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Destacar da Concorrência
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min.

Confira nosso guia completo sobre cashback

Entre no mundo do cashback e oferece o melhor serviço de retorno financeiro para os seus clientes por meio de um programa de lealdade.

por
Alloyal
23/6/24
22/4/2024

O Cashback se tornou uma estratégia para engajamento e envolvimento com os clientes. Diferentes setores começaram a investir no retorno de dinheiro, a fim de atrair cada vez mais clientes.O benefício chegou ao Brasil em 2007, de lá para cá, várias empresas começaram a criar planos personalizados de como oferecer e utilizar o cashback em suas estratégias. Se você ainda não conhece o cashback, preparamos um guia completo com todas as informações que você precisa ter. Benefícios de oferecer na sua empresa, como oferecer, quais as vantagens oferecidas para os clientes finais. Confira!

O que significa cashback?

A palavra cashback vem do inglês e, na tradução, significa dinheiro de volta. O benefício é bastante famoso na América do Norte e no Reino Unido desde os anos 90. Com o crescimento das compras on-line, o cashback começou a ser cada vez mais requisitado pelos clientes. A busca por entender o que significa cashback e quais as empresas que oferecem começou a crescer, assim como o entendimento dos benefícios desse retorno.O cashback se tornou um mecanismo de promover a economia inteligente, estimulando as pessoas a fazerem compras que privilegiem o possível retorno financeiro. Por exemplo, se uma pessoa adquire um liquidificador por R$ 80 com cashback de 10%, terá 8 reais para aproveitar em futuras compras.

O que é cashback e quais os tipos?

Existem diferentes tipos de cashback que podem ser oferecidos para os clientes. Por exemplo, uma compra no supermercado pode trazer um retorno de dinheiro à carteira digital, para usar na próxima compra. Em outros casos, o cliente pode receber o valor direto na compra.Outra maneira que as empresas encontraram de fornecer o benefício, é por meio do cashback social. Neste caso, o cliente pode abrir mão do benefício em sua conta para ajudar uma instituição filantrópica. Ele escolhe qual perfil de empresa quer ajudar e o valor é, automaticamente, transferido para a empresa que escolheu.

Qual é a origem do cashback?

Nos Estados Unidos, a empresa Ebates foi quem começou a trabalhar com cashback. Os estadunidenses já estavam acostumados com o sistema de retorno de dinheiro, feito por meio de um cupom on-line. Com a tecnologia, esse sistema de oferecer o retorno financeiro foi alterado para deixar tudo digital.O sistema ganhou um grande impulso em território brasileiro em 2020, com a adesão de muitas empresas do mercado digital. Bancos, lojas e empresas especializadas começaram a lançar seus planos de cashback.

Cashback é seguro?

Com a disseminação do cashback, várias empresas começaram a apostar na estratégia. O que também promoveu a grande questão: cashback é seguro?O sistema é bastante seguro, mas é preciso que seja oferecido por uma empresa de credibilidade. Inúmeras falsas empresas começaram a oferecer o benefício a fim de atrair consumidores e praticarem golpes.Por isso, é fundamental conferir a procedência da empresa, acessando o site, conferindo os depoimentos e a forma como ela se relaciona com os clientes e o mercado.O cashback é um benefício liberado após uma compra. Ou seja, o cliente precisa gastar para ter o dinheiro de volta. É importante ter em mente, que esta não é uma forma de investimento.

Como funciona o cashback?

O consumidor que quer ganhar o benefício, precisa saber como funciona o cashback. Antes de efetuar a compra, é importante saber qual valor será devolvido à compra. Algumas empresas podem oferecer até 100% de cashback. Tudo vai depender do produto escolhido, do que a loja parceira está disposta a oferecer e do App de cashback escolhido. Sem dúvida, o cashback é uma maneira de incentivar o consumidor a fazer compras recorrentes. A ideia de devolver uma parte do dinheiro ao consumidor, aumenta ainda mais o interesse pela compra. Apesar do cashback ser uma maneira de economizar, a sensação que ele proporciona é melhor do que o desconto. A diferença é que o desconto deixa aquele produto mais barato. Já o cashback, proporciona um retorno do valor investido para ser gasto na compra de qualquer outro produto. O cliente só precisa ter atenção ao vencimento do benefício. Geralmente, existe um período limite para gastar o valor recebido.

Por que oferecer cashback?

As pessoas podem pensar, de uma maneira geral, que o cashback é um gasto para a empresa. De forma contraditória, o benefício se torna um verdadeiro investimento. Separamos aqui alguns motivos importantes para você começar a oferecer cashback,hoje mesmo, na sua empresa.

Maior visibilidade

Atrair novos clientes através de uma nova experiência de compras é a melhor maneira de fazer marketing. Logo, o cashback se torna uma verdadeira isca para chamar o cliente que está navegando em busca de melhor preço ou de uma vantagem atrativa. Em meio a inúmeras ofertas de outras lojas, quem oferta o cashback como benefício acaba se destacando. Essa é uma maneira de encantar o cliente que ainda não conhece a sua loja. O seu produto em uma prateleira online de produtos já é bem interessante para mostrar a sua marca para o cliente. Agora, ofertando cashbacks, crescem mais as chances de ser a primeira opção para aquele cliente em potencial. No caso de lojas físicas, não é muito diferente. Todo mundo quer ser o destaque do bairro naquele segmento que atua. Dessa maneira, oferecendo cashbacks, existe muito mais facilidade para ser o primeiro na lista de interesses do consumidor.

Fidelizar clientes

É importante ressaltar que clientes fidelizados custam menos para as empresas, em relação aos novos clientes. Enquanto o marketing precisa trabalhar e gastar mais para atrair novos consumidores, os clientes fidelizados só precisam ser mantidos.Uma das estratégias de fidelização de clientes é oferecer o retorno do dinheiro para conta dele. Certamente, em uma próxima compra, ele vai se lembrar dessa experiência e vai priorizar a compra pela sua empresa. A sensação do cliente é que ele virou um verdadeiro parceiro da marca. Esse incentivo tem a capacidade de conectá-lo a um ciclo de novas compras no estabelecimento. Em resumo, ele acredita que não perdeu dinheiro, pelo contrário, recebeu por fazer a compra ali e ainda pode escolher como gastar o que recebeu, posteriormente.Assim, mais do que um cliente, ele vira um promotor da marca. Naturalmente, a indicação da marca para outros consumidores, surge em uma conversa informal de amigos. Sem contar que, a indicação para outras pessoas, também gera cashbacks. Ou seja, os incentivos são grandes para que o cliente apresente a marca para outras pessoas.É assim que funciona uma boa experiência do cliente. Promover satisfação e gerar engajamento, fazem parte da empresa que quer um retorno financeiro e destaque no mercado. É claro que todo o conjunto de um bom atendimento, solução de reclamações, também compõem o conjunto que torna a marca mais atrativa.

Aumentar a base de clientes

Uma marca conhecida no mercado é tudo que uma empresa sonha em se tornar. Essa é a maneira tradicional de aumentar a base de clientes: evidência no mercado. Para isso, muitos empresários gastam dinheiro com publicidade, pesquisas de mercado e anúncios em mídias sociais. Sem dúvida, tudo isso é muito importante para contribuir no alcance de clientes.Contudo, o marketing de relacionamento tem se destacado muito em relação ao marketing que visa apenas a divulgação em diferentes mídias. Uma dessas maneiras de se relacionar com o cliente é oferecendo cashback. O melhor de tudo, é tornar a sua oferta tão relevante por meio do cashback, a ponto de expandir a notícia para outros consumidores. Dessa forma, a lista de clientes aumenta de forma exponencial e em pouco tempo.

Ofertar benefícios

Dar escolhas ao cliente é a melhor maneira de atraí-lo. Não há quem não se atraia pelo direito de escolha e, oferecer uma maneira diferente de consumo, pode ser empolgante para o consumidor. Afinal, comprar um produto costuma ser uma atividade fria e sem muito entusiasmo. Fora o sentimento de adquirir algo novo para vestir, para decorar ou para utilidades em geral. Por isso, oferecer uma experiência de compra com mais entusiasmo vai virar o jogo de quem quer mais do adquirir um produto. A verdade é que empresas novas surgem todos os dias, no entanto, somente algumas se destacam. E não é preciso ter muito dinheiro para investir no crescimento da marca. Assim, o cashback se torna uma oportunidade do cliente receber benefícios. Consequentemente, a empresa ganha mais em faturamento, à medida que ganha clientes em potencial.

Impulsionar as vendas

A divulgação de produtos vai estar sempre em alta quando o cashback for oferecido. Sem dúvida, as vendas aumentam muito mais quando esse benefício faz parte da oferta.Por isso, é cada vez mais comum ver em lojas físicas, banners que informam a disponibilidade de cashback. Já na internet, essa informação já faz parte da imagem do produto e serve como alerta de atração.

Coletar informações dos clientes

Entender o comportamento do cliente é fundamental para fazer campanhas mais direcionadas. Então, o cashback é uma ótima oportunidade para saber as preferências do cliente.

Como oferecer cashback?

As empresas que querem maior visibilidade, fidelidade e novos clientes, precisam ver as melhores oportunidades de como oferecer cashback.Sendo assim, procure empresas parceiras sérias para fazer parte do seu negócio. Essas plataformas vão fazer a ponte entre a sua empresa e o consumidor. Por isso, ver sua posição no mercado é fundamental para não prejudicar a imagem da sua empresa.Uma outra maneira de ofertar o benefício é optando por uma plataforma própria que oferece também o cashback como maneira de fidelização. Aqui na Lecupon, fornecemos esse serviço para quem contrata nosso plano. Até porque, não dá para ficar de fora da tendência do cashback. Esse é um dos serviços que mais atraem clientes e aumentam as vendas.

Quais aplicativos de cashback existem?

Existem diversas plataformas de cashback para o cliente escolher. Há quem use vários aplicativos de cashback para escolher a melhor porcentagem de valor. O cliente quer empresas que tenham um bom posicionamento no mercado, que ofereçam bons benefícios para manter a constância no consumo sem preocupação. Separamos aqui, alguns exemplos das empresas mais procuradas pelos consumidores.

PicPay

O PicPay é uma plataforma que oferece pagamentos de contas, compras em estabelecimentos, recarga de celular, além de funcionar como banco digital.O cliente desta plataforma pode ganhar valores altos em cashbacks em compras e pagamento de conta pelo cartão de crédito. Geralmente, as ofertas são enviadas por e-mail para que o cliente participe até determinada data. Tudo vai depender da campanha.A proposta da empresa é fazer com que o cliente utilize cada vez mais a carteira digital. Dessa maneira, ele terá a chance de usar vários cartões de crédito sem precisar tê-lo em mãos. Além disso, fornecer cashback é uma maneira de conseguir clientes de forma mais veloz. Com a opção de pagamento de boletos em até 12x, muitas vezes, o cliente tem o dinheiro de volta que cobre as despesas de parcelamento e pagamento no cartão de crédito, além de sobrar um valor. Isso torna muito viável para quem quer aliviar o pagamento das contas no mês.

Beblue

O Beblue é uma plataforma de cashback que oferece o serviço de geolocalização para o cliente saber onde estão as empresas mais próximas. Isso facilita o encontro de oportunidades de serviços e produtos por valor de cashback também. O cadastro na plataforma é bem facilitado. Basta o cliente baixar o aplicativo pelo Apple Store ou Play Store e cadastrar o CPF. Evidentemente, a empresa pensou em fomentar o engajamento da marca entre os clientes. Para ter o benefício de ganhar cashback, é necessário fazer a compra na rede credenciada da Beblue. Depois, é só pedir para o estabelecimento fornecer a máquina da Beblue. Assim, o cashback vai direto para o aplicativo do cliente. É importante que o cliente tenha em mente que o cashback não pode ser sacado. Portanto, o benefício só pode ser utilizado para fazer uma próxima compra. Na primeira utilização, será cobrada uma taxa de R$1,99.

Alloyal

Imagine ter um clube de vantagens próprio para ofertar para clientes e funcionários. Além disso, oferece uma plataforma com o visual totalmente personalizado. É possível também oferecer uma oferta relevante para cada tipo de cliente da empresa. Isso vai depender de um olhar mais estratégico que vai ser analisado pela equipe de marketing, juntamente com a empresa.O cashback Alloyal pode ser oferecido para abater em mensalidades e anuidades. E a empresa pode escolher com quais empresas deseja trabalhar. Existem inúmeras vantagens de usar o aplicativo da Alloyal. A empresa pode oferecer cashback para abater na mensalidade de um plano ou para pagamentos em PIX. Além disso, existe uma rede credenciada bem extensa para oferecer o benefício.

Quais as vantagens do cashback para os usuários?

O usuário que opta por escolher uma empresa que fornece cashback, quer mais do que comprar um produto. Na verdade, ele quer um incentivo a mais para fazer parte do LTV da empresa. Em outras palavras, o cliente que contribui para um período longo de atividade na empresa, é porque está satisfeito com o serviço. De outra forma, ele não teria motivos para continuar consumindo produtos daquela marca. O cashback traz aquela sensação de vantagem ao adquirir um produto. Assim, ele sente que pode voltar a fazer novas compras sem precisar fazer pesquisas de preços em outros estabelecimentos. O cashback sempre vai ser uma opção atrativa para ele. Isso porque o valor devolvido será reinvestido em outra compra futura. Em outros casos, ele pode até sacar o dinheiro depois de acumular uma certa quantia.

Quais as vantagens do cashback para as empresas?

Enquanto para o cliente é vantajoso ganhar um dinheiro em troca, a empresa ganha em fidelidade. Com a concorrência que existe hoje em dia, em diversos segmentos, oferecer um “algo a mais”, é uma oportunidade de gerar mais valor para a empresa. Esse diferencial competitivo, permite ao cliente que ele escolha uma plataforma que ofereça a melhor vantagem.Outro ponto relevante é poder tornar a empresa mais conhecida pelo grande público. Através da visibilidade nas plataformas de cashback, é possível divulgar produtos que vão servir de porta de entrada para a empresa. Depois de uma compra efetuada pelo consumidor, ele passa a receber promoções fornecidas pelo aplicativo. Isso vai garantir uma certa recorrência. Certamente, aumentar o ticket médio é também uma meta que toda empresa deve ter. Com o oferecimento do cashback, os valores de compras também aumentam. Isso é resultado daquela sensação de prazer que o cliente tem de que será beneficiado. Esse método de devolver o dinheiro de investimento ao cliente, faz com que ele compre mais, além de comprar mais vezes. Por fim, o cashback é uma forma de garantir clientes engajados com a sua marca por um longo período de tempo. Esse sistema de benefícios ajuda os dois lados a ganharem mais com desconto e fidelidade. Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Mas tem muito mais informação para você. Veja como funciona o cashback na Alloyal!

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