Aprenda mais sobre o marketing de causa e os benefícios para sua empresa
Entenda o porquê de investir em uma estratégia de marketing de causa pode ser positivo para a imagem da sua empresa e os seus resultados.
O marketing de causa é uma forma de engajar clientes e marcas em uma determinada causa social. Ao mesmo tempo que a marca procura mais lucratividade, ela também beneficia a sociedade de alguma forma.
De um modo geral, a empresa pode ter algum projeto social ou apoiar causas humanitárias. O mais importante é usar essa estratégia de acordo com os valores da marca. Tudo deve ser bem planejado para que soe natural ao público. Até mesmo os colaboradores da empresa vão se sentir mais orgulhosos em pertencer à empresa.
Neste artigo, veja como o marketing de causa funciona e como ele pode impactar positivamente no seu negócio.
O que é marketing de causa?
O marketing de causa é usado para causar uma transformação social, ambiental ou econômica. O intuito de usar essa estratégia é realmente transformar a mentalidade e trazer uma mudança para o mundo.
A grande diferença do passado para os tempos atuais, é que a sociedade viu que pode deixar de ser expectadora para lutar pelas causas que acredita. Essa mudança de paradigma estimulou o mundo corporativo a ser uma voz que luta por causas importantes em troca de fidelização e engajamento.
Qual a diferença entre marketing de causa e marketing social?
Ambas as estratégias buscam destaque e apelo social. Porém, o marketing social não necessariamente envolve algum investimento financeiro. Simplesmente ele pode mexer com a percepção do público em relação a alguma ideia.
Por outro lado, o marketing de causa busca transformação na sociedade. Por isso, a empresa pode usar investimento financeiro para causar algum impacto significativo. Por meio de projetos sociais, por exemplo.
Como surgiu o marketing de causa?
O surgimento do marketing de causa ocorreu nos Estados Unidos, em 1983. Naquele ano, a Estátua da Liberdade deveria passar por reformas. Então, a American Express teve a iniciativa de reverter 0,01U$ por cada transação no cartão. E, para emissão de novo cartão, a transferência seria de U$1 para reformar a estátua.
Com isso, o número de emissões de novos cartões aumentou em 45% e essa atitude estimulou outras empresas.
Por que minha empresa deve investir no marketing de causa?
O marketing de causa é uma maneira de dar destaque a sua empresa não só pelo que ela vende. Mais do que isso, o apelo social busca melhorias na sociedade, impactando vidas.
Esse posicionamento promove uma melhor experiência para o cliente que quer se engajar com causas sociais que ele defende.
Quais os tipos de marketing de causa?
Entre a empresa A, que vende produtos e serviços, e a empresa B, que faz o mesmo e, ainda, defende uma causa social, a maioria das pessoas vai fechar negócio com a empresa B.
Afinal, o sentimento de mudar o mundo é compartilhado por muitas pessoas.
Mas existem também outras ramificações: o marketing social e a responsabilidade social e ambiental. Veja o que representa cada um.
Marketing social
A empresa que usa o marketing social, promove mudança social em comunidades, por exemplo. Aulas de informática, idiomas ou educação física em comunidades carentes são maneiras de contribuir positivamente para a capacitação social.
Responsabilidade social e ambiental
Ações voltadas para melhoria do meio ambiente, sociedade e colaboradores que não são estimuladas pelo governo, podem até não receber benefícios fiscais. No entanto, fomentar a economia de energia e de água na conta da empresa, passa uma imagem ética de alto valor para o cliente.
Recentemente, vimos o aumento de produtos veganos que não fazem testes em animais. Além disso, seus produtos reduzem o impacto ao meio ambiente à medida que as indústrias usam elementos orgânicos em sua composição.
Como implementar o marketing de causa?
A empresa que quer usar o marketing de causa deve ter cuidado ao apresentar suas estratégias. Ela não pode parecer apelativa, envolvendo-se em causas sociais só para buscar relevância.
Analise algumas maneiras inteligentes de introduzir o marketing de causa na sua empresa.
Alinhe a escolha da causa com os valores praticados pelo público-alvo
A escolha de uma causa social para se empenhar é uma maneira de se conectar ainda mais com o público-alvo. Assim, os clientes vão querer consumir os produtos da marca com o intuito de ajudar a causa.
Seja transparente com o propósito e os meios de dar suporte a causa
Mostrar ao cliente que parte do seu dinheiro está sendo investido nas causas sociais, traz mais confiabilidade para a empresa. Sendo assim, mostre transparência apresentando relatórios e divulgando nos meios de comunicação o valor investido para a causa.
Escolha os melhores canais e formatos para divulgação
Perceba onde o seu público-alvo tem mais engajamento nas publicações. Geralmente, as redes sociais são os melhores canais para gerar esse tipo de conteúdo.
Lembre-se de envolver todas as pessoas: colaboradores, clientes e comunidade
O marketing de causa precisa ser vivido por todas as pessoas que a marca abrange. Assim, colaboradores, clientes e demais pessoas tornam-se mais fiéis à marca.
Não fique apenas nas contribuições financeiras
Despertar no outro a vontade de fazer a diferença, deve ser o lema da empresa. Afinal, se a marca quer ser um exemplo para a sociedade, ela precisa implementar ideias de solução para sua comunidade.
Aliás, dentro da empresa que luta pela causa da sustentabilidade, por exemplo, ela pode adotar maneiras de economia de água e energia elétrica.
Busque parcerias que podem agregar na solução da causa
Se é possível ajudar um grupo de pessoas abraçando uma causa, na união de forças, mais pessoas podem ser alcançadas. Por isso, propor parcerias em busca de investimentos, patrocínios e outras ações, podem contribuir ainda mais para a sociedade.
Ainda que o marketing de causa seja uma ferramenta de geração de valor para o cliente, a ação benéfica que isso trará para a imagem do negócio deve ficar em segundo plano.
Investir no marketing de causa é também trabalhar no marketing focado no cliente. Ou seja, quanto mais humanizada for a sua empresa, mais chances ela terá de se destacar, aumentando também os seus resultados.
Agora que você entendeu mais sobre os efeitos do marketing de causa, conheça também o marketing de fidelização.