Aprenda como fazer a relação entre CAC e Clube de vantagens
Saiba tudo sobre como um clube de vantagens pode reduzir o CAC, fidelizar clientes e aumentar o LTV, gerando engajamento, indicações e mais lucro para sua empresa
Você sabe qual a relação entre CAC e clube de vantagens?
Em um cenário onde cada vez mais a população vivencia períodos de inflação alta, a busca por aplicativos de vantagens tem sido uma alternativa para economizar nas despesas do dia-a-dia e ainda ter momentos de lazer pagando menos.
Logo, o clube de vantagens se mostra uma ferramenta que reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) por meio da atração e fidelização dessas pessoas.
O que é CAC?
Trata-se de uma métrica que revela o quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente.
Na soma do CAC entram, principalmente, investimentos em publicidade e vendas, mas podem ser calculados outras estratégias de acordo com as particularidades do negócio.
No geral, você pode obter o CAC do seu negócio fazendo a seguinte equação:
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes.
O custo de aquisição de clientes (CAC) é calculado por mês. No entanto, é importante considerar algumas alterações que podem ocorrer em menor tempo, como contratações de novos vendedores no time, o que irá trazer aumento na régua do CAC.
Isso porque, esses profissionais precisam passar pelo processo de onboarding, antes de trazer novos clientes, alavancando as vendas.
A importância do CAC
Mensurar o CAC é fundamental para que o negócio cresça no mercado, já que, esses dados proporcionam conhecimentos sobre o comportamento do cliente fazendo com que a gestão seja mais efetiva na elaboração de estratégias do setor marketing e comercial com foco na persona.
Ainda, por meio do resultado do CAC, fica mais claro entender se sua empresa tem uma gestão saudável.
Ou seja, em empresas tradicionais, o custo de aquisição de clientes precisa ser menor que o valor médio do seu produto para não ter prejuízos financeiros.
CAC X Lifetime Value
Outro ponto a ser ressaltado é que o CAC influencia diretamente em outra métrica importante: o Lifetime Value (LTV).
Essa métrica estima o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa.
Saber, em média, o quanto os clientes gastam e por quanto tempo eles usam o seu produto ou serviço pode ajudar no entendimento e criação de insights de decisões importantes na gestão comercial de e marketing que a empresa precisa tomar.
Logo, com o CAC e o LTV você cria uma balança: quanto você gastou para adquirir um cliente e quanto ele vai adicionar ao tornar-se um cliente recorrente.
O objetivo para uma gestão saudável é ter o menor CAC e o maior LTV possível.
Como relacionar CAC e Clube de Vantagens?
Sabemos que ter um clube de vantagens proporciona atração e fidelização de clientes que estão em busca de melhores preços, frete grátis, cupons de desconto, dentre outros benefícios personalizados.
Mas, você sabe de fato qual a relação entre o CAC e clube de vantagens? Entenda melhor, agora!
Aumentar a satisfação do cliente
A lógica é bem simples.
A experiência vivenciada pelo cliente em um clube de vantagens, onde ele pode ter seus desejos e necessidades atendidos e ainda ganhar descontos e benefícios, irá deixá-lo extremamente satisfeito.
Ainda, você está agregando valor à sua marca, não somente dentro da empresa, mas, também fora do produto ou serviço que oferece por meio de parcerias, deixando o cliente ainda mais engajado.
Elevar as indicações dos consumidores
Ao adquirir clientes fiéis e encantados com a experiência que seu clube de vantagens proporciona, além de fazê-los comprar mais vezes, você também está conquistando verdadeiros promotores da marca.
Assim, eles irão fazer o marketing ‘boca a boca’ do seu negócio para amigos e familiares, trazendo novos clientes a custo zero. Uma pesquisa da Qualibest de 2023, revelou que 57% das pessoas acreditam em amigos e familiares na hora de comprar um produto. Depois, 49% acreditam em influenciadores.
Criar uma comunidade em torno da marca da empresa
Uma comunidade engajada em torno da marca ajuda a diminuir o CAC.
Quanto mais vantagens o consumidor perceber no seu clube, mais motivos ele terá para continuar adquirindo seu produto ou serviço, aumentando o LTV.
Ainda, toda vez que o cliente utilizar o clube de vantagens, ele se lembrará da sua marca, gerando engajamento.
Nova forma de atrair a atenção das pessoas
Clientes satisfeitos com seu clube de vantagens irão divulgar os benefícios a conhecidos para que eles também possam se beneficiar, atraindo novos clientes, popularizando sua marca.
Ainda, os bons resultados e divulgação do seu clube, atrai clientes de outras empresas parceiras, fortalecendo o negócio.
Relacionar CAC e clube de vantagens, proporciona diversos outros benefícios para o negócio.
Seja uma relação mais duradoura com sua persona, maior engajamento, marketing gratuito por meio de indicações ou atrações.
Todo o trabalho em torno de um clube de vantagens aumenta os lucros e ainda proporciona autoridade da sua marca no mercado.
Então, considere agora mesmo ter essa ferramenta de marketing na sua empresa!
Fale agora mesmo com a Alloyal e saiba como criar um clube de vantagens!