Entenda o que são os canais de comunicação externa e a importância para sua empresa
Veja como os canais de comunicação externa pode ser fundamental para articular o relacionamento com o clientes e parceiros
Você sabe quais são os canais de comunicação externa? Eles são uma ótima ferramenta para as empresas entregarem uma mensagem adequada ao cliente e comunicarem de forma eficiente. No entanto, muitos negócios falham nessa questão pelo fato de não conhecerem os objetivos da comunicação e não saberem elaborar estratégias.
Pensando na importância desse tema, neste post destacamos o que é comunicação externa, quais os principais objetivos e ainda fornecemos dicas que vão te ajudar a ter uma comunicação eficiente. Boa leitura.
O que é comunicação externa?
A comunicação externa faz referência a toda forma de comunicação destinada aos públicos externos das organizações. Isso pode incluir, por exemplo, os fornecedores, prestadores de serviço, clientes, investidores concorrentes etc.
Dessa maneira, podemos dizer que esse conceito é fundamental para as empresas, pois ajuda as organizações a se comunicarem com o público diverso e abrangente.
Qual a diferença entre comunicação externa e interna?
A principal diferença entre esses dois conceitos é o público-alvo. Como destacamos anteriormente, a comunicação externa alcança públicos de interesses externos à empresa. A comunicação interna, por sua vez, é mais direcionada aos colaboradores da organização.
Quais os objetivos da comunicação externa?
Ao conhecer os objetivos da comunicação externa, você vai saber utilizar essa ferramenta de maneira favorável para o crescimento do seu negócio. Por isso, vamos destacar sobre essa questão mais detalhes logo abaixo.
Divulgação
Trata-se de um dos objetivos elementares. Isso porque, a comunicação externa vai ajudar na divulgação dos valores e ainda irá auxiliar o seu negócio a se posicionar de forma assertiva para os públicos externos.
Dessa maneira, mais pessoas terão uma imagem positiva do seu negócio e vão conhecer os produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa, contribuindo para o aumento do número de vendas.
Conquistar novos clientes
Ao ter uma imagem positiva no mercado, a sua empresa vai conquistar mais clientes. A boa notícia é que existem várias estratégias que podem ser utilizadas na construção da imagem. Entre elas estão a produção de conteúdo relevante nos blogs e sites, a divulgação de promoções, fornecimento de serviço de qualidade etc.
Cultivar boa reputação da marca
O desenvolvimento de uma reputação positiva é um dos principais objetivos da comunicação externa. Isso se dá por meio da prestação de bons serviços e de um bom plano de marketing e comunicação da sua empresa.
O que é fundamental para uma boa comunicação externa?
Primeiramente, para desenvolver uma boa comunicação externa é importante ter o conhecimento das características do seu público. Nesse contexto é bastante válido se atentar sobre os interesses, o perfil de consumo, a faixa etária, os objetivos e outras questões relevantes.
Essas informações vão te ajudar a produzir conteúdos frequentes e relevantes, gerando interesse no público externo. Somada a essa questão, é bastante válido buscar formas persuasivas para otimizar o engajamento.
Por fim, deve-se desenvolver uma identidade visual que esteja alinhada com o seu tom de voz e as características do público e entender qual é a maneira mais adequada para se comunicar com os diferentes segmentos do seu público externo.
6 dicas para ter uma comunicação externa eficiente
Informamos anteriormente sobre os objetivos da comunicação externa. Por conta da importância desse tema, é fundamental buscar formas de desenvolver uma estratégia comunicacional eficiente.
Agora, você deve estar se perguntando: como desenvolver uma boa estratégia? Para comunicar-se de forma assertiva com seus públicos externos é importante conhecê-los, escolher os melhores canais e buscar e gerar valor para as pessoas.
1. Conheça bem o seu público
Sem dúvida, o primeiro passo para ter uma comunicação externa eficiente é o conhecimento das características do seu público. Por esse motivo, as estratégias devem ser segmentadas para atender o perfil dos diferentes públicos externos (investidores, clientes, imprensa etc.).
2. Escolha as plataformas certas
A escolha dos canais a serem utilizados influencia bastante nos resultados da comunicação. Por isso, é importante verificar quais são os canais mais utilizados pelo seu público (se utiliza, por exemplo, as redes sociais, meios off-line, eventos presenciais etc.).
3. Seja realista e entregue valor para o cliente
Ao conhecer sobre as características do seu público, você vai ser capaz de gerar valor ao cliente. Isso porque torna-se possível desenvolver estratégias de comunicação direcionadas e produtos que atendam às expectativas das pessoas.
Nesse contexto, também é bastante válido pensar em ações que possam ajudar as pessoas, pois isso vai ajudar a sua empresa a gerar mais valor no mercado.
4. Reflita bem sobre a mensagem que deseja comunicar
Também é muito importante refletir sobre a mensagem que deseja comunicar, pois ela vai impactar na imagem que as pessoas têm da sua empresa. Além disso, é fundamental que a mensagem esteja alinhada aos interesses e preferências do seu público.
5. Considere o custo de comunicar nos canais que você escolheu
Esteja atento em relação ao custo-benefício de se comunicar nos canais que você escolheu. Por meio dessa prática torna-se possível identificar os canais que dão resultado e, ao mesmo tempo, ajudam a sua organização a aproveitar melhor os recursos disponíveis.
6. Peça feedbacks e monitore as opiniões sobre sua marca
Ao pedir feedbacks, a sua empresa vai ter o conhecimento da opinião das pessoas em relação aos produtos e serviços. O monitoramento das opiniões ajuda os gestores a verificarem a percepção dos clientes sobre a marca.
Esses conhecimentos, somados, vão ajudar o seu negócio a melhorar os produtos e a estabelecer uma comunicação assertiva com o cliente, contribuindo para melhorar a imagem da marca no mercado.
Os canais de comunicação externa são fundamentais para as empresas, pois ajudam elas a entregar mais valor ao cliente, transmitir uma imagem positiva no mercado e entregar uma mensagem adequada para as pessoas. Por essas razões, procuramos apresentar para você os principais canais existentes para que você possa utilizá-los de forma inteligente no seu negócio.
Este conteúdo no qual destacamos sobre o que é e a importância dos canais de comunicação externa foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.