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Entenda como aumentar o seu diferencial competitivo e destacar no mercado

Aprenda a destacar no mercado com 10 estratégias de diferencial competitivo para aplicar na sua empresa imediatamente

por
Alloyal
23/6/24
19/4/2024

O diferencial competitivo é o que faz uma empresa se destacar da concorrência. Ele pode ser um produto inovador, um serviço de excelência, uma estratégia de marketing bem-sucedida ou uma experiência de pós-venda única. Independentemente do que for, ele deve ser aproveitado para aumentar as chances de sucesso da empresa.

A estratégia precisa ser bem estruturada para que seja eficiente, a fim de alcançar mais visibilidade e lucratividade. Para isso, é preciso ter medidas que colaborem para encontrar as melhores oportunidades para a organização ser uma referência.

Ao compreender o conceito de diferencial competitivo, será possível articular estratégias eficientes.

O que é diferencial competitivo?

Um diferencial competitivo pode ser definido como um conjunto de práticas, métodos e recursos que diferenciam sua empresa dos concorrentes. Seus custos, serviços, qualidade, processos internos e até mesmo sua marca podem ser fatores que influenciam neste diferencial.

A grande intenção é fazer com que a marca seja líder no mercado. Sendo assim, o desafio é encontrar algo que torne a sua empresa única.  Existem diferentes empresas — como veremos mais abaixo — que apostaram em ações de atendimento, relacionamento ou pós-venda. Independente do segmento é possível articular ações criativas para fortalecer a imagem da marca e estabelecer um diferencial perante os concorrentes.

Estabelecer a sua marca e manter-se à frente da concorrência é essencial para o sucesso.  Nem sempre isso estará ligado ao que a empresa vende, mas sim ao que ela gera de valor para o cliente.

Qual a importância do diferencial competitivo para um negócio?

O diferencial competitivo é uma excelente forma de manter o seu cliente interessado na sua marca. Existem várias maneiras de se fazer isso. Por meio dele a empresa consegue oferecer inovação para os seus clientes. Inovar não implica, necessariamente, em mais custos, mas envolve a capacitação de uma marca forte.

Quanto mais força de mercado a sua empresa tem, maior fica o diferencial competitivo. Seja por meio de redes sociais mais próximas e ativas, ações de pós-venda com descontos e promoções exclusivas, um programa de lealdade para os consumidores.

Qualquer fator que seja algo exclusivo da sua empresa é um fator diferencial capaz de aumentar o atrativo e a satisfação do cliente com a marca.

Quais características para destacar no mercado?

Vejamos as principais características para obter um diferencial competitivo.

Ser original

Ter um diferencial competitivo é uma característica fundamental para a empresa se destacar no mercado. Primeiro, é importante buscar o que o torna único e desenvolver um plano que mostre sua originalidade. É importante definir de forma clara seu propósito e seu posicionamento no mercado para alcançar resultados satisfatórios. Se sustentar a longo prazo também é essencial, pois essa é a melhor maneira para a empresa se destacar e conquistar a confiança dos clientes.

Investir em sustentabilidade

A busca pelo diferencial competitivo é uma constante para as empresas, e quando se trata de sustentabilidade, é um caminho não somente muito eficiente, mas necessário. O investimento em práticas sustentáveis é um dos principais pontos para uma organização destacar-se no mercado. Além dos melhores resultados operacionais, é possível também conquistar a confiança de parceiros e clientes.

Usar tecnologia

No mercado atual é imprescindível utilizar a tecnologia para se destacar. Investir em um diferencial competitivo para a empresa é uma excelente forma de manter-se relevante e competitivo. A tecnologia pode ajudar a lidar com os problemas de forma mais eficiente, ao mesmo tempo em que eleva a produtividade. Como os processos são modernizados, a empresa se torna mais competitiva e consegue obter melhores resultados.

Alinhar valores da empresa com a sociedade

Cada vez mais a sociedade procura marcas que estejam de acordo com seus valores. Sendo assim, as marcas investem em valores que estão alinhados com a persona.

10 estratégias de diferencial competitivo para aplicar

1. Tenha um bom controle de custos

Para se manter no mercado competitivo é preciso aumentar o lucro e reduzir os custos. Por isso, esse controle é fundamental para ter uma boa balança financeira.

2. Aposte em softwares de qualidade

Investir na tecnologia é essencial para a criação de um diferencial competitivo, pois ajuda na manutenção da vantagem competitiva. Entre os principais benefícios estão a divulgação do negócio, controle financeiro e de material em estoque.Os softwares de mensagens são os mais utilizados para aproximar o cliente da empresa. O mais famoso deles é o Whatsapp Business. Com ele, é possível colocar mensagens de saudação, de retorno e até programar uma mensagem de encerramento de expediente. O software é bem intuitivo e gratuito.

3. Utilize ferramentas para a melhorar as vendas

As ferramentas são muito úteis para divulgação de produtos e serviços. Sem dúvida, explorar a tecnologia ajuda na ampliação das vendas e não é preciso gastar mais por isso. Os vídeos de demonstração ajudam a tirar dúvida quanto ao uso do produto. Outro recurso que as empresas estão utilizando também são as “lives”. Ou seja, os vídeos ao vivo que, além de quebrarem objeções, também aproximam a marca do público.

4. Utilize as redes sociais

Desenvolver uma forte presença de mídias sociais é uma forma de se posicionar como líder de opinião no mercado e pode ser um grande passo para aumentar o diferencial competitivo.A utilização das redes sociais é obrigatória para manter o seu público engajado com seus produtos. Por isso, concentre seus esforços em marketing. Faça uma boa campanha de marketing, para que o seu produto ou serviço se destaque de forma eficaz e obtenha o retorno desejado. Além disso, crie conteúdos relevantes, tabelas comparativas, pesquisas, entrevistas e outros materiais para que a sua empresa seja conhecida e destaque-se dos concorrentes.

5. Conheça o seu cliente

Entender as demandas e necessidades do seu cliente atual pode ser um importante diferencial competitivo. Com esse entendimento, a empresa pode produzir produtos e serviços totalmente direcionados aos seus clientes para se destacar no mercado. Afinal, conhecer melhor o perfil do seu cliente significa entregar um serviço mais personalizado de acordo com as tendências do mercado.

6. Tenha uma equipe qualificada

Uma equipe qualificada garante que os colaboradores falem muito bem sobre o negócio da empresa, além de torná-los os principais fãs da marca. Um time de sucesso é criado com treinamentos recorrentes e incentivos de bonificação para que atinjam as metas.

7. Invista em um atendimento diferenciado

Um atendimento diferenciado requer empatia, rapidez e foco no cliente. Para que a sua empresa seja referência no atendimento, procure ouvir o cliente, a fim de atender suas principais necessidades. Ofereça suporte 24 horas e serviço de atendimento personalizado. A disponibilidade é outro fator essencial para a obtenção de um diferencial competitivo. Também procure soluções rápidas e práticas para que seus clientes tenham uma experiência exclusiva.

8. Utilize dados para ter previsão de demanda

Ter uma previsão de demanda ajuda a identificar o consumo periódico. Assim, fica ainda melhor para manter a satisfação do cliente. Até porque quando falta um produto, o consumidor pode se voltar à concorrência facilmente.

No caso de e-commerce, em que o estoque precisa de muitos fornecedores diferentes, é necessário mais ainda ter um controle sobre a demanda. O mais importante é não deixar que faltem produtos nas prateleiras. Assim, o consumidor se mantém satisfeito com a variedade de opções disponíveis.

9. Crie um plano de comunicação eficiente

Um plano estratégico de comunicação ajuda a divulgar o potencial da sua empresa para o seu público-alvo. Nessa etapa, o marketing é a ferramenta que mais irá trabalhar para atrair o olhar do consumidor. Além disso, uma equipe de marketing eficiente busca monitorar os resultados e procurar as tendências de mercado.

10. Tenha um programa de lealdade

O programa de lealdade atrai consumidores que estão em busca de benefícios. Por isso, eles também são chamados de clube de vantagens e oferecem cashbacks, promoções, descontos nas redes parceiras e muito mais para o cliente. Por meio de um programa de lealdade competitivo, você não apenas pode manter a proximidade com os clientes, como consegue agregar valor para a sua marca.

Muitas empresas já entenderam o diferencial competitivo que é ter um programa de lealdade. Por isso, é fundamental oferecer uma plataforma que seja própria e personalizada.

Exemplos de diferenciais competitivos

Apple

A Apple foi uma das empresas que mais se destacou e se estabeleceu no mercado. A marca investe fortemente na exclusividade com sua personalidade ímpar e tecnologia de ponta. Tudo isso reunido colabora para uma boa experiência do cliente.

Cirque du Soleil

O circo é uma atração de entretenimento criada há muitos anos atrás. De acordo com a história, o primeiro circo foi inaugurado em Londres em 1770. Apesar da arte nunca ter saído de moda, ao longo dos anos, as apresentações não apresentavam muita novidade. Vendo uma oportunidade de inovação no mercado de entretenimento, surgiu o Cirque du Soleil. Em 1984, no Canadá, foi criada a empresa multinacional que levaria o melhor do espetáculo circense de todos os tempos. Até hoje o evento é aclamado pelo público como o circo mais surpreendente da terra.

Starbucks

Quando a empresa Starbucks cogitava a ideia de vender café, ela não teve muito apoio. Ninguém imaginava, na época, que uma bebida simples que faz parte do cotidiano de muita gente, seria tão vendido.

É claro que a Starbucks não vende apenas café. Mais do que isso, ela fornece uma estrutura agradável para receber o cliente. Muitos gostam do espaço para trabalhar em seus notebooks, aproveitando a rede wi-fi do estabelecimento.

OAB MG

A OAB MG optou por incentivar a adesão do pagamento de anuidade utilizando o programa de lealdade desenvolvido pela Alloyal. O programa Anuidade Zero é fruto do trabalho que foi desenvolvido pela nossa empresa e hoje é um caso de sucesso da OAB MG.

Mais Brasil

A associação de proteção veicular Mais Brasil viu que o programa de lealdade poderia atrair mais o cliente e promover um engajamento maior com a marca. Por isso, eles viraram nossos parceiros e a sua base de clientes cresceu 40% em um ano.

Rosa Master

O caso de sucesso da Rosa Master é um incentivo para muitas funerárias. Vendo que o público jovem não tem muito interesse em aderir a um plano funerário, a empresa nos procurou  e criou um diferencial competitivo para atrair esse tipo de público. Assim, o programa de lealdade elaborado pela Alloyal só atraiu o público jovem para empresa.

O diferencial competitivo é um assunto que deve ser discutido por qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Para isso, é preciso aliar a tecnologia com as vantagens e diferenciais da empresa. É muito importante descobrir o mais rápido possível como a sua empresa pode se destacar no mercado para se tornar referência no seu segmento.

Agora que você entendeu a importância e como ter um diferencial competitivo pode aumentar o seu número de vendas e clientes, aproveite para conversar com a Alloyal sobre como ter um programa de lealdade como diferencial da sua empresa!

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