Aprenda a se destacar em um mercado competitivo
Entenda como um mercado competitivo pode influenciar as demandas da sua empresa e quais estratégias para se destacar
Abrir um negócio traz várias dúvidas e por isso é tão importante conhecer as características de um mercado competitivo.
Quem são os concorrentes diretos e indiretos bem como se destacar deles só é possível ao fazer uma análise minuciosa desse mercado.
Neste artigo separamos dicas valiosas que vão te auxiliar a identificar seus concorrentes e se destacar deles com base nas características desse mercado competitivo.
O que é mercado competitivo?
O mercado competitivo é aquele com grande disputa pela oferta e procura, tanto de quem produz quanto de quem consome, em um determinado mercado.
Diante disso, é muito maior a chance de as empresas possuírem poucas vantagens competitivas e os serviços terem pouca diferenciação.
Para se distinguir, os empreendedores precisam desenvolver estratégias que os ajudem a atrair os consumidores.
Quais são as principais características de um mercado competitivo?
Uma das maiores características de um mercado competitivo é a sua saturação.
Todas as empresas detêm apenas uma pequena parcela dos bens ofertados e comercializam seus produtos com baixo grau de diferenciação.
Isso faz com que o mercado seja muito concorrido e seja preciso desenvolver um plano estratégico para conseguir se destacar diante deste cenário.
Como um mercado competitivo impacta sua empresa?
Por conta da grande demanda de produtos e serviços, o mercado competitivo afeta tanto empresas de pequeno, médio e grande porte, quanto investidores.
Caso um produto aumente de preço, o consumidor não pensa duas vezes em trocar para um produto da marca concorrente que seja mais barato, ou seja, os clientes não são fiéis a uma determinada marca.
A principal estratégia é se afastar de companhias que estão inseridas em um mercado muito competitivo e buscar diferenciais que reforcem a sua marca e aumentem o valor percebido.
Qual é a importância de um mercado competitivo?
Contudo, o mercado competitivo desempenha um papel importante na economia porque estimula as empresas a ganharem produtividade e eficiência.
Como a concorrência é grande, acabam preocupadas em melhorar os processos e a qualidade dos produtos para manter a competitividade.
Elas buscam inovação, métodos de vendas criativas e formas de satisfazer e encantar seus clientes.
Quais são as principais forças competitivas do mercado?
Uma ferramenta eficiente para analisar os setores e empresas é conhecida como cinco Forças de Porter, criada por Michael Porter, renomado professor da Harvard Business School e fundador da consultoria Monitor Group.
Essa ferramenta divide a análise em cinco forças competitivas:
Ameaça de produtos substitutos
Esses são os produtos concorrentes parecidos, iguais ou que possam substituir os seus.
Ameaça de entrada de novos concorrentes
Avalie a probabilidade de inserção de novos concorrentes no mercado que poderiam prejudicar a rentabilidade dos negócios já existentes.
Poder de negociação dos clientes
Quanto mais competitivo é o mercado, maior precisa ser o poder de negociação dos clientes para conquistar preços melhores, pagamentos facilitados, impactando diretamente nas vendas.
Poder de negociação dos fornecedores
Saber identificar a capacidade de negociação dos fornecedores e o impacto que eles têm no bom andamento do negócio fará toda diferença e possibilita expandir as possibilidades. Muito melhor do que ter um único fornecedor, com um controle menor do processo de vendas.
Rivalidade entre concorrentes
Lembre-se de que, quanto mais competitivo é o mercado, menores tendem a ser as margens de lucro das empresas — e a rentabilidade das ações delas.
4 maneiras para se destacar em um mercado competitivo
Apesar das características do mercado competitivo serem um tanto assustadoras, é possível se destacar e sair na frente com algumas sugestões que trouxemos aqui.
1. Preencha os espaços vazios do seu mercado
Todo mercado precisa de pioneiros, mas uma empresa não tem necessariamente que reinventar a roda.
Não se apegue a uma ideia genial, mas sim analise seu mercado e encontre um vazio a ser preenchido.
Em seguida, descubra a melhor maneira possível para atender essa necessidade e explorá-la.
Esses negócios estão focando em outros benefícios voltados para o encantamento do cliente.
2. Tenha uma empresa centrada no cliente
Não importa o porte da sua empresa, pequena ou grande, e quanto o seu negócio é pessoal, você sempre precisa ficar mais perto de seus clientes.
Apesar de estar em um mercado competitivo, de conhecer e analisar os concorrentes diretos e indiretos, o ponto que faz com que todo negócio tenha um diferencial é o foco total no cliente e suas necessidades.
3. Não entre em competição de preço
A ansiedade por atrair mais clientes faz com que muitas empresas sintam que a única maneira de darem certo em seus negócios é através de um preço atraente.
Preços insustentáveis não garantem que os clientes consumam por muito tempo e ainda corre o risco de levar o negócio à falência.
Foque nessa competição em mostrar valor para o cliente que, apesar de subjetivo, busca oferecer uma experiência única, com otimização do atendimento, ou ações que façam com que o cliente opte sempre por consumir seus serviços, ampliando a fidelização.
4. Invista em um Programa de Lealdade e diferenciais competitivos
O programa de lealdade atrai consumidores que estão em busca de benefícios e em um mercado competitivo isso faz muita diferença.
Com cashbacks, promoções, descontos nas redes parceiras e muito mais para o cliente, um programa de lealdade não apenas mantém a proximidade com os clientes, como consegue agregar valor para a sua marca.
Muitas empresas já entenderam o diferencial competitivo que é ter um programa de lealdade. Por isso, é fundamental oferecer uma plataforma que seja própria e personalizada.
Quando falamos em mercados competitivos, isso pode variar para os mais diferentes segmentos e tamanhos, mas o importante é conhecer sua empresa e o mercado exato em que ela está inserida.
Não tenha medo de traçar estratégias adequadas para conquistar seu espaço e seus clientes, que saberão diferenciar seus benefícios das demais empresas.
Por isso, se seu negócio estiver cercado de informações sobre as características de um mercado competitivo, certamente poderá se destacar e criar o próprio diferencial competitivo.