Blog
Busca
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Aprenda os benefícios da LGPD para as empresas

Entenda como os benefícios da LGPD podem agregar valor para as empresas que agem na proteção de dados de seus clientes

por
Alloyal
23/6/24
19/4/2024

Em vigor desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados é um marco para a segurança das empresas. Existem diferentes benefícios da LGPD para a organização e seus clientes.O fortalecimento das relações comerciais é um dos maiores benefícios para as empresas, humanizando mais a imagem da marca e aumentando o número de clientes fiéis. Algumas organizações ainda sentem resistência na execução plena da LGPD, mas nesse artigo vamos desmistificar alguns pontos.

Quais os benefícios da LGPD para empresas?

A Lei Geral de Proteção de Dados surgiu da necessidade de proteger as informações pessoais de forma a não vazar dados sensíveis, inclusive sobre crianças e adolescentes. As multas para empresas que não cumprem a LGPD são altas e algumas empresas ainda enxergam apenas essa face da história.No entanto, a LGPD trouxe uma excelente oportunidade, principalmente para o setor empresarial, desde a pandemia da Covid-19, tendo em vista o grande fluxo de capital no comércio eletrônico, neste período. Mesmo depois da estabilização da doença, permaneceu a chance de fidelizar os clientes por meio da proteção dos dados deles, bem como proteger o seu negócio de futuras sanções administrativas ou judiciais por algum descumprimento da lei.Na sequência apresentamos 10 benefícios que a LGPD traz para as empresas.

1. Melhoria do relacionamento com o cliente

Ao proteger os dados do seu cliente respeitando a lei, a empresa também demonstra que se preocupa com a privacidade dos seus clientes, aumentando a confiança e podendo inclusive atrair mais negócios.O ponto principal de todo esse cuidado, aliado à uma relação transparente, é a visível melhora da reputação e da imagem do negócio, já que as pessoas não querem consumir produtos ou serviços de empresas que têm histórico de vazamento, potencializando o relacionamento com o cliente.

2. Aumenta a segurança jurídica

A LGPD constrói um cenário de segurança jurídica igualitária, com padronização de normas e procedimentos, para que o empresário se beneficie com igualdade de condições para competir. Isso porque, de acordo com a entidade, em meio à economia digital e às novas tecnologias, permitir desequilíbrios entre os níveis de proteção nas diferentes esferas e setores do mercado, estimula a concorrência desleal e mais obstáculos para o desenvolvimento econômico do país.

3. Segurança cibernética apropriada

Estudos apontam que no primeiro semestre de 2021 ataques cibernéticos, no Brasil, cresceram 220%.Por essa razão, proteger os dados é vital para garantir a continuidade dos negócios, minimizar danos e eventuais prejuízos financeiros.

4. Valorização do marketing

Devido às exigências da legislação, muitas empresas terão que investir em novas tecnologias. Sendo assim, trata-se de um momento ideal para começar ou avançar na transformação digital em sua empresa, seja na adoção de novas ferramentas que permitam a segurança da informação, na digitalização do seu negócio, na leitura de dados, ou na implantação de estratégias de marketing de relacionamento.

5. Revela possíveis vulnerabilidades

Toda empresa busca, frequentemente, os gargalos responsáveis por resultados negativos. Detectar essas vulnerabilidades (físicas e digitais) se tornam mais possíveis com a LGPD.Durante o processo de adequação à LGPD a empresa começará a ver as lacunas de segurança, bem como aprender a corrigi-las.

6. Aumenta a consciência sobre a proteção de dados

Outro benefício que a LGPD traz para as empresas é a consciência sobre a proteção de dados dos clientes.É essencial que todos os colaboradores entendam a responsabilidade de gerir dados pessoais, o que é a LGPD e como ela impactará o cotidiano deles, como profissionais e cidadãos. A mudança impactará a maneira como algumas atividades são realizadas e ensiná-los a trabalhar com esse insumo é primordial para o cumprimento da legislação.

7. Gera credibilidade à marca

Ao notar o profissionalismo com que sua empresa trata a segurança e a privacidade dos clientes, consequentemente seus parceiros de negócio vão valorizá-la e respeitá-la mais.Isso gera mais benefícios para a imagem da empresa e aumento da credibilidade.

8. Promove controle de acesso às informações

Com a adequação do acesso às informações será mais fácil identificar quem pode ter acesso aos dados, com quem são compartilhados, a forma correta para o descarte dos dados, e assim segue a lista. O controle de acesso é uma medida preventiva que define quais colaboradores são autorizados a acessar determinadas informações.Por exemplo: apenas o líder do RH, em razão de sua função, está autorizado a ter acesso aos dados relativos à rescisão do contrato de um empregado.Uma vez organizada a empresa, sua eficiência aumentará.

9. Evita multas dos órgãos reguladores

As empresas que se adequarem à LGPD, estarão melhor preparadas para atender às exigências dos órgãos de fiscalização, pois terão mais ferramentas para evitar multas ou reduzi-las.

10. Mapeamento de todo o inventário de dados da empresa

Por meio das ferramentas de proteção de dados a empresa conseguirá descobrir quais tipos de informações existem em seu banco de dados, uma vez que estes deverão ser coletados de acordo com a necessidade e armazenados em locais seguros e organizados.Durante o processo de implementação da LGPD é possível visualizar os dados pessoais desnecessários, os documentos e contratos que precisam ser adequados e o melhor local para armazenamento.Além disso, dessa forma é possível também saber quem tem acesso às informações e se tem permissão para fazê-lo.Como vimos, a LGPD traz consigo várias responsabilidades, mas também inúmeras oportunidades para a empresa que pretende se destacar e acompanhar a tendência mundial de proteção de dados.Portanto, adequar-se à LGPD é uma forma de melhorar a organização da empresa, otimizando a potencialidade de seus serviços, melhorando a imagem e a autoridade que ela tem diante do mercado.Para os clientes, os benefícios da LGPD envolvem a escolha da liberação de seus dados e da forma como eles vão ser tratados dentro das organizações.No entanto, se ainda restam dúvidas sobre como adequar sua organização à LGPD e entender mais profundamente sobre seus benefícios, leia esse conteúdo que preparamos sobre LGPD nas empresas.

Compartilhe:

Receba conteúdos gratuitos para encantar os seus clientes

Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre aquisição, retenção e satisfação!