estamos falando das diversas possibilidades que o clube de vantagens traz, é interessante conhecer os benefícios que podem ser disponibilizados nele. Veja a seguir.
Cupons de descontos
Não existe segredo. A empresa disponibiliza um código para que o cliente possa utilizar na hora da compra. Pode ser oferecido um número restrito de cupons ou então cupons para momentos especiais, como a primeira compra e a data do aniversário.
Programas de fidelidade
Nesse caso, o cliente acumula pontos sempre que faz uma compra no clube de benefícios. No final, ele pode trocar esses pontos por algo do seu interesse, por isso, em vez de optar pela concorrência, é fidelizado, já que será recompensado.
Vantagens exclusivas
Mais uma vez é importante pensar naquilo que pode ser interessante para o público. Uma ideia é oferecer frete grátis para os usuários. Eles também podem receber descontos progressivos nas compras, ter acesso a brindes e descontos em lojas parceiras.
Cashback na compra
Em vez de receber o desconto, o cliente recebe de volta um determinado valor cada vez que faz uma compra no clube de benefícios. É uma espécie de reembolso oferecido pela lealdade dele. Vale ressaltar que o cashback é uma estratégia Alloyal exclusiva dos clubes de criados com ela.
Clube de compras
Nesse caso, os clientes têm acesso a produtos de marcas famosas por um preço menor do que aquele disponível no mercado. Essas pessoas podem adquirir esses itens por valores baixos e, por isso, darão preferência para o seu clube.
Vantagens de ter um clube de benefícios
A criação de um clube de benefícios traz vantagens tanto para as empresas quanto para os clientes. Listamos a seguir nas principais delas.
Para as empresas
A empresa que cria um clube de benefícios encontra vantagens como:
- diferencial em relação à concorrência;
- maior valor agregado para a marca;
- redução da taxa de churn;
- maior conhecimento do perfil e comportamento do público;
- aprimoramento das estratégias de venda;
- melhor relacionamento com o cliente;
- aumento do faturamento;
- clientes mais satisfeitos.
Para os clientes
Já as pessoas que escolhem assinar o clube de benefícios encontram vantagens como:
- descontos especiais e personalizados;
- ofertas e promoções exclusivas;
- acesso a produtos e serviços de alta qualidade;
- atendimento diferenciado;
- maior segurança na hora de fazer compras online;
- mais praticidade para comprar;
- acesso a grandes marcas.
Como a Alloyal ajuda a sua empresa a ter um clube de benefícios próprio e personalizado?
A Alloyal oferece a tecnologia que você precisa para criar o clube de benefícios da sua empresa. São soluções de ponta que permitem a personalização total da estratégia para que ela esteja bem alinhada às demandas do seu negócio e ao perfil do seu público-alvo.
A plataforma da Alloyal pode ser acessada a partir de diferentes dispositivos, trazendo mais versatilidade para o seu clube e flexibilidade na hora de usar. Você terá um aplicativo próprio, com a identidade visual do seu negócio, para gerar identificação do público com a sua marca.
Além disso, a Alloyal tem parceria com diversas empresas, que você pode acrescentar ao seu clube de acordo com os interesses dos seus consumidores. Mas também tem a opção de incluir os seus próprios parceiros, conforme a sua estratégia.
São muitos os recursos disponibilizados para você programar, personalizar e gerenciar o seu clube de benefícios, como o menu personalizado, a notificação push, a possibilidade de cashback, a geolocalização e os relatórios de hábitos de consumo.
Seja um clube de benefícios ou um clube de vantagens. Não importa como você queira chamar. O importante mesmo é adotar essa estratégia no seu negócio para valorizar ainda mais a sua marca no mercado, aumentar a satisfação e o engajamento dos clientes, e assim ter um faturamento maior também.
Gostou da ideia? Então entre em contato com os especialistas da Alloyal e descubra como começar a criar o seu próprio clube de benefícios!