Aprenda sobre os mais diversos tipos de marketing digital
Veja mais sobre os tipos de marketing digital para começar a investir e fomentar dentro da sua empresa para um crescimento
Você sabia que existem diversos tipos de marketing digital?
Cada vez mais, as empresas têm colocado os clientes no centro para se manter e crescer no mercado.
Pensando nessa evolução do conceito de marca e segmentação dos perfis de consumidor, surgiram várias técnicas de marketing disponíveis.
Todas elas têm o objetivo de atrair, encantar e fidelizar clientes, cuidando da sua jornada, criando um relacionamento duradouro com ele.
Quais são os tipos de marketing digital?
Se você quer saber quais os tipos de marketing digital mais combinam com o seu negócio, acompanhe a leitura e conheça 19 exemplos. Confira!
1. Inbound Marketing (Marketing de Atração)
O intuito do Inbound Marketing é fazer com que o cliente procure a empresa, percebendo que precisa dela para resolver sua necessidade.
Para isso, a empresa precisa investir em estratégias de atração como: e-mail marketing, técnicas de SEO, redes sociais e marketing de conteúdo.
2. Marketing de Conteúdo
Dentro do Inbound Marketing está a técnica de marketing de conteúdo.
Ela consiste na criação de blogs, e-books, podcasts, cursos online ou presenciais, workshops, dentre outras ações que possam oferecer soluções ao consumidor por meio de um conteúdo educativo e eficaz para a persona.
Assim, você atrai e fideliza clientes, além de projetar uma imagem de autoridade no seu nicho, gerando valor.
3. Marketing de Relacionamento
Um relacionamento forte e duradouro é o que toda empresa precisa buscar para adquirir credibilidade.
Além disso, segundo o economista Philip Kotler, autoridade no marketing digital: “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
Ou seja, investir no cliente que já comprou seu produto ou serviço uma única vez criando um relacionamento saudável é mais fácil e econômico, pois a empresa terá que investir menos em captação de leads, campanhas publicitárias, promoções, dentre outras ações de atração.
4. Marketing de recompensa
O marketing de recompensa é uma das principais tendências do marketing digital.
Por meio de um Programa de Vantagens ou de Fidelidade, ao consumir a sua marca, o cliente pode também ter descontos em empresas parceiras, além da sua ou ganhar brindes, vale-presentes, dentre outros benefícios.
Assim, ficará difícil o cliente abandonar sua empresa diante de tantas vantagens que sua marca oferece.
5. Endomarketing
Para fidelizar um cliente, em primeiro lugar, deve existir satisfação e engajamento dentro da sua equipe de colaboradores.
Assim surge o endomarketing, que nada mais é que um conjunto de ações que busca implantar um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores.
Entre elas estão pesquisas de satisfação, programas de saúde, bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e boas políticas de benefícios e remuneração para o time, dentre outras.
6. Marketing Local
Esse tipo de marketing foca na população que vive ou trabalha próxima à sua empresa.
As principais estratégias utilizadas para atrair esse público são panfletagem, carros de som, sorteios, dentre outras alternativas que façam com que o cliente busque e valorize as empresas locais.
7. Marketing Direto
Também conhecido como marketing de dados, o marketing direto utiliza informações já coletadas de consumidores que em algum momento demonstraram interesse no produto ou serviço da sua marca.
Essa estratégia inclui além do conhecido telemarketing, SMS, e-mail marketing, mala direta, dentre outras técnicas.
8. E-mail Marketing
Essa é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital.
De acordo com dados do Statista, em 2020, a receita de marketing por email foi de US$ 7,5 bilhões ao redor do mundo e, em 2023, esse número deve ultrapassar o limite de US$ 10 bilhões, chegando em US$ 17,9 bilhões até 2027.
Logo, o e-mail marketing é uma ótima opção para proporcionar um conteúdo que faça com que a marca se aproxime do cliente.
Dentre os conteúdos principais do e-mail marketing estão: ofertas, descontos, newsletters, cartões comemorativos, avisos, entre outros.
9. Marketing de Performance
Essa vertente do marketing digital tem as métricas como principal aliada na obtenção de resultados.
Ou seja, o marketing utiliza dados sólidos para planejar e executar qualquer ação do setor.
Assim, os investimentos em marketing digital são melhor direcionados e aplicados, o que diminui a chance da empresa de errar e ter prejuízos de imagem, além dos financeiros.
10. Marketing de Redes Sociais (Social Media Marketing)
Todos já sabem que as redes sociais são um ótimo ambiente para se conectar com novas pessoas, sejam amigos ou parceiros de negócio.
Logo, as empresas viram nas redes sociais uma oportunidade de relacionamento com seu público-alvo, seja para interagir, informar ou até mesmo receber feedbacks que contribuam para melhorias no negócio.
11. Marketing de Busca (Search Engine Marketing ou SEM)
Quando o cliente pensa em uma solução por meio de produto ou serviço, no ambiente digital, a principal ferramenta é o buscador.
Assim surgiu o marketing de busca, que são as estratégias de marketing dentro de buscadores, como Google, Yahoo, Bing, entre outros que incluem tanto divulgação paga por meio de links patrocinados e orgânica por meio das técnicas de SEO.
Por meio do marketing de busca, quando o usuário procura por um conteúdo que sua marca oferece,seu site será um dos primeiros no buscador, facilitando a captação do cliente.
12. Mobile Marketing
Essa modalidade de marketing digital se preocupa em adaptar o negócio aos dispositivos móveis.
Afinal, hoje em dia as pessoas ficam conectadas principalmente no celular, durante todo o dia.
Logo, seu site precisa ser responsivo ou até mesmo criar um aplicativo intuitivo para atender seu cliente e oferecer benefícios para compras nessas plataformas facilita, e muito, a tomada de decisão de compra.
13. SMS Marketing
Pode parecer coisa do passado, mas, o SMS ainda funciona bem como estratégia de marketing digital.
Mesmo quando o cliente não está conectado à internet, por meio do SMS ele pode receber mensagens curtas com o objetivo de comunicar oportunidades, ofertas, atualizações e alertas relevantes.
Ainda, essa ferramenta possui um bom custo-benefício, já que custa centavos cada envio, além de emitir relatórios de taxa de entrega e abertura, gerando dados importantes para o negócio.
14. Vídeo Marketing
Sejam vídeos no Youtube, Lives e Stories no Instagram os conteúdos em vídeo atraem cada vez mais os consumidores principalmente quando o conteúdo é relevante para o público-alvo.
Além de campanhas publicitárias, o vídeo marketing pode abordar conteúdos educativos, interativos, institucionais dentre outros segmentos que atraia quem sua empresa quer alcançar.
15. Geomarketing
Esse tipo de marketing digital tem como base a localização geográfica do consumidor para entender seus hábitos e oferecer uma oportunidade a ele.
Assim, por meio de dados fornecidos por aplicativos, IPs de computadores e sistema de GPS de smartphones, é possível saber onde o consumidor está e quais são os seus hábitos de consumo.
Com esses dados em mãos, a empresa consegue desenvolver campanhas e criar conteúdos para atrair o público certo.
Ainda, o geomarketing possibilita o envio de notificações e ofertas de acordo com a localização de cada consumidor.
16. Remarketing
Essa técnica tem como objetivo atrair novamente o cliente para finalizar uma compra de um produto que ele somente pesquisou na internet ou abandonou no carrinho de compras de um e-commerce.
Com o remarketing,o cliente tem a sensação que o produto buscado realmente está perseguindo-o, aumentando o desejo e a necessidade de compra.
17. Real Time Marketing
Com a evolução da internet e das redes sociais, principalmente, sua empresa pode se comunicar com o público ou vice e versa, em tempo real.
Seja em um chat no seu site ou em uma Hashtag no Twitter,por exemplo, essa proximidade em tempo real pode ser uma peça fundamental no estreitamento do relacionamento entre cliente e marca, quando bem utilizada.
18. Cross Channel Marketing
O Cross Channel também é uma nova tendência do Marketing Digital.
Por meio de coleta e cruzamento de dados para entender a persona do seu negócio, é feita uma estratégia de marketing com ações e atividades comerciais por meio de interação entre os canais de comunicação (rádio, TV, redes sociais, blog, etc).
O objetivo é construir uma identidade sólida e atuante por meio de um movimento integrado e unificado, mas que as mensagens têm um só objetivo.
19. Marketing Viral (Buzz Marketing)
O marketing viral é um dos tipos de marketing digital que foca em aumentar as visualizações dos conteúdos de forma exponencial a partir da capacidade de viralização das redes sociais por um alto índice de compartilhamento.
Uma boa forma de viralizar uma campanha de marketing para viralizar é utilizar um produto que já tem uma identidade e que o público já gosta.
Algo que a Vivo fez ao utilizar a música “Eduardo e Mônica” em uma campanha publicitária.
Quem assistia o comercial não sentia que estava vendo uma propaganda, mas sim, um videoclipe que remetia uma música famosa da MPB, aumentando o desejo das pessoas compartilharem, viralizando o conteúdo.
Com toda certeza, se você busca alavancar suas vendas e atrair clientes fiéis, por meio de tipos de marketing digital, você terá sucesso.
Agora, é preciso saber qual deles tem mais a ver com a sua persona, criando uma conexão duradoura, alcançando os melhores resultados para o negócio.
Ainda, se você quer ter um marketing digital bem estruturado, não deixe de ler nosso artigo sobre funil de vendas!